DESTAQUE

Cientistas comparam planetas reais com os da saga Star Wars

Por
23 de Dezembro de 2015
Concepção artística de OGLE-2005-BLG-390Lb, exoplaneta similar a Hoth da saga Star Wars
Créditos: NASA

Na semana passada, coincidindo com a estreia mundial de Star Wars: O Despertar da Força, sétimo filme da franquia cinematográfica, aconteceu a conferência de número 3 da Sociedade Americana de Sistemas Solares Extremos. Os 350 cientistas reunidos no Havaí, diante do clima de expectativa para a estreia da película, também responderam a questionamentos de quais seriam seus mundos ficcionais preferidos, comparando-os com alguns dos exoplanetas de fato conhecidos, entre os 2038 já descobertos, de acordo com a Enciclopedia de Planetas Extrassolares.

A maior parte dos cietistas escolheu Hoth, o mundo gelado onde os rebeldes são atacados pelo Império no começo de Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, devido à sua similaridade com vários mundos gelados e rochosos já descobertos, como OGLE-2005-BLG-390Lb. Porém, Stephen Kane, professor assistente em física e astronomia da San Francisco State University, afirmou: "Em termos de obliquidade, ou seja a inclinação do eixo de rotação, não faz sentido um planeta ter o mesmo clima em toda a superfície, como Hoth ou Tatooine, já que diferentes partes de um planeta receberiam quantidades diferentes de radiação". O mundo preferido de Kane também é Hoth.

Tatooine, palco de uma das mais icônicas imagens da ficção científica, o duplo por do Sol observado por Luke Skywalker, foi o segundo mais votado. Também neste caso houve influência de ao menos uma descoberta real, a do mundo Kepler-16b, um planeta gigante gasoso que orbita dois sóis, a 200 anos-luz de distãncia da Terra. Portanto, não é um gêmeo exato de Tatooine, planeta natal de Anakin Skywalker, que se tornou Darth Vader na cinessérie imaginada por George Lucas. Outro mundo votado foi a lua de Endor, palco dos principais acontecimentos de Star Wars Episódio 6: O Retorno de Jedi. Sean Mills, estudante de graduação em astronomia e astrofísica da Universidade de Chicago, escolheu o satélite de Endor porque deseja ver logo a descoberta de uma exolua, algo que a astronomia está próxima de concretizar.

MUNDOS REAIS SEMELHANTES AOS DA FICÇÃO

crédito: Disney / Lucas Film
Poster de Star Wars: O Despertar da Força
Poster de Star Wars: O Despertar da Força

Outros mundos ficcionais mencionados foram Naboo, lar da Rainha Amidala em Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma, pela luxuriante vida aquática, que os cientistas acreditam ser semelhante aos mundos Kepler 62e e 62f. Descobertos em 2013, estes são considerados entre os planetas mais semelhantes à Terra, e os cientistas os consideram mundos oceânicos onde a vida complexa poderia prosperar. Outros dois cientistas afirmaram que escolheriam qualquer planeta onde estivesse o mestre Jedi Yoda, enquanto Thomas Beatty, pesquisador da Penn State University, disse que preferiria um mundo da série de livros do chamado Universo Expandido. Sua escolha é Corellia, mundo natal do contrabandista Han Solo, personagem do ator Harrison Ford e um dos personagens mais idolatrados de toda a franquia.

Visite o site oficial de Star Wars: O Despertar da Força

Confira a Enciclopédia dos Planetas Extrassolares

Confira um vídeo sobre Kepler-16b

Exoplanetas mais parecidos com a Terra são encontrados

Equipe brasileira descobre exoplaneta semelhante a Júpiter

NASA analisa como astrônomos alienígenas veriam a Terra

Primeira lua extrassolar pode ter sido encontrada

Exoplanetas com vida podem ser 60 bilhões

Dois planetas habitáveis podem existir no mesmo sistema

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE