Desde meados de novembro, a região tem sido assolada por uma “invasão” contínua e inexplicável de drones, e UFOs. As aeronaves não identificadas foram relatadas em vários estados, o que motivou uma investigação federal que ainda não produziu nenhuma resposta.
“O FBI recebeu dicas de mais de 5.000 avistamentos de drones nas últimas semanas, com aproximadamente 100 pistas geradas“, de acordo com uma declaração conjunta da agência e de vários outros departamentos federais divulgada na terça-feira.
O mapa, criado pela rede comercial de alertas de avistamentos de OVNIs Enigma Labs, compila relatos de moradores de Nova Jersey , Nova York, Connecticut , Pensilvânia e outros estados feitos durante novembro e dezembro.
O capitão licenciado da Guarda Costeira dos EUA e morador de Nova Jersey, Paul Sprieser, 56, é um dos muitos cujos relatos de testemunhas oculares foram incluídos no mapa.
Ele não acredita que todos os avistamentos possam ser explicados por aeronaves comerciais ou outras atividades sancionadas, como sugeriram autoridades federais.
“Há uma grande porcentagem deles que não são aeronaves comerciais, como esses objetos parados no céu que são do tamanho de um SUV e ficam ali por cinco, seis horas, ou sete horas“, disse Sprieser ao DailyMail.com.
Autoridades estaduais e locais estão verbalizando as preocupações de seus moradores, exigindo respostas do governo federal, pois esse fenômeno bizarro parece estar se espalhando para novas áreas. Alguns civis já começaram a resolver a situação por conta própria, de acordo com autoridades.
Em um severo aviso ao público, a Polícia Estadual de Nova Jersey e o escritório do FBI em Newark insistiram que o público pare de tentar derrubar os drones misteriosos do estado.
“Estamos vendo um aumento no número de pilotos de aeronaves sendo atingidos por lasers, porque as pessoas no solo acham que estão vendo um drone“, disse Nelson Delgado, agente especial interino encarregado do escritório do FBI em Newark.
“Também estamos preocupados que as pessoas tomem as rédeas da situação e disparem contra uma aeronave“, acrescentou Delgado. “Esse ato não é apenas contra a lei, mas também representa um perigo incrível para os pilotos e passageiros dessas aeronaves“.
Os avistamentos de drones começaram em meados de novembro, quando drones foram vistos sobre o Arsenal Picatinny do Exército dos EUA e o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster — ambos em Nova Jersey.
Nas semanas seguintes, drones semelhantes foram relatados em todo o estado, especialmente no condado de Morris e arredores, e desde então se espalharam para outros estados da região.
Sprieser avistou um pela primeira vez em sua casa em North Bergen, Nova Jersey.
Ele foi alertado sobre o objeto por um dispositivo que “pode detectar mudanças em campos magnéticos ou radiação eletromagnética“, que ele havia comprado na época em que os avistamentos começaram.
Na noite de 7 de dezembro, “de repente, um alarme dispara e começa a alertar que algum tipo de evento está acontecendo“, disse Sprieser.
Ele saiu para o convés e viu um “orbe laranja” localizado a aproximadamente 150 a 240 metros de altura e “subindo a cerca de 55 graus na direção leste“.
Sprieser viu outro objeto — que ele identificou como uma aeronave comercial — voando abaixo do orbe laranja. Embora ele pudesse ouvir o som do avião, o orbe não fez nenhum som audível. Ele filmou o objeto não identificado até que ele passou por cima do prédio onde morava e desapareceu de vista.
“E então, alguns minutos depois, um segundo passou”, ele acrescentou.
Cerca de uma semana depois, em 13 de dezembro, Sprieser avistou outro UAP.
Desta vez, ele estava visitando a casa de seus pais no condado de Morris, onde muitos dos avistamentos recentes de drones ocorreram. Ele estava apenas olhando para o céu quando viu um objeto pairando a uma altura estimada de 2.000 pés.
“Em um ponto, você podia vê-lo descendo rapidamente. Ele foi de uns 2.000 pés para abaixo da linha das árvores, e então voltou a subir“, disse Sprieser, acrescentando que o objeto permaneceu próximo por três horas.
O UAP estava ‘iluminando vermelho e verde’ de forma semelhante às luzes de bombordo e estibordo de um avião comercial.
Mas as luzes desta estranha aeronave estavam alternando entre verde e vermelho no mesmo lado, o que não é típico de um avião comercial, explicou Sprieser.
