Fórum Mundial de Ufologia
Considero a Revista UFO o mais sério meio de divulgação da Ufologia no Brasil, melhorando sempre, cada vez mais, e não deixando nada a dever a outras revistas do mundo no gênero. Durante o I Fórum Mundial de Ufologia, a Equipe UFO foi, efetivamente, o mais poderoso instrumento para ligar não só todos os ufólogos, como o público interessado! E agora UFO nos presenteia com um número especial, muito bem feito, sobre o Fórum.
Oficialmente estou na Ufologia des-de 1968, e posso, por isso, dizer que tive a honra e o prazer de fazer parte da mais importante reunião de ufólogos no Brasil de toda a nossa história. Foi um mega evento maravilhoso, num cenário mágico da LBV, num clima fraterno e cooperativo. O Fórum Mundial foi um acontecimento maduro, experiente, graças aos laços que Gevaerd conquistou pioneiramente no exterior.
Sei perfeitamente o quanto isso tudo foi difícil, mas ele provou que nós estávamos prontos para ficar lado a lado com os maiores pesquisadores ufológicos do mundo, na vanguarda da pesquisa, nas fronteiras do conhecimento humano. O nível do Fórum foi muito alto, produtivo e surpreendente – sinal de que os estrangeiros confiaram em nós e dividiram suas informações conosco. Esperamos merecer no futuro outros conclaves desse nível.
Senti que a esperança de conciliarmos as diferentes tendências na Ufologia está agora mais próxima do que nunca. Não gosto muito de ufanismo, mesmo porque a própria Ufologia nos estimula a derrubar as fronteiras nacionais em nossas mentes e corações, sendo cidadãos planetários. Mas, ao voltar para São Paulo, após o Fórum, todos aqueles que participaram desse evento conseguiram fazer com que me sentisse orgulhoso de ser membro do Conselho Editorial da Revista UFO e do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), de ser ufólogo e de ser brasileiro! Parabéns!
Ademar Eugênio de Mello
São Paulo (SP)
UFO 57
Quero parabenizar a Revista UFO por sua edição 57, de março passado. Simplesmente excelente a matéria do renomado ufólogo Philip Mantle sobre as autópsias dos extraterrestres de Roswell. Eu até imaginava que o assunto estava encerrado.
Carlos Albuquerque Pereira
São Carlos (SP)
Sou assíduo leitor de UFO há anos mas nunca tinha lido um texto da senhora Tereza Falcão Arantes. Parece-me que ela é nova na revista e, em caso afirmativo, quero parabenizá-los por dar oportunidade a tanta gente que pensa tão brilhantemente em Ufologia. Há muitos talentos na pesquisa ufológica brasileira que precisam ser reconhecidos.
Célia Souto Roeringer
Blumenau (SC)
Adorei a UFO 57, que trouxe excelentes matérias, especialmente a da redatora Adriana Viana, sobre os grupos ufológicos que estão se proliferando no Brasil. Porém achei muito técnico e confuso o artigo sobre UFOs no México.
Fernando Bastos
Londrina (PR)
A Revista UFO de março trouxe uma rigorosa análise do filme de um UFO feito no México. Acho extremamente importante que a revista aborde com tanta seriedade casos acontecidos também noutros países. O relatório de Bruce Maccabee é bastante detalhado e esclarecedor, ainda que demasiadamente técnico.
João Pedro S. Martinelli
Ilhéus (BA)
UFO Especial 23
Estou respirando aliviada. Estava com receio de que vocês não fossem publicar na íntegra as conferências do Fórum Mundial de Ufologia, que foi um tremendo sucesso. Felizmente, ao receber a UFO Especial 23, de abril, pude ver que a Equipe UFO não dorme mesmo no ponto.
Ingrid Schollenbeck
Passo Fundo (RS)
Muito boa a UFO Especial 23, que inicia a transcrição das conferências apresentadas no Fórum Mundial. Acho muito válida a iniciativa, mas como participante em tal evento, creio que vocês não devem publicar algumas das palestras, pois nada acrescentaram e foram enfadonhas.
Dr. Júlio Piovesan
Brasília (DF)
Informação ufológica
Quero elogiar o grande trabalho que a Revista UFO vem desenvolvendo ao longo dos tempos. Somente através de uma revista séria como a UFO que as pessoas realmente poderão obter informações sobre os diversos assuntos relacionados aos discos voadores.
