Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: A Mars Express Orbiter acaba de capturar este fenômeno misterioso no planeta vermelho
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > A Mars Express Orbiter acaba de capturar este fenômeno misterioso no planeta vermelho
notícias

A Mars Express Orbiter acaba de capturar este fenômeno misterioso no planeta vermelho

Na superfície fria e morta de Marte, algo notável acontece a cada primavera: o planeta vermelho fica infestado de aranhas negras gigantes, pelo menos é o que parece.

Ultima atualização: 26 de abril de 2024 12:26
Por
UFO
Envie!
fenômeno
Campos de formações escuras na superfície de Marte. Fonte: ESA
Envie!

Na realidade, este fenômeno cria vastos campos de formações escuras semelhantes a aranhas ficam gravados na paisagem do Planeta Vermelho

Não, eles não estão vivos, nem são aranhas, mas sim um fenômeno geológico que não ocorre em nenhum outro lugar do sistema solar. Com as recentes passagens orbitais do Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA) e do ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), os cientistas estão agora mais perto do que nunca de compreender estas características misteriosas conhecidas como “araneiformes”. 

Araneiformes são pequenas formações de cor escura que começam a se formar quando a luz solar incide sobre o dióxido de carbono congelado que se acumula na superfície durante os meses de inverno do planeta. A luz aquece esses depósitos congelados, fazendo com que o gelo de dióxido de carbono abaixo do exterior congelado se transforme em gás. Eventualmente, o gás atravessa o gelo, expelindo poeira como um gêiser e formando canais dendríticos semelhantes a aranhas. 

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Eles podem variar em tamanho, desde 45 metros até um quilômetro de diâmetro. Esses recursos são transitórios; eles aparecem a cada primavera e desaparecem à medida que o gelo sublima, apenas para reaparecer no ano seguinte em uma forma ligeiramente diferente. 

fenômeno
Esta imagem mostra os araneiformes ou ‘aranhas’ perto do pólo sul de Marte, conforme observado pelo instrumento CaSSIS (Color and Stereo Surface Imaging System) a bordo do ExoMars Trace Gas Orbiter da ESA. Fonte: ESA

O estudo dos araneiformes não envolve apenas a compreensão de uma curiosa característica superficial. Tem implicações mais profundas para o nosso conhecimento da climatologia marciana e da ciência atmosférica. Além disso, a compreensão destes processos fornece informações sobre a natureza dinâmica da interação entre a superfície e a atmosfera de Marte, o que é crucial para futuras missões que possam depender da utilização de recursos locais. A capacidade de prever e compreender as condições atmosféricas em Marte é vital para o planeamento de missões humanas e assentamentos de longo prazo. 

Assunto relacionado:  O rover Curiosity descobre algo nunca antes visto em Marte: rochas de enxofre puro

Missões como a Mars Express e a TGO continuam a enviar dados, refinando os nossos modelos dos processos atmosféricos marcianos e, por extensão, a nossa compreensão de processos semelhantes que podem ocorrer noutros planetas. “A Mars Express revelou muito sobre Marte nas últimas duas décadas e continua a aumentar”, afirmou a ESA num comunicado de imprensa. “A sonda continua a fotografar a superfície de Marte, a mapear os seus minerais, a explorar a composição e a circulação da sua atmosfera, a sondar a crosta e a estudar o ambiente marciano.” 

Em essência, as aranhas de Marte são mais do que apenas uma peculiaridade da geologia marciana – são uma janela para o ambiente dinâmico e em constante mudança do nosso vizinho planetário mais próximo. E eles também são assustadores como o inferno. 

TÓPICO(S):ESAMarte
VIA:The Debrief
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up