DESTAQUE

Astrônomos revelam descoberta de mais 50 exoplanetas

Por
13 de Setembro de 2011
A multiplicação dos planetas perante o avanço da tecnologia capaz de detectá-los. Ilustração
Créditos: VisionGfx

O Observatório Europeu do Sul anunciou nesta segunda-feira (12) a descoberta de 50 exoplanetas em estrelas próximas ao Sol, sendo 16 desses com massas parecidas com a da Terra. Os novos orbes foram revelados durante um congresso científico internacional que reuniu 350 especialistas em Wyoming, nos Estados Unidos.

A equipe de astrônomos, coordenada por Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça, usou um espectrógrafo chamado HARPS, instalado no telescópio do Observatório de La Silla, no Chile, para realizar o estudo. É um dos equipamentos mais rigorosos atualmente existente para a detecção de astros.

Desde 2003, o projeto HARPS já havia descoberto 150 planetas fora do Sistema Solar, sempre próximos a estrelas parecidas com o nosso Sol. Ao todo, o grupo estudou 376 estrelas e descobriu que em 40% delas existem planetas menores que Saturno em órbita.

A maior parte dos exoplanetas, com massa aproximada a de Netuno, costumam se aglomerar com outros astros, formando pequenos sistemas planetários. Os 16 parecidos com a Terra possuem entre uma até 10 vezes a massa do nosso planeta.

crédito: ESO
Ilustração da \'super Terra\' HD 85512 b
Ilustração da \'super Terra\' HD 85512 b


Possível Terra

Um dos astros - chamado HD 85512b - tem apenas 3,6 vezes a massa do nosso e gira ao redor de sua estrela a uma distância conhecida como zona habitável. Planetas nesta região, podem apresentar água em estado líquido e reunir condições para o desenvolvimento da vida como na Terra.

Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos está em 600. A missão espacial Kepler, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), encontrou 1,2 mil candidatos a exoplanetas, usando um método diferente: interferências mínimas na luz vinda da estrela quando o planeta passa entre ela e a sonda.
Leia também:

Pesquisadores confirmam detecção de planeta invisível

Descoberto mais um exoplaneta que poderia ser habitável

Um terço dos planetas detectados pelo Kepler tem companhia

50 bilhões de planetas apenas na Via Láctea

Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos

Já está no ar a Edição 181 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2011

O contato direto com outras espécies cósmicas