Ele também observou que toda vez que um avião comercial passava, as luzes do UAP se apagavam e se acendiam novamente quando ele passava.
Mais tarde naquela noite, Sprieser disse que também viu “um clarão branco brilhante, mais rápido que um relâmpago, passando horizontalmente acima da linha das árvores, como um borrão”.
A princípio, ele pensou que fosse imaginação, mas depois viu relatos semelhantes nas redes sociais de outros moradores da área na mesma época do incidente.
Avistamentos bizarros e não identificados como o de Sprieser levaram os moradores de Nova Jersey e autoridades locais ao frenesi nas últimas semanas. E como o governo federal não compartilhou nenhuma informação nova da investigação, as tensões aumentaram.
Em uma declaração conjunta divulgada na terça-feira (17.11), o Departamento de Segurança Interna (DHS), juntamente com o FBI, a FAA e o Departamento de Defesa (DOD), reforçaram sua afirmação de que os avistamentos recentes de drones são uma mistura de drones profissionais e amadores e relatos errôneos.
“Depois de examinar de perto os dados técnicos e dicas de cidadãos preocupados, avaliamos que os avistamentos até o momento incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones amadores e drones policiais, bem como aeronaves de asa fixa tripuladas, helicópteros e estrelas erroneamente relatadas como drones“, diz a declaração. “Não identificamos nada anômalo e não avaliamos a atividade até o momento como um risco à segurança nacional ou à segurança pública.”
Mas muitas autoridades estaduais e locais não aceitam essa explicação.
Em uma entrevista à Fox News, o jornalista e autor Michael Shellenberger disse ter obtido uma gravação do briefing sobre drones da Casa Branca para prefeitos de Nova Jersey, que incluía o FBI, o DHS e a FAA.
‘Os prefeitos estão furiosos. Um deles subiu lá e disse: ‘Eu tinha dois drones do tamanho de um automóvel pairando sobre minha casa”, disse Shellenberger ao comentarista da Fox News, Jesse Watters.
No sábado, a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou: “Farei o que for preciso para garantir que os nova-iorquinos permaneçam seguros“, em uma publicação no X.
“Nova York está investigando esses incidentes, mas o governo federal precisa nos conceder poderes para lidar diretamente com os drones“, acrescentou ela.
Outros representantes estaduais pediram que os militares dos EUA abatessem os drones.
‘Temos a capacidade de atirar neles agora, mas para fazer isso em um lugar onde não haja nenhuma ameaça a ninguém no chão. Simplesmente faça isso’, disse o representante de Nova Jersey Chris Smith (R).
“Acho que estamos descartando isso muito prematuramente“, continuou Smith. “Precisamos de respostas, e isso foi há dias. Ainda não temos nenhuma resposta”.
Muitas pessoas “comuns” também ficaram frustrados com a falta de transparência do governo federal sobre essa questão. Alguns até tomaram medidas para investigar aeronaves que acreditam ser drones misteriosos.
Um piloto de uma pequena aeronave se aproximando do Aeroporto de Alexandria no Condado de Hunterdon neste fim de semana, Ken Dietz, disse à FAA que teve que abortar e tentar novamente o pouso após ser atingido no olho por um laser terrestre. “Não é bom“, disse Dietz.
Outro piloto se preparando para pousar no Aeroporto de Morristown disse à polícia e aos investigadores da FAA que sua aeronave havia sido perigosamente obstruída por um raio laser verde.
Cidadãos, autoridades policiais e autoridades governamentais apresentaram teorias sobre quem ou o que está por trás da onda de relatos de drones — variando de histeria em massa a espionagem estrangeira, extraterrestres e a caça secreta por uma bomba nuclear perdida ou material tóxico e radioativo roubado dos EUA.
Mas, independentemente da resposta final para essa estranha onda de fenômenos aéreos não identificados, o FBI foi inflexível em dizer que os moradores locais deveriam manter seus lasers e armas guardados.
“Quaisquer que sejam suas crenças, colocar a vida de outra pessoa em perigo não é a resposta“, disse Delgado.
Mas, como testemunha ocular desses eventos, Sprieser está igualmente insatisfeito com as tentativas do governo federal de explicar os UAPs. “O que eles estão dizendo é contraditório com os fatos que estão acontecendo ao nosso redor“, disse ele.
Acesse o “Mapa dos Drones”
Via Dailymail.UK
Não perca nesta quinta-feira (19.11), a partir das 19h30, no canal da Revista UFO no Youtube, a live DRONES SOBRE OS EUA – O que sabemos até agora?