UFOs no Caribe
Parabéns ao convidado especial Pablo Villarrubia Mauso pela excelente matéria Contatos com Alienígenas em Honduras, de Ufo 92. Ao que parece, a exemplo dos países andinos, a geografia da América Central também agrada nossos “amigos”. Os relatos de contatos e avistamentos são impressionantes.
Juarez Nuñez Sosa,
La Paz, Bolívia
A matéria de Pablo Villarrubia, Contatos com Alienígenas em Honduras, me fez pensar numa coisa: se esses relatos são fartos e recorrentes, o que falta para que a pesquisa ufológica seja reconhecida e principalmente apoiada? Não questiono a veracidade do Fenômeno UFO, mas sim as abordagens que algumas vezes ultrapassam a barreira do meu entendimento.
Morgana Seiko Rodrigues,
Mogi das Cruzes (SP)
Abertura Chilena
Gostaria de parabenizá-los pela matéria Chile Avança na Pesquisa Ufológica, de Ufo 92, a respeito da tão esperada abertura política em relação aos discos voadores. É bom saber que alguns países estão seguindo os passos do Chile e percebendo que o acobertamento do assunto está longe de ser uma boa medida. Espero que logo a verdade se torne algo comum.
Mário César Magalhães,
por e-mail
Apesar da importância do tema, não vejo grandes novidades na matéria Chile Avança na Pesquisa Ufológica, de A. J. Gevaerd, de Ufo 92. Quem acompanha a Ufologia sabe que esse sempre foi um dos países que mais mostrou disposição em discutir o assunto abertamente. Interessante seria se o presidente George W. Bush viesse a público e falasse o que seu governo realmente sabe e pesquisou sobre o fenômeno…
Sílvio Farinha Rogado,
Alfama, Portugal
Um Alien em Fátima
Mais uma vez escrevo para parabenizar Cláudio Tsuyoshi Suenaga pela excelente matéria Um Alien em Fátima, de Ufo 92. Acompanho seu trabalho na revista há muito tempo e o considero um dos estudiosos que possui a melhor qualificação para abordar o assunto.
Cristianne Ignácio,
por e-mail
Leio sempre a Revista Ufo e não concordo com algumas posições que ela assume. Sou católico e fiquei pessoalmente incomodado com a matéria Um Alien em Fátima, de Cláudio Suenaga. Acredito que não estejamos sós no universo, mas não creio que toda e qualquer manifestação sagrada tenha que necessariamente ter um fundo ufológico.
Fernando César Ribeiro,
Passo Fundo (RS)
Simplesmente ótimo o texto de Cláudio Suenaga, Um Alien em Fátima, de Ufo 92. Depois da belíssima obra Intervenção Extraterrestre em Fátima, dos autores Joaquim Fernandes e Fina d’Armada – por sinal, citada por Suenaga em seu artigo –, este documento publicado pela revista é a mais importante peça que conheço sobre o tema.
Cilene Albuquerque Girão,
Açailândia (MA)
Ombudsman
As matérias do ombudsman são um puxão de orelha nos ufólogos e leitores, mostrando quem são os verdadeiros culpados pela inércia da Ufologia. Ele comprova que é um verdadeiro educador nas análises e na expansão de consciência. Para alguns pesquisadores talvez ocorra alguma mudança. O que não é admissível são os leitores não perceberem a profundidade do texto. Devo deixar bem claro que quem faz a Ufologia e a Revista Ufo somos nós, leitores, ao cobrar uma postura científica, centralizada e exposição cautelosa na mídia. Um assunto desse porte requer seriedade e cuidado especial. É de pessoas e programas sérios que a Ufologia precisa.
Altamir da Silva,
Atalaia (AL)
Uma vez que o editor de Ufo A. J. Gevaerd teve a ousadia de instituir o cargo de ombudsman, ele não pode permitir que o titular da seção, seja pelo motivo que for, não tenha espaço em suas edições. Compreendo que muitas vezes, na rotina editorial, faltam páginas. Mas elas não podem jamais faltar ao ombudsman, o que deixaria sem sentido seu trabalho, excelente por sinal.
Hildo H. Gouveia Neto,
por e-mail
Visão Remota
A entrevista com Courtney Brown, o mago da visão remota, em Ufo 92, me deixou em dúvida. Não entendo como a Ufologia, sempre tão questionada por não obter provas físicas, se associa a outra atividade tão ou mais polêmica que ela. Ao invés de se unir à ciência para sair em busca de respostas críveis, os pesquisadores parecem andar em caminhos contrários.
Luiz Marcelo N. Schimitt,
Rio do Sul (SC)
Parabéns à Equipe Ufo pela entrevista com Courtney Brown em Ufo 92. As técnicas usadas por ele e seu grupo são interessantes e deverão facilitar na obtenção de resultados nas pesquisas.
