DESTAQUE

Descoberto mais um planeta que poderia ser habitável

Por
05 de Setembro de 2011
Ilustração do HD 85512 b
Créditos: Max Planck/Harvard-Smithsonian

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um novo planeta só a 36 anos luz da Terra, e dadas suas características iniciais consideram que poderia ser habitável. Batizado como HD 85512 b, este orbe gira ao redor de uma anã laranja na constelação de Vela, a uma distância perfeita, que permite a existência de água líquida em sua superfície, indicaram os pesquisadores.

Os autores do achado, astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e do Instituto de Astronomia Max Planck, assinalam também que sua atmosfera não se parece à dos planetas gigantes (onde predomina hidrogênio e helio) e poderia conter, portanto, oxigênio e nitrogênio.

"A distância está exatamente no limite no que pode ser tido água líquida", afirma Lisa Kaltenegger, autora principal da investigação. "Se o compararmos com nosso Sistema Solar estaria um pouco mais longe do que Vênus está de nosso Sol", acrescentou.

HD 85512 b foi detectado mediante o High Accuracy Radial velocity Planetary Search (HARPS) instalado no Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile, mas por enquanto não é possível determinar a existência de vida.

Já está no ar a Edição 181 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2011

O contato direto com outras espécies cósmicas