Revista UFO
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Lendo: Fenômeno de adequação para as testemunhas
Envie!
Notificação
Latest News
diretor
O AARO tem um novo diretor: Timothy A. Phillips
Notícias
múmia
Nova análise: Múmias “alienígenas” têm 30% de DNA de uma espécie desconhecida
Notícias
grande
Planeta recém-descoberto parece grande demais para sua pequena estrela
Notícias
Loeb
Avi Loeb planeja nova expedição para Papua Nova Guiné
Notícias
moradores
Moradores de Bogotá testemunham misteriosos UFOs brilhantes no céu
Notícias
Aa
Revista UFO
Aa
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Buscar
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Feito por DGW.Company
© 2023 AJ Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.

Fenômeno de adequação para as testemunhas

Ultima atualização: 01/05/03
Por Reinaldo Stabolito Publicado 01/05/2003 Tags: Edição 87
Envie!
Envie!
0b980d8769aca13cc96c542e60fae9841528749480

O vidente Ernani Santos, que afirma ter conversado com a Virgem Maria
Créditos: reginaldo de athayde

Um elemento bastante desconcertante relacionado às manifestações de alienígenas é o que podemos chamar de fenômeno de adequação para as testemunhas. Há registros na casuística ufológica de casos onde os ETs parecem se materializar reproduzindo intencionalmente nossas culturas, crenças, valores, conceitos e desejos. Em tais circunstâncias, fica evidenciado que o avistamento não corresponde necessariamente à realidade em si, masa uma forma de apresentação que visa atender os anseios das testemunhas.

Se por um lado sabemos que o fenômeno é físico, palpável e apresenta uma forma anatômica observável e classificável – assim como há comportamentos ilógicos mas detectáveis, como o Caso Varginha –, por outro também temos registros de uma manifestação insólita que parece camuflar-se e assumir padrões comportamentais específicos que parecem realizados sob medida para as testemunhas. Um caso que pode ilustrar bem essa situação foi divulgado por Reginaldo de Athayde, presidente do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) e co-editor de Ufo, e envolveu Suely, esposa de um capitão aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, seu marido tinha viajando e sua filha dormia. Por volta das 18h00, Suely percebeu um silêncio incomum que envolvia sua casa e as imediações. Subitamente, uma luz azulada invadiu toda a cozinha onde se encontrava. Acabou ficando paralisada e sentiu que algo tocava e apalpava seu corpo. Por fim, acabou sendo alvo de algum tipo de exame médico em seu órgão genital. Diante da situação insólita, a mulher perguntou mentalmente quem eram e o que queriam aquelas entidades, seus nomes e origens. A resposta veio de forma curiosa: “Somos de muito longe, mas não adianta lhe dizer de onde. Não temos nomes e sim códigos. Um dia vocês saberão o porque de nossa presença. Você não foi a primeira e não será a última a ser contatado por nós”.

Assunto relacionado:  Busca de Respostas: Mistérios do Passado

Então Suely pensou que gostaria de vê-los fisicamente e, ao formular mentalmente seu desejo, recebeu uma resposta em seu cérebro “Você vai nos ver. Entretanto, não somos os seres que você verá, pois não podemos deixá-la nos enxergar como realmente somos”. Neste instante, uma fumaça esverdeada foi surgindo e, dentro dela, três seres foram se formando. Eram criaturas parecidas conosco, mas com rara beleza. Como se vê nesse caso, o fenômeno de adequação para as testemunhas nos leva a considerar que nossas culturas, crenças, valores, conceitos e desejos podem afetar diretamente a forma de manifestação do Fenômeno UFO. E isso não é tudo.

Muitas das descrições de ETs na Antiguidade eram associadas a divindades, seres sobrenaturais e bruxarias, sendo que a questão parece resolver-se com a premissa de que as testemunhas descreviam o que avistavam, conforme seu conhecimento intelectual e nível cultural, sendo que estavam ainda inseridas numa determinada época e região geográfica. Neste ponto da análise, devemos nos perguntar se o fenômeno em si não é um agente ativo dessa interpretação, o qual a reforça intencional e deliberadamente, uma vez que se apresenta reproduzindo justamente tais características para as testemunhas. Há registros na casuística ufológica brasileira, por exemplo, em que a adequação para as testemunhas parece ocorrer em níveis mais profundos, que superam simplesmente o aspecto físico e passa a nortear a interação entre o fenômeno e as testemunhas. Outro exemplo dessa situação é um caso também investigado pelo citado CPU, em Baturité (CE). Em meio a uma revoada de UFOs na região, no ano de 1994, chegou até o conhecimento da entidade que o jovem José Ernani dos Santos, de 25 anos, afirmava ter conversado com a Virgem Maria. Segundo Ernani, a mãe de Jesus teria informado que já havia visitado a Serra de Baturité anteriormente, e que lá estaria sempre nos primeiros sábados de cada mês, desejando que todos estivessem presentes.

