Em novembro de 2009, eu vi um post do Guillermo D. Giménez que mostra um estudo feito por Sigfrido Orzechowski sobre uma relação entre os agroglifos de Ipuaçu em Santa Catarina e o agroglifos existentes em Wiltshire na Inglaterra, muito comuns por lá. De acordo com o estudo de Orzechowski, ele relacionou as latitudes e longitudes destas duas regiões e \”arrendodou\” as mesmas. Ele ainda cita no estudo dele algumas medidas relativas ao número 37 e seus múltiplos.
Wiltshire:
Latitude: 52º N
Longitude: 02º W
Ipuaçu:
Latitude: 26º S
Longitude: 52º W
Pelo o que eu entendi, com este arredondamento, 26 x 2 = 52, mas isso é especulação minha, pois o mais interessante é o seguinte: Fui no Google Earth e liguei com uma linha as duas regiões. Esta ortotenia entra no Brasil pelo norte do Ceará, pela região de Acaraú e Itarema, passa literalmente por cima de Sobral (cidade natal do Renato Aragão) e passa próximo a regiões como Itapipoca e Itapagé, que tem interessantes casuísticas ufológicas.
Mas o mais interessante ainda é que esta ortotenia avança pelo Brasil e passa perto de São Francisco de Sales (caso Antônio Villas Boas), Riolândia (preciso dizer alguma coisa?!? Hehehe!), São José do Rio Preto (relato em 1973) e Catanduva (relato em 1989).
Fica a dica aí para todos: liguem uma linha (recurso régua do Google Earth) entre Wiltshire e Ipuaçu, e vejam que outras cidades famosas tiveram avistamentos ufológicos.