Edição 71 – MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Equipe UFO

Life faz Pesquisa de Opinião

Ao longo das cinco décadas em que o Fenômeno UFO tem se mostrado mais ativo, a publicação norte-americana Life ficou famosa por promover pesquisas de opinião pública para testar a aceitação da existência de vida extraterrestre entre a população. Alguns dos pools tornaram-se históricos e mostraram qual a verdadeira quantidade de pessoas que crêem em UFOs nos EUA. Agora, a edição de março passado da revista trouxe os resultados de mais um estudo do gênero. Ao lado da matéria de capa UFOs: Por que nós acreditamos?, a Life apresenta uma evolução nos indicadores, medidos entre os dias 12 e 13 de janeiro passado.

A revista entrevistou 1.564 adultos e obteve resultados bem expressivos. Cerca de 54% dos norte-americanos acreditam que exista vida inteligente fora da Terra, o que representa quase 15% de aumento sobre o último pool, há menos de uma década. Enquanto isso, 30% dos entrevistados acreditam que estamos sendo visitados por seres alienígenas, contra 54% que descartam esta hipótese. Quanto a isso, o índice de aceitação das visitas alienígenas cresceu nos últimos anos, assim como a rejeição à hipótese teve uma sensível queda.

Um dos temas principais da pesquisa dizia respeito às teorias conspiracionistas, segundo as quais o governo dos EUA estaria escondendo informações sobre os UFOs. 49% dos entrevistados disseram ser a favor desta afirmação, garantindo que as autoridades norte-americanas de fato sabem muito e falam pouco sobre os discos voadores. Além desses números, 13% dos participantes da pesquisa afirmaram conhecer alguém que já tenha visto um UFO, enquanto 11% dizem que já tiveram tais experiências pessoalmente. Quando perguntados se já mantiveram contato com seres do espaço, apenas 1% disse que sim. Mas 21% responderam que aceitariam um convite feito por um alienígena para entrar numa nave.

UFO Pousa na Malásia

De acordo com o jornal malaio The Star of Kuala Lumpur, de 5 de março passado, um UFO teria aterrissado num pântano próximo ao pequeno vilarejo de Kampung Gobek no dia 2 do mesmo mês, deixando cerca de 1.000 moradores em suspense. Os habitantes disseram ter visto um objeto brilhante às 03:00 h disparando luzes em intervalos, como relâmpagos. Entretanto não havia sinais de chuva e o céu estava claro. Ao nascer do dia seguinte, alguns membros da vila foram ao local onde as luzes tinham sido vistas e encontraram uma depressão em forma de Y medindo 15 por 5 m. Próximo à essa depressão havia outro buraco profundo em forma de semi circunferência, de 3 m, e outros três buracos de 1 m de diâmetro.

O governo da Malásia informou através de nota à Imprensa que o incidente não é nada incomum, numa tentativa de abafar os rumores – já crescentes – de que fora um disco voador o objeto acidentado no local. Razali Mohamed Noor, engenheiro do Departamento de Drenagem e Irrigação da região de Tanah Merah, disse que a causa das marcas encontradas na região pantanosa eram os canais de irrigação construídos por fazendeiros… A afirmação não convenceu os curiosos, que ainda aguardam explicação. O Departamento de Pesquisas Geológicas de Kelantan vai enviar investigadores para analisar o local do avistamento.

Como em ocasiões anteriores, fatos do gênero são acobertados. A Malásia, assim como variados países emergentes e em desenvolvimento da Ásia, tem forte apoio comercial dos Estados Unidos, participando em certa escala de seus programas militares. Tal como ocorre em países sul-americanos com orientação política voltada para a atuação internacional dos EUA, a Malásia também contribui com os militares norte-americanos no registro de ocorrências ufológicas.