Assunto relacionado:  UFOs em Minas Gerais

A Virgem aparecia como uma jovem de 19 anos, portando um manto e uma faixa na cintura, bastante reveladora: nela podia ser visto e reconhecido o rosto de um homem de barba e cabelos brancos, além da face de Jesus e uma pomba branca. Ernani alegava que o conjunto representava o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E com voz melodiosa e compassada, segundo ele, a Virgem teria deixado a seguinte mensagem: “Queridos filhos, muito obrigada por terem correspondido ao meu apelo. Hoje trago uma mensagem de conversão a Baturité. Rezem, rezem… Peço-lhes que não se cansem de rezar, pois só assim poderão se aproximar de Deus e tornarem-se cada vez mais meus filhos queridos”.

Verdadeira ou não essa mensagem, o fato é que uma multidão de fiéis passou a acompanhar Ernani até a serra, para testemunharem as manifestações da santa em todo o primeiro sábado de cada mês, às 14h00. “Honrai vossas vidas, doando-as a cada dia em sacramento ao próximo. Hoje estou abençoando esta terra escolhida por Deus para minha manifestação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, continua a mensagem, segundo o vidente. Ao que tudo indica, e conforme registrado pelos integrantes do CPU, aconteciam realmente vários fenômenos inusitados que levavam a população presente a acreditar que eram manifestações da Virgem. Numa ocasião específica, os ufólogos detectaram muitos eventos estranhos no céu envolvendo nuvens e luzes, justamente no horário marcado pela Virgem. Quando os fenômenos se manifestavam, alguns fiéis começavam a gritar e, apontando para o céu, aos brandos: “Vejam. São contas do rosário da Virgem!” Outros achavam que as luzes eram suas lágrimas. Mas o que o CPU registrou naquele momento eram UFOs [Veja história completa no livro ETs, Santos e Demônios na Terra do Sol, LV-06 da Biblioteca Ufo].

Assunto relacionado:  Giorgio Bongiovanni perde seus estigmas

O Caso Baturité não representa simplesmente uma confusão de fenômenos por pessoas culturalmente menos sofisticadas, mas a ação ativa do Fenômeno UFO, reforçando deliberadamente o caráter religioso da ocorrência. Além da presença física marcada com simbolismos associáveis à religião dos fiéis – as figuras na faixa da Virgem –, há mensagens caracterizadas por elementos ecumênicos. E há, ainda, o fato de que as aparições ocorriam todo primeiro sábado de cada mês, na Serra de Baturité, levando uma multidão de fervorosos fiéis ao quase delírio – conforme previamente marcado nas mensagens para Ernani. Esses fatos nos levam a constatar que, em algumas ocasiões, a problemática ufológica chega a se manifestar incorporando em vários níveis a nossa própria cultura, crenças e valores, num claro procedimento intencional para forçar uma interação conosco.

Olha o que temos pra você também

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Os misteriosos triângulos voadores

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

TÓPICO(S): Edição 87
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Anterior Alienígenas – Parte 2
Próximo Quem aceita a seita?

Opções de leitura

18.08.2023 20.01.12 REC
Marco Petit e Vitório Pacaccini comentam as novidades do Caso Varginha em Rádio
0 de 5
entrevista
Luiz Carlos Prestes Filho entrevista Marco Petit
Entrevistas
carol geva
Gevaerd disse que aliens estão disfarçados em entrevista a Carol Capel
Entrevistas
childress david
Evidências irrefutáveis da visita de extraterrestres em nosso passado
Entrevistas
luis elizondo
“O governo dos Estados Unidos conhece o funcionamento dos UFOs”
Entrevistas

Ler também:

APAGAO3
ColunasArtigos

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 16/08/2023
Hunter
ArtigosMistériosObras Ufólógicas

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

Oferecimento:
c2082877a524523a7fce593148b43caf1646231600
Artigos

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Marcos Malvezzi Leal Por Marcos Malvezzi Leal 01/03/2022
764a649edaa772568d9e9d58597b4edf1646231607
Artigos

Os misteriosos triângulos voadores

Richard M. Dolan Por Richard M. Dolan 01/03/2022
c3694c0543a4edbcb6d146d9d4e1afd11646231617
Artigos

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

Cláudio Tsuyoshi Suenaga Por Cláudio Tsuyoshi Suenaga 01/03/2022
836117b62435611a8b9b9bfb0233b0271646231630
Artigos

A Noite Oficial dos UFOs no Brasil

Jackson L. Camargo Por Jackson L. Camargo 01/03/2022
5ec990d301b3bb3417aa7ff45679318d1646231638
Artigos

UFO do Datena”: era helicóptero

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 01/03/2022
569018f410715fab65c9a0c07d54a9a01640782570
Artigos

Mutilações de animais por ETs e saúde humana

Richard Bonenfant, Ph.D. Por Richard Bonenfant, Ph.D. 28/12/2021
08a816aca7d218b505ab66f653cd7c341640782579
Artigos

O Paradoxo de Fermi: afinal, onde estão os extraterrestres?

Tim Urban Por Tim Urban 28/12/2021
5fe6554d8134ee628dfaf3f2ddf8a93b1640782588
Artigos

Do avistamento ao contato, a complexidade do Fenômeno UFO

Rubens Junqueira Villela Por Rubens Junqueira Villela 28/12/2021
Mostre mais
Revista UFO
Siga-nos

2003 - 2023 © A. J. Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.
Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. A Revista UFO é a mais antiga revista ufológica em todo o planeta.

  • Feito por DGW.Company

Removed from reading list

Undo