Há alguns dias uma notícia vinha se espalhando mundialmente pela Internet, sobre um esqueleto encontrado há aproximadamente dois anos na região peruana de Cusco e, somente agora – de repente -, classificado por um antropólogo como alienígena. Renato Dávila Riquelme, do Museu Privado de Ritos Andinos do distrito de Andahuaylillas, afirmou que não conhece “nenhum grupo étnico no planeta Terra que conte com as características físicas encontradas” no crânio desta ossada, e ainda que “médicos espanhóis e russos a estudaram nos últimos anos, confirmando que ela é de um ser de outro planeta”.
Foram declarações claramente precipitadas, principalmente por não haver citação alguma sobre quem seriam os tais “médicos”. No entanto, após os ânimos esfriarem, conforme as autoridades de Cusco, os restos conhecidos como “as múmias de Andahuaylillas”, entre os quais havia um que chamou a atenção por supostamente possuir características “não humanas”, corresponderiam a duas crianças da época pré-incaica que foram submetidas ao processo de deformação craniana.
Assim informou a antropóloga Elva Torres, responsável pelo gabinete de Antropologia Física da Direção Regional de Cultura de Cusco, depois de realizar exames com esses restos arqueológicos, segundo informou a RPP. O próprio Riquelme, dono da múmia, teria assinalado mais tarde que seu anúncio se fundamentou tão somente em “apreciações superficiais”.
Os incas – cuja capital do império era justamente Cusco – deformavam propositalmente os crânios com técnicas específicas, como forma de demonstrar status, por motivos estéticos e até religiosos. Era um hábito comum em muitas culturas antigas [Veja Provocando deformações no crânio].
Agora veja esta foto:
Equívocos semelhantes já ocorreram por diversas vezes pelo mundo, uma delas inclusive aqui mesmo, no Brasil, com uma múmia em Uberaba (MG). O caso mais famoso é o Starchild Skull, do autor, roteirista e novelista norte-americano Lloyd Pye, igualmente até hoje sem evidência alguma sobre sua suposta origem extraterrestre.
Leia também:
Interpretações equivocadas: nosso DNA é extraterrestre?
Conheça o projeto Busca por Genomas Extraterrestres (SETG)
Adquira os DVDs da série Alienígenas no Passado, exibida pelo The History Channel. Mas com uma grande novidade: estes são os episódios inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pelo produtor:
DVE-035 A Missão
DVE-036 Os Contatos
DVE-037 O Retorno
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja o pacote promocional com grande desconto