Antonio Marcos de Souza
São Paulo (SP)
Um ombusdman para a UFO
Por duas ou três vezes, a Revista UFO deu-me a oportunidade de expressar minhas opiniões sobre Ufologia e suas correlações. Se é o objetivo desta revista – como parece ter sido sempre esta a tônica das matérias – dar chance às pessoas de mostrarem se realmente têm ou não algum dote paranormal, e, assim sendo, aceitar um erro caso ele exista, gostaria de sugerir a vocês a criação da coluna ombusdman, para que alguém contratado pela revista possa dar seu parecer sobre a linha de conduta da mesma.
Marco Túlio N. Chagas
Belo Horizonte (MG)
Material de pesquisas
Compro todo e qualquer livro referente à Suméria, notadamente o de Samuel Noah Kramer, editado em 1975 por Publicações Europa América, cujo nome é A História Começa na Suméria. Favor escreverem para o endereço: Rua Inocêncio Góes 10, 40070-420 Salvador (BA).
José Pires de Carvalho Neto
Salvador (BA)
Grupos Ufológicos
Comunicamos o novo endereço do Grupo Ufológico do Cariri (GUC), onde está atuando com força total: Rua Cícero José do Nascimento 167, Bairro Araçá, 63360-000 Aurora (CE).
José Cícero da Silva
Aurora (CE)
Informamos aos leitores de UFO que o Grupo de Estudos Ufológicos de Sete Lagoas (GEUS) está funcionando em plena atividade no endereço: Rua Antonio Batista 470, Boa Vista, 35700-082 Sete Lagoas (MG). Fone/fax: (031) 774-0240. E-mail: baptista@net.em.com.br.
Leandro C. D. Silva
Sete Lagoas (MG)
Pedimos que divulguem em UFO o nome e endereço do Centro Londriense de Estudos Ufológicos (CLEU): Rua Tocantis 255/203, Vila Nova, 86025-010 Londrina (PR).
Agostinho Rodrigo Balan
Londrina (PR)
Gostaria de saber o endereço de grupos ufológicos nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Gostaria de me filiar a algum.
Celso Alcantara Perez
Santa Maria (RS)
Editor – Exatamente em sua cidade há um dos mais ativos grupos de estudos ufológicos do Rio Grande do Sul. Trata-se da Associação Brasileira de Pesquisas Ufológicas (ABPU), presidida por Hernan Mostajo. O endereço é: Rua dos Andradas 1675/06, Centro, 97010-300 Santa Maria (RS). No Paraná sugerimos contatar Rafael Cury, do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), no endereço: Caixa Postal 1366, Centro, 80001-970 Curitiba (PR). E em Santa Catarina estará em boas mãos se procurar o Eustáquio Andréa Patounas, da Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX): Rua Felipe Schmidt 515/sala 112, Centro, Florianópolis (SC).
Estou indo para uma temporada na Austrália e peço que me indiquem o endereço de algum grupo de Ufologia no país, especialmente em Queensland, onde ficarei seis meses.
Maria R. Thomé
Uberaba (MG)
Editor – A representante da Revista UFO na Austrália é justamente uma das mais ativas estudiosas do assunto em seu país e reside em Queensland, na cidade de Brisbane. É Glennys Mackay e seu endereço é: P. O. Box 2183, Mans-field (QLD), 4122. O telefone é: (07) 3849-6450. Se você vai estar no país em outubro, sugiro participar do congresso anual de Ufologia que Glennys realiza em sua cidade.
Ufólogos nordestinos
Quero manifestar todo o meu orgulho em termos, no Nordeste, tão bons e incansáveis ufólogos. Tenho grande admiração pelo trabalho do senhor Reginaldo de Athayde, cujo exemplo deveria ser seguido pela nova geração de ufólogos que está inundando o país.
Filipe Cunha Soares
Natal (RN)
Quase todas as edições de UFO trazem casos ufológicos ocorridos no Ceará. Alguns são espantosos e indicam que os ETs muitas vezes atacam as pessoas sem se importar com as conseqüências. Mas lamento que as autoridades não tomem conhecimento da questão, ou, se o fazem, não se manifestam a respeito.
