Brasil Inverdade
O país está dividido entre incrédulo e assombrado. Durante o mês de agosto, um senhor chamado Urandir Fernandes de Oliveira apresentou-se no programa diário Brasil Verdade, da Rede Bandeirantes, e fez declarações absolutamente impressionantes e absurdas sobre extraterrestres e discos voadores. Tal pessoa já é bem conhecida do público ufológico brasileiro, pois seus truques foram expostos em nossa edição de julho passado (UFO 52).
Em várias apresentações de uma hora cada – tempo infinito em termos de televisão – este senhor mostrou coisas tão inverossímeis quanto um alfabeto alienígena, afirmou fatos tão disparatados quanto ser ele um “escolhido dos ETs” e ainda prometeu que em pouco tempo ele, Urandir, seria responsável pela evacuação da Terra, num processo que seria executado por ETs com sua ajuda…
Coisas semelhantes o senhor Urandir tem afirmado em vários outros programas. Em Jô Soares Onze e Meia, de 04 de setembro, por exemplo, disse ser portador de segredos essenciais à existência humana. “Tenho a vibração cósmica nos níveis planetário, dimensional e energético”, falou sem explicar o que é isso… Parece não haver limites para suas afirmações infundadas.
Mas há um agravante no caso do Brasil Verdade: a direção do programa simplesmente fez de conta que tudo o que ele disse e mostrou era normal. Embora declarassem ter atitude neutra, os apresentadores foram verdadeiros garotos-propaganda do tal contatado, em atitude de credulidade que beirou o absurdo. “Amanhã o Urandir voltará ao programa e mostrará como contata os extraterrestres”, insistiam.
O programa foi descaradamente conivente com Urandir, que em vez de paranormal e contatado, como afirma, é mesmo mágico profissional. E sendo suas afirmações incabíveis, além de oportunistas – como já provamos não há como deixar de dizer que o Brasil Verdade fez um verdadeiro desserviço à Ufologia e aos seus telespectadores. Sua cumplicidade com uma trama tão surrealista é uma afronta ao bom-senso, ao jornalismo sério e à própria decência. Pode ser bem apropriado chamar o programa, doravante, de Brasil Inverdade.
Em várias apresentações televisivas o senhor Urandir mostrou coisas tão inverissímeis quanto a um dicionário em idioma extraterrestre, afirmou fatos tão disparatados quanto ser ele um “escolhido dos ETs”, e ainda prometeu que em pouco tempo levaria alguns humanos para uma viagem a bordo de uma nave alienígena…
Enquanto mostrava um conjunto de rabiscos toscos, Urandir – que já foi flagrado em várias oportunidades utilizando-se de recursos simplórios de mágica para iludir seus interlocutores – dizia serem tais símbolos um idioma usado pelos ETs. Quando solicitado pelo apresentador, escreveu a palavra “Terra” com exatamente cinco daqueles caracteres, como se alienígenas se utilizassem de um alfabeto em que cada letra do nosso tivesse uma correspondente. Um insulto à inteligência de quem o assiste…
Apelo barato – O ponto-alto do programa foram os truques de mágica que praticou diante de apresentadores, cameramen e técnicos que, por não verem algo tão evidentemente óbvio, ou são cegos ou completos desinformados. Foram truques baratos que Urandir afirmou serem pretensos poderes paranormais “… transmitidos a mim pelos próprios ETs”. Foi inacreditável. Não há palavras para descrever o que foram essas edições do Brasil Verdade.
Enquanto assistia aos programas, a Equipe UFO fez vários telefonemas à produção, na tentativa de mostrar provas do embuste. Empenhávamos em cumprir com nosso trabalho, acreditando que a produção tivesse sido envolvida inocentemente na história… Qual não foi nossa surpresa – aliás, nem tanto – ao constatarmos que diretores e técnicos do programa Brasil Verdade não estavam sequer interessados em nos ouvir! A impressão que tivemos era de que a produção almejava apenas e tão somente ibope!
Liguei pessoalmente várias vezes ao programa e não consegui falar com ninguém. O co-editor Claudeir Covo chegou a conversar demoradamente com um técnico do Brasil Verdade, passou fax com informações sobre Urandir e seus truques, mas a equipe não demonstrou o menor interesse em ouvir as fartas evidências de que o rapaz não tem o menor dote paranormal, quanto menos ufológico. O consultor de UFO Antonio Faleiro, ufólogo dos bons e mágico amador, chegou a telefonar para dizer como os truques que Urandir mostrava frente às câmeras eram feitos, mas sequer lhe deram ouvidos…
Enfim, houve um conluio entre apresentado, apresentadores e diretores em mostrar uma pantomima revestida de um apelo barato. Os ufólogos que conhecem a verdade sobre as atividades do senhor Urandir tentaram cumprir seu papel e trazer à luz a verdade. Cabe agora ao leitor fazer sua parte, ao analisar esta edição. Ela traz uma série de matérias sobre o suposto contatado Urandir, provando que ainda há bom-senso na Comunidade Ufológica Brasileira.