Dorival Buarque Homero,
por e-mail
Dom Pugliese
Li e reli a entrevista que os consultores Roberto Beck e Fernando Ramalho fizeram com dom Pugliese, em Diálogo Aberto de Ufo 91. Esse demonstrou uma coragem inquestionável ao declarar tudo o que está publicado na revista.
Salete Alcântara Machado,
São Paulo (SP)
Gostei muito da entrevista com dom Pugliese, em Diálogo Aberto de Ufo 91, pois desde que li o livro Operação Cavalo de Tróia, de J. J. Benítez, em 1988, me convenci de que Jesus com certeza tinha algum elo com extraterrestres. Com o passar dos anos foi aumentando esta confiança, principalmente quando vi o bispo explicar a origem da estrela de Belém. Sempre tive a mesma opinião que ele. Seria impossível uma estrela ficar parada em cima de uma manjedoura e depois simplesmente ir embora. É mais do que lógico que apenas uma nave teria condições de tal proeza. Parabenizo dom Pugliese pela coragem de ter exposto suas idéias.
Janine Tortorelli,
Campo Grande (MS)
Conferências Internacionais
Escrevo para parabenizá-los pela iniciativa de realizarem as Conferências Internacionais em São Paulo. Tive oportunidade de estar no primeiro evento e fiquei admirado com o trabalho de Marco Petit e Lloyd Pye. E também pela organização, que foi altamente profissional.
Felício Campelo Martins,
Juiz de Fora (MG)
Estava mesmo na hora de termos eventos como esse, onde os temas são abordados sem limitações de tempo, em profundidade e detalhes. E com conferencistas de prestígio mundial. Infelizmente, não pude ir ao primeiro da série, dia 18 de outubro, mas quero confirmar minha participação nos demais.
Rivaldo Coelho Arapino,
Fortaleza (CE)
Comentários dos Leitores
Gosto muito da Revista Ufo, pois acho que vocês tratam o assunto com muita seriedade e respeito. Sou leitor há bastante tempo e gostaria de ver a publicação ousar mais, mostrar o que ainda não foi mostrado, dizer o que ainda não foi dito, aprofundar na pesquisa e na informação, além do lugar-comum sobre abduções e campos de milho. Ena aparência também acho que a revista deveria inovar, em vez de repetir fórmulas de diagramação da imprensa tradicional. Mas vocês estão no caminho. Continuem assim e parabéns a todos, principalmente aos jornalistas.
Everton Silva,
por e-mail
Acompanho edições aleatórias da Revista Ufo e não sei como reagir diante de determinados assuntos. Enquanto em alguns momentos a publicação edita textos bons e sérios, em outros deparo com o excesso de adjetivos e posturas tendenciosas. Sei que isso ocorre em qualquer publicação, mas tem um peso ainda maior quando se trata de uma revista que se orgulha de ser a única especializada no assunto.
Wagner Villela,
por e-mail
Sou um leitor obsessivo da Revista Ufo. Interesso-me por Ufologia desde os oito anos. Hoje, com 15, procuro meios viáveis de ingressar de vez no ramo ufológico.
Potyguara Alencar Santos,
Fortaleza (CE)
Dentro de cada um de nós existe a chama do Espírito Imortal, a saudade de um paraíso perdido, resquício de descendência universal e direito de herança cósmica! \’Na casa de meu Pai há muitas moradas [João 14,2]\’
Frei Tadeu Fernandes,
Lupionópolis (PR)
Ufologia e espiritualidade em debate
A matéria O Elo entre Ufologia e Espiritualidade, de autoria de Carlos Alberto Millan, publicada nas edições 91 e 92 de Ufo, causou grande polêmica. Recebemos dezenas de cartas comentando a reportagem, das quais selecionamos trechos de algumas:
Em certo ponto da matéria o autor chutou o balde. Ele menciona que na Inglaterra, em 1971, quando duas ufólogas participavam de uma mesa redonda sobre o assunto, uma voz metálica interferiu na entrevista e se apresentou como um suposto ET. Difícil de acreditar, principalmente para mim que nunca li, nem ouvi nada a respeito disso.
— Eduardo Monteiro, Matão (SP)
Tenho notado uma freqüente relação entre os temas Ufologia e Espiritualidade nas últimas edições da Revista Ufo. A matéria de Millan comprova a presente busca desta consistente relação. Não tenho dúvidas de que inserir o estudo do mundo espiritual num campo de pesquisas científicas e filosóficas seja o caminho mais curto para encontrarmos explicações mais concisas, das quais tanto necessitamos.
— Edno C. Lopes, Riachão do Jacuípe (BA)
O texto resgata o sentimento de que os ETs não estão aqui apenas para conhecer nossos recursos naturais, fauna e flora, nem tampouco a natureza material do ser humano. Millan mostra que nossos visitantes se importam também – e muito – com nossa essência espiritual.
— Josemar Fauzi Murano, Ceres (GO)