20.1- O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still)
Clássico da Ficção Científica, típico “filme atômico” do começo dos anos 1950 que, aproveitando o clima de histeria com a caça aos comunistas dos primórdios da Guerra Fria entre EUA e União Soviética, buscava criticar o período. Primeira produção de ficção científica realmente aclamada pelo roteiro inteligente e com crítica social, ao mostrar a chegada a Washington de um disco voador trazendo o alienígena Klaatu e o ameaçador robô Gort. Klaatu deseja transmitir uma mensagem a comunidade de nações, mas as constantes recusas a cooperação o frustram, e ele escapa para se misturar ao povo. Hospeda-se em uma pensão onde, por meio da viúva Helen Benson e seu filho Bobby, descobre que pode haver esperança para os terrestres.
Finalmente, através do Professor Barnhardt, Klaatu decide falar com os cientistas, após fazer uma demonstração, interrompendo o fornecimento de energia ao mundo por meia hora, de onde vem o título do filme. Outro ícone é a famosa frase, Klaatu Barada Nikto, pronunciada por Helen Benson para Gort.
Em dezembro de 2008 (começo de 2009 no Brasil) estreou uma nova versão da história, com o ator Keanu Reeves no papel de Klaatu, e Jennifer Connelly como Helen Benson. A trama mudou para uma temática ecológica, atualizando-se os efeitos especiais e a tecnologia usada.
20.2- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)
Clássico absoluto de uma trama com pano de fundo ufológico no cinema, sucesso mundial que ajudou a construir a carreira do diretor Steven Spielberg. Em uma cidade dos Estados Unidos, uma onda ufológica acontece, atingindo diversas pessoas, entre elas o eletrotécnico Roy Neary, a dona de casa Jillian Guiler e seu filho Barry, que chega a ser abduzido.
O filme começa com o achado, em um deserto mexicano, dos aviões tipo Grumman Avenger desaparecidos em 1945 no Triângulo das Bermudas, o famoso Vôo 19. Fatos estranhos se sucedem ao redor do mundo, incluindo as principais testemunhas tendo visões sobre a mesma forma, que veio a ser a famosa montanha, que se tornou símbolo do filme ao lado da sequência de cinco notas musicais (ré, mi, dó, dó, sol), que vem a ser a saudação utilizada pelos visitantes.
Após uma série de peripécias a fim de driblarem os homens do governo, que não desejam testemunhas, Jillian e Roy testemunham a chegada da colossal nave-mãe, o retorno de inúmeros abduzidos ao longo dos anos (destaque para a aparição do consultor do filme, o pioneiro da Ufologia Dr. Allen Hynek), e o embarque do próprio Roy na nave, escolhido que fora pelos extraterrestres. É o filme que exibe a maior fidelidade quanto a casuística ufológica já produzido.
20.3- ET, O Extraterrestre (E.T.)
Dentro da temática ufológica, ET não é tão estritamente fiel a ela quanto Contatos Imediatos. Do mesmo diretor Steven Spielberg, é uma fábula sobre a amizade de um garoto da Terra e o adorável alienígena perdido em nosso planeta. Em meio a muitos momentos de humor, o filme mostra a busca de Elliot e ET a fim de que este possa contatar seus semelhantes e voltar para casa. Vale destacar a cena em que, disfarçados em meio a comemoração para o Dia das Bruxas, ET vê um garoto fantasiado como o Mestre Yoda dos filmes de Star Wars, e quer segui-lo ao mesmo tempo que diz “minha casa, minha casa”. Muitos anos depois, quando o amigo de Spielberg, George Lucas, produziu Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma, pode-se ver na cena do Senado Galáctico três embaixadores da mesma espécie de ET.
20.4- Independence Day
Grande sucesso do cinema em 1996, ajudou a estabelecer o ator Will Smith como grande astro do cinema. Apesar de defeitos apontados por vários críticos, com a “patriotada” de Estados Unidos novamente salvando o mundo, a facilidade com que um engenheiro terrestre consegue penetrar nos sistemas de computador alienígenas, a esquisita atitude do presidente americano, diante dos corpos dos aliens ao perguntar se poderiam ser mortos, o filme conseguiu explorar satisfatoriamente a temática ufológica, com destaque para a Área 51, e o acobertamento do Caso Roswell de 1947. Também merece ser salientada a síndrome de contatado de que obviamente sofre um dos personagens, e o triste destino dos que pretendiam acolher os extraterrestres como novos messias.
20.5- Sinais (Signs)
Produção do cineasta M. Night Shyamallan, explora o fenômeno dos círculos nas plantações, desta vez ocorrendo nos Estados Unidos e outros lugares do mundo, como preparativo para uma invasão. Um pastor e dono de fazenda, interpretado pelo ator Mel Gibson, tenta sobreviver ao lado de sua família à chegada dos alienígenas. O filme ficou famoso aqui no Brasil devido ao “ET de Passo Fundo”. Em uma cena, uma festa de aniversário infantil é interrompida quando um dos seres passa diante de uma porta, sendo gravado em vídeo. Lamentavelmente, muitas pessoas acreditam que seja um caso real, o que obviamente não é o caso.
20.6- Guerra dos Mundos (War of the Worlds)
Guerra dos Mundos foi a primeira obra literária a retratar uma invasão a Terra, no caso de extraterrestres vindos de Marte. Criação de H. G. Wells, famoso pioneiro da ficção científica, ganhou ainda mais fama ao ser encenada em uma transmissão radiofônica em 1938, organizada pelo futuro cineasta Orson Welles para a emissora CBS. O resultado foi pânico em massa, pois muitos ouvintes acreditavam que uma invasão marciana realmente estava em andamento. Chegou mesmo a ser alvo do primeiro estudo acadêmico de histeria de massa.
A primeira adaptação cinematográfica data de 1953, adaptando e mantendo-se muito fiel à obra original de Wells. Em 2005, o cineasta Steven Spielberg realizou uma nova versão, em que não é identificada a origem dos alienígenas, e onde o foco é a luta pela sobrevivência de uma família, chefiada por um trabalhador interpretado pelo astro Tom Cruise.
20.7- Homens de Preto (Men in Black, MIB)
Filme original de 1997 mostrava a atuação de uma agência secreta do governo norte-americano, destinada a policiar e monitorar toda atividade alienígena na Terra. Um de seus agentes, K, busca um novo auxiliar, e convoca um policial de Nova York que passa a ser designado por J. Juntos, eles investigam um caso relacionado a um poderoso artefato de uma pacífica civilização, que é cobiçado por um invasor que se disfarça de humano, apesar de ser um gigantesco inseto. Na trama humorística são exibidos os vários clichês tanto da presença extraterrestre quanto os relacionados aos próprios MIBs. Uma sequência chegou aos cinemas em 2002, mantendo o humor, quando J precisa reconvocar o colega K, que havia se aposentado, a fim de combaterem nova ameaça da escória do Universo.