Fabiana de Souza
Ilhéus (BA)
Autópsia de ETs
Pelo que vi na última UFO, a revista ainda considera aberto o debate sobre as tais autópsias de extraterrestres. Oras, há algumas edições, UFO dizia que assunto estava quase encerrado e que a maioria dos ufólogos do mundo já tinham como certo que as autópsias eram falsas. Agora, Philip Mantle, em seu artigo na edição 57, mostra exatamente o contrário.
Virgínia Leite da Costa
Mogi Mirim (SP)
Li na Internet um comentário maldoso sobre o livro de Philip Mantle e Michael Hesemann intitulado Beyond Roswell. Um ufólogo chamado Philippe Piet van Putten, de São Paulo, referiu-se a ele como sendo um lixo. Quero protestar quanto a isso. Eu li o livro, achei-o muito interessante, bem escrito e revelador, com muitas novas informações sobre o Caso Roswell que, até então, eu não conhecia. Gostaria de saber quem é esse van Putten para criticar a obra de tão expressivos estudiosos?
Thiago Nunes Souza
Palmas (TO)
Foto de UFO na AustráliaSou médico ortopedista e cada vez mais estudioso do Fenômeno UFO. Meu contato com as Revistas UFO e UFO Especial é recente, porém, tendo percebido a qualidade editorial destas, bem como sua seriedade, logo percebi que tais revistas seriam um forte referencial para meus estudos. Há cerca de dois anos ou mais me deparei com a UFO 45, de agosto de 1996, que traz na capa a foto de um suposto UFO feita na Austrália, em 1993. Adquiri também a UFO 48, de dezembro de 1996, trazendo uma reportagem a respeito da veracidade da foto. Gostaria que me fosse revelado o parecer final da investigação sobre tal foto.
Fernando Caio Simionato
Ribeirão Preto (SP)
Editor – Há uma grande polêmica em torno desta fotografia, que é parte de uma seqüência de 3 fotos obtida em 10 de março de 1993, às 06:00 h, pelo senhor Eric P. Thomasson, na localidade de Ochre Point, na Praia de Maslin, Austrália. As fotos foram difundidas pelo ufólogo Wendelle Stevens, dos EUA, e são acusadas de serem fraudes por vários estudiosos, porém apenas alguns deles puderam checar as informações e o caráter do fotógrafo. Segundo esses, o senhor Eric não apresenta o menor indício de ter fraudado as fotos e se mostra sempre bastante disposto a comentar o assunto. Jamais ganhou dinheiro, fama ou qualquer outro benefício por ter feito as fotos.
As fotografias têm, de fato, uma característica suspeita. Mas não é esse o critério que os ufólogos se utilizam para determinar se um documento ufológico do gênero é falso ou verdadeira. Na verdade, as fotografias de supostos UFOs só são aceitas pela Ufologia após analisadas com as mais diversas técnicas disponíveis. No caso das fotos de Maslin Beach, alguns métodos de análise foram empregados e demonstraram que as mesmas são legítimas. No entanto, o veredito final só poderá ser dado após novas investigações, mais completas, desta vez com o uso de computadores. UFO trará estas informações assim que as tiver.
Falece Tim Maia
Assim que o artista plástico Waldir Mariano assistiu ao vídeo da sonda ufológica de Capão Redondo, feito por seu filho Alan Bruno de Oliveira e sua sobrinha Katiuscia da Cunha Lopes, percebeu que aquilo era algo fantástico. Depois de ver o vídeo várias e várias vezes, decidiu procurar a Imprensa, fazendo com que o programa Realidade, da Rede Bandeirantes, colocasse as imagens no ar em primeira mão, dando conhecimento do extraordinário fato a toda a Ufologia Brasileira.
Bem antes dos ufólogos Ricardo Varela Corrêa, capitão Basílio Baranoff, Rubens Coneglian, Glauco Modesto, Antonio Cruz e eu, entre outros, iniciarem a pesquisa daquela ocorrência, nosso “ufólogo-mor” Tim Maia já tinha chegado na nossa frente e conversado com as pessoas.
