Aumenta Polêmica sobre Fátima
A expectativa existente em torno do terceiro segredo de Fátima foi estranhamente frustrada pela declaração do secretário de Estado do Vaticano, em 17 de maio passado, de que o mesmo estaria apenas relacionado a um atentado sofrido pelo papa João Paulo II, há 19 anos. Vista como propaganda da Santa Sé para conquistar mais fiéis e dissipar a polêmica em torno do assunto, a manifestação da Igreja não teve boa aceitação entre os estudiosos e membros da comunidade ufológica. Muito pelo contrário, houve revolta com a possibilidade de acobertamento de informações, possivelmente relacionadas com visitas extraterrestres a nosso planeta, que estariam inseridas no contexto do segredo – e por isso mantido em sigilo.
Conjeturam os ufólogos que, se o atentado ao papa fosse o teor da mensagem de Fátima, a mesma já teria sido revelada anteriormente. No entanto, isso não aconteceu e a polêmica ressuscitada pelo Vaticano somente reforçou as suspeitas de que a Igreja não está disposta a abrir mão de suas informações. Estudiosos de Ufologia chefiados pelos pesquisadores portugueses Joaquim Fernandes e Fina d’Armada investigaram a fundo a ocorrência de 1917, e garantem que teria ocorrido em Fátima um fenômeno puramente ufológico.
De acordo com o estigmatizado italiano Giorgio Bongiovanni, o que teria sido revelado pelo Vaticano não passa de uma pequena parte do verdadeiro segredo. Para ele, que viaja pelo mundo proclamando que o mistério envolve a presença de extraterrestres em nosso planeta, ainda há muito a ser dito. “O último mistério é uma combinação de vários acontecimentos, disse. “Nele, se vê que os aliens têm papel fundamental no sentido de ajudar o povo terrestre a abandonar práticas de guerra”.
França Revela Novos Segredos
O grupo ufológico francês SOS OVNI conseguiu documentos do Ministério da Defesa francês que revelam a detecção de um UFO em seus radares durante um avistamento em 1998. Uma testemunha civil, moradora de uma cidade próxima a Metz, observou um objeto esférico que disparava raios de luz enquanto voava – fato publicado na edição 43 da revista UFO Magazine. Ao relatar seu avistamento à Gendarmerie – polícia nacional francesa – a testemunha teve acesso a um documento confirmando o fenômeno. Nele, os militares diziam ter detectado um UFO em seus radares no Centro de Controle Aéreo de Drachenbronn, ao norte de Strassburgo.
Em fevereiro de 1999, o SOS OVNI enviou uma carta solicitando informações e uma cópia da gravação do radar ao Ministério da Defesa, recebendo o material em julho do mesmo ano. Em vista disso, os ufólogos da entidade fizeram novamente lobby junto ao ministro da Defesa para liberar também outros relatórios que ainda estariam sendo retidos em Drachenbronn, relativos a vários outros acontecimentos. O pedido foi enviado à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), uma agência francesa que regula todas as solicitações do gênero e decide quais documentos podem ou não ser liberados. No mês passado o pedido da SOS OVNI foi aceito. A França, como se sabe, foi o primeiro país do mundo a reconhecer publicamente a existência dos UFOs, em 1974, durante um pronunciamento de um funcionário do mesmo Ministério da Defesa que hoje revela segredos militares envolvendo UFOs. De lá para cá, a França mantém um organismo oficial de pesquisas ufológicas, localizado nos arredores de Paris, porém sem grandes atividades e com poucas novidades – pelo menos em nível público.
UFO Deixa Sinais no Chile
O ufólogo Virgílio Sanchéz-Ocejo relatou ao jornal chileno Crónica que um UFO havia pousado e deixado uma grande marca triangular no solo de Tucupel, em 24 de abril deste ano. O fato deu-se com José Ignácio Prieto e quatro amigos, que estavam jantando quando as luzes do local se apagaram misteriosamente e um objeto azul com luminosidade muito intensa entrou pela janela da residência. A luz cegou-os temporariamente, e poucos momentos depois desapareceu. No dia seguinte, o grupo encontrou uma marca triangular de 30 m de cada lado, numa pequena ladeira da região. As plantas existentes no local estavam achatadas, como acontece nos círculos da Inglaterra.
Em San Pedro de Atacama, ao norte do país, a polícia também recebeu relatos de estranhas luzes vermelhas que rondavam a cidade. Um policial do esquadrão anti-narcóticos foi investigar a área à procura de um pista de pouso clandestina mas, para sua surpresa, também encontrou uma marca triangular perfeita, que tinha 50 m de base e foi feita sobre pequenas pedras que pareciam estar queimadas. O Chile tem sido um país recordista em manifestações ufológicas.