Alien Encontrado em Pirâmide

Uma estranha história circulou no mês de março entre ufólogos e egiptólogos de todo mundo. A matéria foi publicada na revista Rose El-Yussuf e dava conta de que o esqueleto de um ser alienígena teria sido encontrado em 1988 pelo estudioso francês Louis Caparat, dentro de uma sala secreta na grande pirâmide de Queóps. Até então, no entanto, não há a menor confirmação para o fato, nem por parte de Caparat, nem por parte de outros egiptólogos.

Diz o artigo na Rose El-Yussuf que o humanóide extraterrestre teria sido encontrado num caixão de cristal transparente. “O ser parecia inicialmente estar hibernando ou em estado de animação suspensa”, disse Caparat, que relatou ainda ter encontrado um texto em papiro onde era descrito o encontro entre o faraó Queóps e a entidade. No documento, aparentemente decifrado, o alienígena teria dito ao faraó que, um dia, seres de sua espécie viriam das estrelas para habitar a Terra. O estudioso afirma também que teria sido o alien quem sugeriu o design da pirâmide e persuadiu os egípcios a construírem tal monumento.

O egiptólogo espanhol Francisco de Braga, que também é biólogo, se propôs a fazer exames de sangue, tecidos, células e DNA no alienígena encontrado, a convite de seu colega francês. Mas quando chegou ao Cairo, Braga foi detido por funcionários do Ministério de Segurança Egípcio e deportado à Madri, sem que as autoridades lhe dessem qualquer explicação. Ainda de acordo com a Rose El-Yussuf, a entidade extraterrestre teria sido levada para um laboratório de uma base secreta da inteligência militar do Egito.

A história parece inverossímil e não tem o menor respaldo. Consultado a respeito pela Revista UFO, o renomado egiptólogo Amargi Hillier negou que o fato tivesse acontecido. Para ele, a história não passa de puro sensacionalismo. “Eu desafio qualquer pessoa a mostrar evidências de que tudo isso tenha de fato acontecido”, disse Hillier, que é reconhecido por seus importantes estudos dos monumentos sagrados do Egito.

Programa Líder de Audiência

O programa Conexão UFO, levado ao ar todas as sextas-feiras, às 21:00 h, pela rádio AM Educativa, de Curitiba (PR), é campeão nacional de audiência no gênero ufológico. O Conexão UFO é dirigido pelo ufólogo Rafael Cury, co-editor de UFO e editor da revista Terceiro Milênio, e está ativo há dois anos. A cada edição, com duração de três horas ininterruptas, o programa debate Ufologia apresenta entrevistados e recebe cerca de 100 telefonemas de ouvintes.

“Um dos temas que nossos ouvintes mais questionam diz respeito ao suposto paranormal Urandir Fernandes de Oliveira”, disse Cury. O programa chegou a receber tantas perguntas sobre o assunto que seu produtor resolveu fazer uma pesquisa interativa a respeito, constatando que 95% dos participantes da enquete não acreditam nos alegados poderes paranormais e ufológicos de Urandir. Outros temas abordados vão desde o Caso Varginha até casuística regional.

Os ufólogos paranaenses Adílson Machado, Romio Cury e Antonio Lori Cordeiro também auxiliam na apresentação do programa, que brevemente estará indo ao ar em cadeia nacional de rádio. Atualmente, os leitores que quiserem ouvir ou participar do Conexão UFO podem sintonizar seu rádio em 630 Mhz, na região metropolitana de Curitiba. Em pouco tempo, o programa também estará sendo veiculado pela Internet.