Tim Maia, ao assistir aquelas imagens pela TV, ficou tão impressionado que ligou para o programa para parabenizar o Alan pela incrível filmagem e esclarecer que o que foi captado tratava-se mesmo de uma sonda ufológica. No dia seguinte, o nosso ufólogo-mor Tim Maia participava do programa Realidade, em que, durante 20 minutos, deu uma verdadeira aula de Ufologia e fez uma imensa propaganda gratuita da Revista UFO, da qual ele era um assíduo leitor, além de fazer vários comentários sobre o filme do Alan, um dos mais extraordinários casos já registrados pela Ufologia Brasileira.
Alguns meses atrás, a Rede Bandeirantes começou a viabilizar o projeto de um programa semanal de Ufologia e convidou o mesmo Tim Maia para ser o seu apresentador. Infelizmente, o programa não decolou. Durante vários anos, o cantor Tim Maia fez parte da filosofia Cultura Racional, até que chegou à conclusão de que aquele não era o caminho correto na Ufologia.
Tim Maia era um homem simples e divertido, culto e interessado no mesmo tema que move milhões de ufólogos pelo mundo afora. Infelizmente, em 15 de março passado perdemos esse nosso grande compositor, uma das vozes mais bonitas deste planeta e nosso querido ufólogo-mor. Mas com certeza ele estará sempre vivo em nossos corações. É assim que se sentem agora os ufólogos brasileiros: órfãos.
Claudeir Covo
São Paulo (SP)
Correio eletrônico ufológico
Ufologia vira Business
Estou escrevendo para relatar que a Ufologia registrou, aqui nos Estados Unidos, seu primeiro negócio milionário. A comunidade ufológica local está agitada com a informação de que a revista UFO Magazine, oficialmente conhecida como Official UFO California, a mais antiga e séria do país, acaba de ser vendida pela soma astronômica de 500 mil dólares.
Jamais alguém ouviu falar em um montante tão grande gasto na história da Ufologia e parece que o comprador da revista, que antes pertencia a Vicki Cooper e Don Ecker, é William J. Birnes, co-autor do livro do coronel Philip Corso, The Day After Roswell. Mas esta informação ainda não está confirmada.
James Courant
ufojet@aol.com
Grupo VEGA
O Grupo de Estudos sobre Ovnis Vega (GEOV) é uma organização sediada em São Paulo que pesquisa, estuda e analisa ocorrências que envolvem o Fenômeno UFO através de uma metodologia científica. Sua equipe procura divulgar todos os casos ocorridos, a fim de mostrar as evidências da presença extraterrestre em nosso planeta e preparar a sociedade para uma realidade que a cada dia torna-se mais evidente. Composto principalmente por pesquisadores de campo jovens, o grupo tem sido uma porta aberta ao publico que irá compor a Ufologia do futuro.
Ultimamente tem desenvolvido valiosos projetos para sua ampliação em nível nacional através de postos avançados e diretores regionais, pretendendo assim, colaborar para a infinita teia de informações que é a Ufologia. Nosso endereço para contatos é: Rua Galeno de Almeida 207/54, J. América, 05410-030 São Paulo (SP).
Fábio Avolio
vega@becrev.com
Tecnologia de chip
Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, declararam que conseguiram imprimir circuitos com dimensões imensamente pequenas, algo como 0,08 microns, utilizando uma versão ligeiramente alterada da tecnologia de fabricação de chips em litografia ótica convencional. Os novos circuitos teriam aproximadamente um terço do tamanho dos chips que estão hoje no mercado, informou o The Wall Street Journal.
Roberto Herrera Arbo
terrakeo@herrera.com.br
Site da Revista UFO
Gostaria de perguntar se a Revista UFO possui site na Internet. Caso afirmativo, favor indicar o endereço para que eu possa acompanhar todas as edições. Gostaria também de parabenizá-lo por nunca deixar cair uma revista como a UFO, que tanto apóia a pesquisa ufológica no Brasil.
Carlos Mendes Navarro
carlosmendes@hotmail.com
Editor – A Revista UFO está construindo sua página, lenta, porém gradativamente. Ela será uma versão eletrônica da edição impressa e conterá um pouco de tudo o que se constitui em informação ufológica de qualidade, mas ainda levará algumas semanas para ir ao ar, quando funcionará em nosso endereço de domínio ufo.com.br. Aguardem.