UM LIVRO PARA CÉTICOS E FANÁTICOS…
Testimonios Ovni
Carlos A. Guzmán Rojas
Plaza y Valdés Editores, México,
294 páginas
Existem inúmeras perguntas inquietantes em relação ao Fenômeno UFO que, a cada dia que passa, mais nos atormentam. O diretor da Mutual UFO Network (MUFON) no México, Carlos A. Guzmán Rojas sentiu a necessidade e responsabilidade de informar aos leitores o que são os discos voadores e quem são seus tripulantes – afinal, eles vêm à Terra com boas ou más intenções? Estamos lidando com seres de má fé que se utilizam da vulnerabilidade dos seres humanos, facilmente manipuláveis? Em Testimonios Ovni obteremos respostas a essas e outras dúvidas que porventura possam existir.
Rojas dedica parte de seu livro para a questão da credibilidade e ceticismo dentro da Ufologia. Ele argumenta que quem ataca a Ufologia sem procurar compreendê-la, é tão frágil em suas conclusões quanto aqueles que a defendem sem nenhum racionamento. “Valem-se apenas de sua paixão pessoal por esse estudo, o que não é suficiente”, afirma Rojas. “Porém, devemos reconhecer que todo esforço para definir e explicar o Fenômeno UFO é delicado e às vezes até inútil, pois ante o desconhecido, sempre haverá partidários cegos que o mal julguem e devotos ingênuos que o enaltecem”, conclui.
O Fenômeno UFO não é um problema de crer ou não crer, e sim de saber ou não saber a verdade. Ou ainda: de informação ou falta dela. Quem se aprofunda no estudo ufológico tem que manter a mente aberta a tudo, porém sem acreditar em nada de imediato. Testimonios Ovni apresenta um grande número de casos de visitas de extraterrestres à Terra, porém selecionados a dedo, dentro dos rígidos critérios do autor, que os pesquisou durante vários anos.
Testimonios Ovni não busca sensacionalismo ou comércio. Muito pelo contrário, acrescenta ao fenômeno informações que permitem ao leitor conhecer os fatos e formar sua própria opinião. O autor nos induz a questionar muitas hipóteses e analisar testemunhos e experiências ufológicas antes de tirarmos nossas conclusões, tornando a obra um ponto referencial que não é nem para céticos nem para fanáticos, e sim para aqueles que estão convencidos de que o conhecimento nos faz livres. Livres para pensarmos.
MAIS LIVROS DE BENÍTEZ À DISPOSIÇÃO DO LEITOR
A partir desta edição de UFO, passamos a oferecer aos leitores a série Operação Cavalo de Tróia, que vem sendo publicada no Brasil pela Editora Mercuryo. Agora o leitor também encontrará estes livros para fazer seu pedido. O último da série foi o recém-lançado capítulo 5, Os Outros Mundos, em que o autor, J. J. Benítez, continua a saga de um viajante do tempo em incursão pelas eras bíblicas. Há dois mil anos atrás, o viajante redescobre a verdadeira história de Jesus Cristo, redefinindo a evolução do cristianismo na Terra. Os livros de Benítez são imperdíveis para o ufólogo de espírito aberto.
A CIÊNCIA PROIBIDA DE JACQUES VALLÉE
Forbidden Science
Jacques Vallée
Marlowe & Company, New York,
473 páginas
Reconhecido mundialmente por seu pioneirismo no estudo e pesquisa do Fenômeno UFO, o doutor Jacques Vallée revela agora em Forbidden Science o que investigou quando era um jovem cientista no início de seu envolvimento com misteriosos objetos não identificados, quando passavam a ser investigados pela Força Aérea Norte-Americana (USAF). O livro é um diário das incursões de Vallée, e de outros acadêmicos, no campo do paranormal e do desconhecido, contando dia a dia suas principais descobertas. Entre os tantos casos relatados pelo autor em Forbidden Science está o extraordinário pouso de um UFO em Socorro (Novo México), no ano de 1964, pesquisado pessoalmente pelo doutor J. A. Hynek, considerado o pai da Ufologia. Vallée, já reconhecido astrofísico na época, destacou as conversas de bastidores que esquentaram inúmeros debates sobre o caso. Faz também a revelação do ultra secreto documento Pentacle Memorandum, escrito em 1953, que trata da existência de discos voadores admitida pela própria USAF.
