O deputado Tim Burchett, republicano do Tennessee, que tem sido uma voz líder na transparência dos UFOs , apresentará um novo projeto de lei na quinta-feira que exigiria que o presidente Biden instruísse os chefes de cada departamento ou agência federal a revelar todos os documentos relacionados aos UAPs (fenômenos anômalos não identificados), também conhecidos como UFOs
“É simples. Eles passam todo esse tempo nos dizendo que não existem e depois divulgam os arquivos, ‘raios’”, disse Burchet à Fox News Digital em entrevista, antes de apresentar a “Lei de Transparência de UFOs” na quinta-feira. “Não quero um nome maluco e chique para isso”, disse ele. “Eu só quero que eles façam exatamente o que o projeto trata.”
O deputado Burchett tem estado na vanguarda da luta pela transparência dos UFOs, junto com vários outros republicanos na Câmara e no Senado, mas tem havido um esforço bipartidário. A deputada Anna Paulina Luna, republicana, e Jared Moskowitz, democrata, são co-patrocinadores do projeto.
Numa entrevista anterior, Burchett disse acreditar que houve um encobrimento e que dezenas de milhões de dólares estão sendo gastos “em algo que você diz que não existe, (e) ainda assim você continua gastando o dinheiro nisso. Isso faz você se perguntar.”
O projeto de lei de 1,5 página não apenas forçaria o presidente a instruir as agências federais a revelar os arquivos relacionados aos UFOs, mas também exigiria que o presidente apresentasse relatórios trimestrais que atualizariam os subcomitês da Câmara e do Senado sobre o progresso na divulgação das informações. “Isso é tudo”, disse Burchett. “É uma questão de transparência.”
Burchett e outros legisladores têm ficado frustrados com as táticas de desvio e bloqueio dos burocratas, enquanto milhões de dólares aparentemente desaparecem num buraco negro. “Como eu disse antes, não se trata de homenzinhos verdes ou discos voadores”, disse ele à Fox News Digital em entrevista em abril, “trata-se de dezenas de milhões de dólares que nosso governo federal está gastando em algo que pelo menos alguns dos membros do governo federal dizem que não existe, mas não divulgarão todos os arquivos.”
Para o ponto de vista dos legisladores republicanos, recentemente, em fevereiro de 2021, um programa de Acesso ao Controle da Comunidade de Inteligência “foi expandido para proteger a engenharia reversa de UFOs… sem justificativa suficiente”, disse o relatório de fevereiro do Pentágono sobre UFOs. “Este programa nunca recuperou ou fez engenharia reversa de qualquer UFO ou espaçonave extraterrestre. Este programa IC (comunidade de inteligência) foi desativado devido à sua falta de mérito”, segundo o relatório.
No mês passado, havia cerca de uma dúzia de pessoas (incluindo Burchett) num SCIF, uma instalação de informação sensível e compartimentada, sobre UFOs, que é um briefing altamente confidencial, e ele saiu sentindo-se “desanimado, como todas essas outras coisas”. Ele não via por que a informação discutida no SCIF não poderia ter sido discutida em público.
“Eu realmente acho que a coisa toda está tão compartimentada que nunca chegaremos ao fundo da questão até que haja um comandante-chefe que diga que já basta”, disse ele. Em vez de esperar pelo poder executivo, este projeto de lei curto mas contundente iria essencialmente fundir todos os arquivos compartimentados das agências federais e despejá-los num conjunto desclassificado de informações. “Só precisamos divulgar essas coisas. Vamos esclarecer as coisas. E seguir em frente”, disse Burchett.