DESTAQUE

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

Por
15 de Fevereiro de 2016
O asteroide 2004 BL86 e sua lua, que para alguns mistificadores é um UFO
Créditos: NASA

Mistificadores são o grande problema atual da pesquisa ufológica séria, visto que suas mentiras se espalham pela internet com velocidade, especialmente graças às mídias sociais. O tom de suas mensagens costuma ser sensacionalista, acusando instituições de acobertamento, e por vezes fornecendo até mesmo nomes de autoridades ou cientistas que supostamente defendem suas inverdades. E quem costuma espalhar tais fraudes não se dá ao trabalho de checar as informações, contribuindo para a confusão e o descrédito da Ufologia.

A nova mentira igualmente segue velhas práticas, como explorar fatos que foram notícia no passado recente. Conforme publicamos em nosso site em 23 de janeiro de 2015 (confira o link ao final deste artigo, Grande asteroide passa pela Terra em 26 de janeiro) o asteroide 2004 BL86 foi descoberto em 2004 por um programa do Instituto de Tecnologia de Massschussets (MIT) em colaboração com a Força Aérea Norte-Americana (USAF) e NASA, chamado Pesquisa de Asteroides Próximos à Terra Lincoln (LINEAR). Este é um esforço sério, como vários outros acontecendo inclusive no Brasil, para rastrear e catalogar objetos próximos da Terra, ou NEOs, a fim de acompanhar suas trajetórias caso se tornem uma ameaça contra nosso planeta.

A completa irresponsabilidade dos mistificadores e falsários chega ao ponto de utilizar informações obtidas graças a um trabalho sério, utilizando a mais alta tecnologia disponível e destinado a proteger nosso mundo, para espalhar suas mentiras. Pois um destes publicou recentemente que a NASA estaria acobertando a existência de um UFO orbitando o 2004 BL86, apresentando como "prova" um pedaço do vídeo obtido via radar. Nele se pode realmente ver um pequeno objeto nas proximidades do asteroide, porém o mesmo não passa de outro pequeno asteroide orbitando o maior, como um satélite. E para qualquer um que se dê ao trabalho de realizar uma pesquisa em sites dedicados à Astronomia não será surpresa descobrir que um enorme número de asteroides de fato possuem luas.

MISTIFICAÇÃO QUE PREJUDICA A PESQUISA UFOLÓGICA SÉRIA

Infelizmente, os sensacionalistas alegam que o asteroide 2004 BL86 está acompanhado por um UFO de 70 metros, que tem formato cilíndrico e parece metálico. Também alegam que a NASA oculta o fato dessa presença nas proximidades da Terra. Convenientemente deixam de lado o fato de que a rocha espacial passou a 1,2 milhões de quilômetros de nosso planeta em 26 de janeiro de 2015, e não neste ano conforme alegado, e igualmente ocultam que essa é a passagem mais próxima desse objeto pela Terra pelos próximos 200 anos. Finalmente, as imagens disponíveis foram na verdade obtidas via radar, faltando nelas a exatidão de imagens ópticas, mas permitindo analisar muitas características do corpo celeste.

crédito: Arquivo
Imagens da lua do asteroide, aumentadas e sem qualquer definição, são usadas pelos mistificadores em suas alegações
Imagens da lua do asteroide, aumentadas e sem qualquer definição, são usadas pelos mistificadores em suas alegações

Os mistificadores, como sempre, tiram suas equivocadas conclusões baseando-se em evidências no mínimo discutíveis. O pequeno corpo que acompanha o asteroide claramente carece de definição nas imagens, então é impossível dizer que ele de fato tem formato cilíndrico e é metálico. O 2004 BL86 tem cerca de 325 metros de extensão e sua pequena lua tem estimados 70 m. A próxima passagem de um asteroide dessa categoria está programada para 2027, quando o 1999 AN10, com cerca de 1 quilômetro, passará a uma distância aproximada de 40.000 km da Terra. O 2004 BL86 se movimenta ao redor do Sol a cada 1,84 anos, e atualmente a NASA rastreia mais de 11.000 asteroides próximos da Terra. Estima-se que 95% dos NEOs de 900 m ou mais já tenham sido localizados, e esforços têm sido aumentados para rastrear e avaliar esses corpos, com vistas a proteger a Terra de uma possível ameaça.

Veja outras imagens do asteroide 2004 BL86 e sua lua

Vídeo mostrando a passagem do asteroide

Filmagem feita por radar mostrando o 2004 BL86 e sua lua

Grande asteroide passa pela Terra em 26 de janeiro

NASA abre escritório para proteger a Terra de asteroides

Asteroide que passará pela Terra no próximo mês tem órbita incerta

O meteoro, o asteróide e as mistificações

Astrônomos brasileiros descobrem asteroide próximo à Terra

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: UFOs: Evidências Perturbadoras

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra

UPDATED CACHE