A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta tarde o adiamento do lançamento do ônibus espacial Discovery, previsto para esta quarta-feira (13), devido a um problema técnico envolvendo o abastecimento de combustível da nave. Segundo o porta-voz George Diller, o problema de abastecimento poderia privar a nave de toda a sua potência durante a fase de subida. O lançamento do ônibus espacial já estava sendo prejudicado pelo avanço da quinta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico. A possibilidade de lançamento havia caído para 40% nesta quarta-feira. O problema com o abastecimento deve ser normalizado em 24 horas.
O problema que motivou o adiamento ocorreu em um sensor do tanque de combustível externo. Existem quatro sensores no tanque que carrega toneladas de oxigênio e hidrogênio líquidos. Incialmente a Nasa havia dito que a única causa de um adiamento seria um eventual mau tempo. Pouco antes do anúncio, a agência havia reduzido de 60% para 40% as chances de vôo ocorrer por causa de tempo.
Expectativa. Há expectativas de que uma nova tentativa de lançamento possa ser feita nesta quinta-feira, mas o prazo para completar a missão termina em 31 de julho. Depois de julho, a próxima janela de oportunidade só será aberta em setembro. O lançamento da Discovery, quando ocorrer, será o primeiro desde o acidente com o ônibus espacial Columbia em fevereiro de 2003. O cancelamento significa uma grande frustração para a Nasa, que vê nessa missão uma chance de retomar a confiança da população americana no programa do ônibus espaciais. A incerteza sobre o lançamento aumenta a expectativa em torno deste vôo, considerado fundamental também para o programa de exploração espacial dos Estados Unidos em geral.
Com a falha de equipamento, entretanto, não está claro quando os técnicos da Nasa vão poder contornar o problema. Segundo a agência, especialistas de segurança estão reunidos para discutir o ocorreu e mais informações só serão fornecidas em uma entrevista coletiva marcada para às 17h30 (horário de Brasília, 16h30 local). Os astronautas chegaram a embarcar na nave, mas tiveram que deixá-la depois da decisão.
Saiba mais a respeito do que a NASA oculta sobre a corrida espacial.