Rota Caipira dos UFOs
Admiro e leio sempre que possível a Revista UFO, mas não sei se continuarei a lê-la. Como moradora do interior de São Paulo, acredito que a menção A Rota Caipira dos UFOs seja pejorativa. Vocês que moram nas capitais julgam-se mais inteligentes e espertos que nós, “capiaus” aqui de São Paulo? Por que enfatizar o termo caipira no título da matéria de Esdras Martins? Não seria suficiente Interior de São Paulo: A Rota dos UFOs? Qual a razão deste preconceito?
Elizabeth P. Cardoso,
São Carlos (SP)
Resposta do Editor — De forma alguma tivemos a intenção de ofender os moradores do interior de São Paulo. Muito pelo contrário, tendo em vista que o termo caipira é comumente utilizado, num tratamento mais cordial do que preconceituoso. Aliás, o que determina uma atitude insultante a algo ou alguém é o tom com que isso é dito, e quem ler atentamente a matéria certamente saberá que não foi esse o nosso objetivo. Ademais, o título foi escolhido pelo próprio autor da matéria, morador de Piracicaba.
Fiquei surpreso com o editorial da UFO 78. A revista se refere ao Trigueirinho como um enganador. Antes mesmo de tomar conhecimento da existência da publicação, já havia lido alguns livros dele e me identifiquei com várias coisas ditas neles. Não faço parte de nenhuma seita, mas gosto da mensagem transmitida por ele. O que eu gostaria de saber, se possível, é como Trigueirinho se transformou em uma fraude.
Marcelo Andrade,
marodand@terra.com.br
Uyrangê Hollanda
Quanto à polêmica criada pela matéria Atestados de Ressurreição e Óbito de Credibilidade, do advogado Luis Gago, há algumas coisas a considerar. Primeiramente, o livro Verdades que Incomodam foi publicado e divulgado intensamente pela Revista UFO, que não teria nenhuma razão para denegri-lo, pois do contrário nem o teria publicado. A opinião do autor, que conheço e respeito, também pode estar equivocada, e foi salutarmente questionada por Petit, que realmente teve um contato mais próximo com o coronel Uyrangê e sua família, juntamente com o editor Gevaerd, levando a público todos os fatos que envolveram a Operação Prato.
Realmente, a forma como a nota foi distribuída no Congresso de Campinas foi errada, e esse tipo de polêmica só prejudica o trabalho da Ufologia. Conheço o editor Gevaerd e o co-editor Petit de longa data e sempre admirei o trabalho sério que vêm desenvolvendo, sem se vender a mentiras que poderiam aumentar a vendagem de UFO. No entanto, eles nunca o fizeram e, pelo contrário, divulgam uma Ufologia baseada em evidências, o que, conseqüentemente, faz com que acumulem dissabores e prejuízos. A pergunta básica ao advogado Luis Gago é somente uma: o senhor conheceu, conversou, esteve na casa do coronel Uyrangê ou de seus familiares? Se a resposta for afirmativa, levante suas considerações, pois certamente a UFO, baseada em evidências comprovadas, as publicará.
Luciano Stancka,
São Paulo (SP)
Família Abduzida
Achei muito interessante o texto Família é Seqüestrada por ETs em Minas Gerais, publicado em UFO 78. Não é possível que mãe, filha e amiga possam compactuar com o senhor João Caiana numa trama que não leva a nenhuma vantagem financeira. O pesquisador Paulo Nogueira está de parabéns pela linda reportagem.
Antônio Nepomuceno,
Goiânia (GO)
Surpreendente o relato do senhor João Caiana, em UFO 78. Fiquei realmente impressionada com a descrição de todos os detalhes da abdução de sua família e, confesso, tive até um pouco de medo.
Maria do Carmo Almeida,
Iturama (MG)
Aeronáutica
Não é possível acreditar que, mesmo diante das inúmeras evidências, a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda se furte a dar explicações verdadeiras sobre as ocorrências ufológicas testemunhadas pelos militares. Excelente a matéria UFOs Registrados pela Aeronáutica Brasileira! Mais uma vez a Revista UFO traz à tona um assunto extremamente polêmico.
Lucimara Pereira,
Presidente Prudente (SP)
Surpreendente o documento destinado ao Nucomdabra, publicado em UFO 78. Com uma lente de aumento, li atentamente todas as cinco páginas e fiquei impressionado com o diálogo dos oficiais. Porque ainda insistem em negar as evidências?