Nave Rapta Carro na Irlanda

Um objeto voador não identificado seqüestrou um morador de Ulster, Irlanda, em seu próprio veículo. O carro foi erguido do solo por um UFO e o abduzido passou seis horas de mistério. O fato deu-se com John H. em 23 de março de 2000. John ia para sua casa, após o trabalho, quando teve a aterrorizante experiência. “Depois que tudo ocorreu, apenas quis chegar em casa e dormir durante algumas horas”, declarou a vítima, que é funcionário de uma fábrica em West Belfast e levava uma vida tranqüila, até esse dia. Ele conta que, em seu caminho para casa, parou num posto de gasolina para encher o tanque e notou em seu lado direito uma enorme luz no céu, que pensou a princípio ser a Lua. Mas ao olhar novamente, viu que parecia algo ovóide e bem grande. John parou de abastecer e pôs-se novamente na estrada, intrigado, sendo que o UFO passou a segui-lo pelo caminho. Curiosamente, ele fora induzido a tomar uma estrada errada, que o levava para o lado oposto de onde queria ir. “Não pude entender porque estava dirigindo naquela estrada”, contou.

Por todo o trajeto o UFO o acompanhava, chegando cada vez mais perto e fazendo o homem entrar em pânico. Desesperado, parou o automóvel num acostamento próximo a uma lavoura, às margens da Rodovia M-3. De repente, o objeto misterioso se aproximou e começou a erguer o carro, suave mas firmemente. “Nesse momento, senti como se alguém estivesse espremendo meu cérebro”, declarou o homem ainda assustado a Conor McLaughlin, membro do Belfast OVNI Society, que está investigando o caso. Uma voz vinha à cabeça de John, enquanto seu carro ia subindo no ar, dizendo-lhe o que fazer e até o que pensar. Depois disso, não se lembra de mais nada, exceto que chegou em sua casa com estranhas sensações seis horas após o início do incidente. O trajeto do posto de gasolina à residência não dura mais do que cinco minutos e é bem conhecido por ele. “Só o que eu sei é que seis horas de minha vida simplesmente desapareceram de minha memória”, desabafou. Casos como esses têm sido cada vez mais comuns em várias partes do mundo.

UFOs Seguem a Estação Mir

O cosmonauta russo Alexander Balandine e seus colegas da base de lançamento espacial de Baikonur declararam à Imprensa internacional que discos voadores teriam se aproximado da estação espacial russa Mir, em várias ocasiões. Balandine disse que o governo russo tem evidências suficientes para confirmar os fatos. “Já é chegada a hora de os governos mundiais reconhecerem oficialmente a existência dos UFOs”, disse o cosmonauta à revista italiana UFO.

O general Vladimir Ivanov, ex-comandante das Forças Militares Espaciais Russas, também fez declarações bombásticas à mídia. Ele acrescentou que três objetos voadores não identificados foram registrados sobrevoando o cosmódromo de Baikonur, tendo sido complementarmente detectados pelos radares. Balandine e Ivanov chefiam um movimento dentro das forças armadas de seu país para que se revele o que a extinta KGB esconde sobre os UFOs. Durante o Fórum Mundial de Ufologia, realizado em Brasília em dezembro de 1997, Balandine confirmou que ele e seu colega Musa Manarov tinham tido contatos com naves.

“Quando ocorreram as operações de acoplamento de sua cápsula com a estação Mir, vimos um objeto brilhante a distância. Manarov pegou a câmera de vídeo e gravou várias cenas”, confirmou. Balandine insistiu que os militares russos têm uma contribuição a dar à pesquisa ufológica e ofereceu de exemplo o caso ocorrido em junho de 1989, na base de mísseis de Kaputsin Yar, onde várias testemunhas viram um objeto semi circular voando à baixa altitude e iluminando as instalações do complexo militar com poderosos holofotes.

crédito: ARQUIVO UFO

Alexander Balandine

Alexander Balandine

Ufologia na Televisão

Restam poucos acertos a ser confirmados, mas está quase tudo pronto para o lançamento, em breve, de dois programas de Ufologia pela rede Net de tevê a cabo. Um será gerado no Rio de Janeiro e, outro, a partir de São Paulo. A Revista UFO estará dando suporte técnico e fornecendo informações a ambos. Os detalhes da produção serão divulgados através desta revista, o que permitirá a participação de nossos leitores.

TÓPICO(S):
Compartilhe