UFO na Argentina Também
No último dia 23 de abril, a jornalista Noemi Molina observou um UFO próximo à catedral da cidade de San Carlos de Bariloche, às 21:00 h. “Ele era grande e possuía muitas luzes coloridas”, disse a jornalista argentina, que estava em companhia de sua irmã. “O UFO movia-se vagarosamente sobre o lago Nahuel Huapi, em direção ao Chile”, completou a jornalista. Ufólogos descreveram o objeto como sendo uma nave-mãe, e outras pessoas disseram ter visto um estranho objeto no mesmo dia. Entretanto, de acordo com o jornal El Corillerano, o aeroporto local alegou desconhecer qualquer anormalidade.
Filme Reacende Polêmica
Em 4 de julho de 1997 o robô Sojourner foi o responsável pela transmissão de imagens da superfície de Marte, assistidas por milhões de pessoas em todo o mundo. Só nos Estados Unidos foram responsáveis pelos maiores índices de apoio ao programa espacial que a NASA obteve desde o fim do projeto Apollo e a partida do último astronauta da Lua. Hoje, a sonda Mars Surveyor está fazendo o mapeamento do planeta e futuramente Washington enviará robôs para colher dados científicos. Quando as informações estiverem reunidas, será formada uma equipe de 6 astronautas que ficarão 26 meses no planeta.
Foi baseando-se nessas informações que o diretor Brian DePalma produziu o filme Missão Marte [Mission to Mars], ressuscitando a polêmica sobre a origem da vida no Sistema Solar. O filme atingiu recordes de audiência nos Estados Unidos, abordando a possibilidade – fictícia mas bem ao gosto dos ufólogos – de que os monumentos da Planície Cydonia, principalmente a esfinge e as pirâmides, teriam sido construídos por seres que já estiveram na Terra. A história se passa no ano 2020 e conta a trajetória de uma equipe de astronautas que pretende explorar o solo e desvendar os segredos do Planeta Vermelho.
Aclamado por alguns como um filme inteligente e riquíssimo em efeitos especiais, a película de DePalma sofre severas críticas quanto a ingenuidade de seu roteiro. Ao sugerir que a vida humana teria surgido em Marte, e como seria nosso eventual relacionamento com marcianos, Missão Marte foi considerado por críticos de cinema como extremamente épico e ufanista – porém otimista. “Perfeito para embalar a euforia econômica dos Estados Unidos em plena era Clinton”, sugerem alguns deles. Não faltam, inclusive, bandeiras tremulando e um bondoso marciano com traços humanos que convida os astronautas a conhecer seu planeta.
[Fernanda Zanoni, acadêmica de Jornalismo da UFMS]
Estranho Objeto no MS
Em 30 anos de profissão, o repórter fotográfico Washington Luiz Mendonça Júnior, da TV Educativa (TVE), do governo de Mato Grosso do Sul, jamais havia visto algo parecido. No último dia 24 de abril, entre 10:00 e 11:00 h, Washington fez uma série de aproximadamente 10 fotos, em seqüência e de um mesmo ângulo, da torre existente no pátio da emissora, situada no Parque dos Poderes, na capital Campo Grande. Ele usou uma câmera Guest G 4000, com lente objetiva. Nada observou próximo ao local no momento. Mas, ao revelar o filme, um colega chamou sua atenção para um estranho objeto existente em uma das fotos. Analisados em laboratório, tanto o negativo quanto a foto mostraram-se absolutamente isentos de manipulação. O repórter também descarta a possibilidade de ser um pássaro ou algo parecido. “O céu estava limpo e não havia nada além da torre”, declarou à Revista UFO.
UFOs na Índia e África do Sul
No dia 8 de abril deste ano, às 23:55 h, um luminoso objeto amarelo lentamente aproximou-se dos Aeroportos Indira Gandhi e Regional de Palam, nos arredores da capital da Índia, Nova Delhi. Uma das testemunhas a observar o fenômeno, Anukan K., disse que o UFO possuía brilho intenso e um movimento irregular. Muitas outras pessoas que estavam nos locais também puderam presenciar o fato. “Ele não emitia som algum e tinha formato cilíndrico”, disse Anukan. “Vinha lentamente e, após pouco tempo, mudou sua direção, disparando e desaparecendo”, complementa.
As autoridades do país, habituadas a registrar fenômenos ufológicos, estão sob alerta, já que objetos voadores não identificados são cada vez mais comuns em áreas próximas a aeroportos – quando causam sérios distúrbios na condução e controle do tráfego aéreo. Em anos passados, por diversas vezes aviões comerciais em procedimento de pouso em aeroportos do país tiveram que realizar arriscadas manobras para evitar colisões.
Aparições de misteriosos objetos também têm sido freqüentes na África do Sul, onde tais fatos ainda não são convenientemente divulgados pela Imprensa. No dia 22 de abril, às 19:45 h, Alan J. e sua esposa, moradores da localidade de George, Estado de Southern Cape, estavam observando o céu quando avistaram um brilhante objeto se aproximando. “Pensei estar vendo um satélite, mas era muito brilhante”, disse Alan. “Muito mais brilhante que as estrelas comuns e os satélites. Ele diminuía e aumentava”, acrescenta. O estranho avistamento durou pouco tempo, mas o suficiente para se registrar sua manifestação. Apesar de ter poucos ufólogos, a África do Sul é uma nação com intensa casuística ufológica.