Silvio Arakaki,
Guarulhos (SP)
Elba Ramalho
Muitíssimo oportuna a entrevista com a cantora Elba Ramalho. Depois do ultraje sofrido por ela em Veja, felizmente, Elba encontrou em UFO a oportunidade de esclarecer seu ponto de vista sobre os discos voadores e os seres alienígenas. Parabéns a Equipe UFO!
Henrique Menezes Pires,
Niterói (RJ)
Utopia e Rigor Científico
Muito interessante o texto Ufologia: Da Utopia à Realidade, de Lúcio Mário Guimarães. A evolução dos fenômenos ufológicos em nosso planeta é diretamente proporcional a nossa própria História.
Jonas Souza,
Curitiba (PR)
Também acredito que nossas religiões tenham se originado de contatos com alienígenas, como o que foi exposto no texto Rigor Científico e Sigilo Militar Absoluto, de UFO 77. Afinal, somente os aliens, muito mais desenvolvidos que nós, poderiam ter um entendimento espiritual para isso. Os pobres mortais aqui não teriam essa capacidade.
Adriana Silva,
Campo Grande (MS)
Sai Baba
Fiquei estarrecida ao ler UFO 76! O box denunciando uma suposta pedofilia do avatar Sai Baba nada tem a ver com a matéria principal. Portanto, é um atentado às leis jornalísticas. Baba é o único líder religioso que se dispõe a falar sobre ETs. Este é assunto proibido nos mais diversos segmentos da Igreja. A Revista UFO, ao desmoralizar o líder com milhões de seguidores, presta um desserviço à Ufologia.
Sonia Magalhães,
soniasai@terra.com.br
A forma como minha carta foi publicada em UFO 77, na seção Busca de Respostas, acabou deturpando seu verdadeiro conteúdo. Na verdade, esta revista mostrou-se totalmente parcial, pois as cartas em defesa de Sai Baba foram muito mais extensas do que as contra. Que provas aqueles senhores possuem da autenticidade dos fenômenos do místico indiano? Quem são essas pessoas que autenticam suas façanhas? Por que esta publicação omitiu meus questionamentos? Conivência com mais uma estupenda fraude da Ufologia Mística? Infelizmente, pelo que me parece, é do interesse de vocês apresentar apenas o que lhes convém. Apesar de tudo, a edição 77 está excelente. A qualidade gráfica, impecável, e as matérias instigam os leitores a uma profunda reflexão sobre a Ufologia.
Newton José Brito,
newutonjosebrito@ig.com.br
UFO nos Estados Unidos
Sou leitor das publicações do Grupo Editorial Paracientífico (GEP) desde os 13 anos e me orgulho de receber uma revista brasileira com a qualidade e a credibilidade da Revista UFO. Ela é melhor do que qualquer outra revista produzida nos Estados Unidos, onde moro atualmente. Vocês não imaginam o monte de lixo que eles publicam aqui!
Felipe Albertão,
Sunnyvalley, Califórnia,
Estados Unidos
Caso Varginha revelado em livro
Fui um dos primeiros a comprar o livro O Caso Varginha, da Coleção Biblioteca UFO, quando o mesmo foi anunciado por vocês. Agora, ao recebê-lo, fiquei espantado com o enorme volume de informações apresentadas pelo autor, Ubirajara Franco Rodrigues. A Comunidade Ufológica Internacional tem toda a razão em considerar o Caso Varginha como o “Roswell brasileiro”. Parabéns à Equipe UFO e ao autor.
Zélio G. Nunes,
Manaus (AM)
Espetacular o livro O Caso Varginha. Ubirajara nos brinda com informações da maior importância sobre a ocorrência e nos prova por A mais B que o governo brasileiro esconde tudo o que se passou.
Maria de Fátima Martins,
Mauá (SP)
Tenho acompanhado todas as obras da Coleção Biblioteca UFO e a considero uma das melhores referências sobre Ufologia em nosso país. Mas o livro O Caso Varginha superou minhas expectativas. Valeu a pena aguardar cinco anos para que Ubirajara Rodrigues finalmente nos apresentasse detalhes da captura de ETs no Sul de Minas. E valeu a pena esperar quase dois meses para a Equipe UFO finalizar a obra.
José Farias,
Joinville (SC)
O Caso Varginha é um marco na Ufologia Brasileira. Gostaria de ver nossas autoridades continuarem a ignorar o caso, como vêm fazendo até então. Ou pior, queria vê-las insistindo em negar sua ocorrência!
José Francisco Castello,
Niterói (RJ)