Somos ou não visitados por esquadrilhas de naves interplanetárias? Em Forbidden Science você encontra este e outros questionamentos sobre assuntos intrigantes relacionados ao Fenômeno UFO, porém dessa vez feitos por alguém intimamente ligado à pesquisa sigilosa dos UFOs. De nacionalidade francesa, mas naturalizado norte-americano, Vallée é uma das maiores autoridades mundiais no assunto, tendo participado dos principais momentos históricos da pesquisa ufológica dos EUA e alguns países europeus.
Assim, Forbidden Science também questiona o papel dos governantes e militares em esconderem os dados obtidos paralelamente por cientistas civis de várias nações. “Essa censura representa um enorme prejuízo para o estudo e desenvolvimento do Fenômeno UFO”, garante Jacques Vallée, que descreve em seu livro todo medo e ansiedade que sentiu durante os dias em que reportou o modo que ele e seus colegas lutaram em busca do desenvolvimento e elucidação do fenômeno.
Quando a USAF começou a analisar o surgimento de UFOs, a partir de 1942, passou também a efetivar um extraordinário programa mamute de acobertamento de informações. Em 1967, quando Vallée e seu grande mentor, o próprio Allen Hynek, fizeram sua primeira pesquisa como consultores da USAF, imediatamente notaram as manobras da entidade e assumiram suas posições contrárias ao programa de desinformação. Mesmo assim, continuaram como consultores, ainda que pagos para desmentirem as observações relatadas pela população, porém fazendo suas próprias e realistas investigações à parte. Em Forbidden Science Vallée relata isso, para surpresa da comunidade ufológica internacional.
O autor descreve precisamente, ainda, todos os dias de não somente uma proliferação de perspectivas, mas de um complexo desafio das relações do Fenômeno UFO com o público e os explanou enquanto percorreu todo o território dos Estados Unidos. Vallée afirma que os UFOs nunca antes tinham sido estudados por profissionais gabaritados, pois eram considerados como refutáveis e sem mérito científico. Forbidden Science questiona a forma como nós usamos a pesquisa científica para descrever fenômenos anormais no campo físico e nos desafiar face a suposições sobre nós mesmos e o conceito de realidade.
RECEBEMOS E AGRADECEMOS…
• UFO Informe, n° 23, setembro de 1996, editado pelo Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU). Rua 880 n° 10, Bairro Casa Branca, 88220-000 Itapema (SC)
• Correio Extraterrestre, n° 14, setembro de 1996, editado pela Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX). Endereço: Rua Felipe Schmidt 515, Sala 112, Centro, 88010-001 Florianópolis (SC)
• Contato UFO, n° 2, agosto de 1996, do pesquisador Ari José M. Homem. Endereço: Rua Carlos Chagas 684, 14090-190 Ribeirão Preto (SP)
• Realidade UFO, n° 6, Centro de Investigações de Estudos Ufológicos (CIEU). Endereço: Rua Doutor Rivota 1118, Jardim das Paineiras, 97700-000 Santiago (RS)
• Informativo Conexão Inuz, n° 74, agosto de 1996, editado pela Conexão Inuz. Endereço: Caixa Postal 3007, 85015-970 Guarapuava (PR)
• Guia Ovni, n° 1, agosto de 1996, editado pela Sociedade Ovnis Luz (SOL). Endereço: Rua Miguel Ascoleze 183, Vila Nova, 91740-470 Porto Alegre (RS)
• Boletim VEGA, n° 1, editado pelo Grupo de Estudos sobre Ovnis – VEGA. Endereço: Rua Galeno de Almeida 207, apto 54, Jardim América, 05410-030 São Paulo (SP)
• Boletim CEPEX, n° 27, editado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX). Endereço: Rua Visconde de Mauá 67, Jardim João Paulo II, 13172-690 Sumaré (SP)
• Boletim Astronômico Aldebaran, n° 7, agosto de 1996, editado pelo Grupo de Estudos Astronômicos e Ufológicos (GEAU). Endereço: Rua Jaguré 325, apto. 104, Bl. 6, 05346-000 São Paulo (SP)
• Boletim GEONI, n° 53, editado pelo Grupo de Estudos de Objetos Não Identificados (GEONI). Endereço: Rua Eva Block 14, Vila Mariana, 04127-110 São Paulo (SP)