UFO 45
A Equipe UFO está novamente de parabéns! A última edição da UFO estava ótima. O fenômeno do Chupacabras já vinha ocorrendo há alguns meses e eu não tinha a mínima idéia do que se tratava. Graças à matéria do ufólogo Jorge Martín, pude entender mais sobre o assunto tão bem abordado.
Daniele Pereira,
Uberaba (MG).
A Revista UFO está se superando a cada dia. A matéria sobre o Chupacabras é bastante abrangente e esclarecedora. Os casos Varginha e Roswell, apesar de terem acontecido em épocas e locais bem distintos, não têm como não ser comparados. Parabéns a Marco Antônio Petit que fez um trabalho de pesquisa muito minucioso e importante para a Ufologia mundial.
Fernando Silva Araújo,
Rio de janeiro (RJ).
ESPECIAL 13
Parabenizo a toda laboriosa equipe de UFO pela excelente qualidade editorial e pela constante mudança para melhor. A UFO Especial de julho de 96 é uma demonstração da altíssima seriedade, qualidade e credibilidade de nossos pesquisadores. Muita luz para todos!
Eustáquio Andréa Patounas,
Florianópolis (SC).
Até agora, foi sem dúvida a melhor edição da UFO Especial, devido à seriedade, frieza e determinação com que Pacaccini e Ubirajara conduziram as pesquisas. Concordo com esses ufólogos quando afirmam que o misticismo e o esoterismo não têm nada a ver com ciência. Evitando, assim, falsas hipóteses e até a falta de credibilidade no caso. Realmente, dentre todas as revistas que publicaram matérias sobre Varginha, esta foi a que melhor relatou os mais importantes detalhes do caso.
Fernando Aparecido do Prado,
São Paulo (SP).
Achei bem interessante a edição UFO Especial 13, sobre o Caso Varginha. São pesquisas como essas, feitas por Ubirajara e Pacaccini, entre outros, que enaltecem o valor da Ufologia Brasileira. Parabéns aos pesquisadores, parabéns à Equipe UFO. Meus votos para que a revista continue assim.
Luiz da Silva Nunes,
Rio de Janeiro (RJ).
RIDICULARIZAÇÃO NAS TVs
Quero protestar o tratamento que certos programas de péssimo gosto, que beiram o ridículo – ditos humorísticos –, deram ao Caso Varginha. Temos um outro enigma ocorrendo em nosso país e os canais de TV não tratam esse assunto com seriedade, transformando-o em motivos de palhaçada sem a menor graça. A mídia deveria respeitar fenômenos que a própria ciência desconhece. Parabéns pela seriedade com que foi tratado o caso na Especial 13.
Claudino Dalolio,
São Paulo (SP).
PARABÉNS À UFOLOGIA BRASILEIRA
Quero parabenizar toda a Equipe UFO pelo excelente trabalho que tem feito no campo da Ufologia. Apesar da ação dos governos que tentam ofuscar os acontecimentos e informações relativos aos UFOs, é através do esforço do CBPDV e de outros grupos que a Ufologia tem sido difundida e analisada em todo o mundo.
Emerson Magno F. de Andrade,
João Pessoa (PB).
NAZISMO E UFOs
Gostaria de parabenizar a Equipe UFO pela edição 38, que fala que os nazistas pretendiam usar a tecnologia extraterrestre para conquistarem o mundo. Pois, antes desse artigo, eu não possuía nada que me informasse que a era moderna dos UFOs tinha se iniciado em 1947.
Marcelo Minuzzi Soares,
Porto Alegre (RS).
UMA NOVA INQUISIÇÃO
Na edição 42, li a matéria intitulada Ronaldo Mourão começa a ceder em seu ceticismo. Vimos que o astrônomo, que sempre se disse cético quanto à visita de alienígenas a nosso planeta pilotando naves e também desferidor de ataques ao Fenômeno UFO e aos contatados, estaria mudando paulatinamente seu comportamento. É bom ficarmos alertas em relação a essa nova postura de se tornarem mansos e cautelosos apreciadores de uma plausível possibilidade de vida extraterrestre que esses agentes de uma Santa Inquisição Moderna estão tendo, pois esse ponto de vista não passa de receio por estes se tornarem superados e defasados em suas profissões.
Verônica P. Dutra,
Rio de Janeiro (RJ)
REVISTA UFO CADA VEZ MELHOR
Quero parabenizar o editor de UFO pelo seu empenho de melhorar a revista a cada edição, e também, pela sua seriedade. Observo que ano após ano, a revista se renova dando a seus leitores uma visão cada vez mais clara do que é a Ufologia. Notei que a partir da UFO 42, o editorial passou a ser elaborado por seus co-editores. Isto é muito bom, pois passa mais credibilidade a nós. A diversidade de fatos, acontecimentos e as novas revelações sobre a realidade ufológica relatadas por esses ufólogos ampliam os conhecimentos do leitor e dão a oportunidade ao mesmo de ver que a Terra, num contexto geral, está sendo observada pelos viajantes dos discos voadores há milênios.
Maria Gorete Beling Rosa,
S. José (SC).
SPIELBERG E OS UFOs
Em primeiro lugar, parabéns à Revista UFO. Em resposta à questão de F. dos Santos Leonardo (UFO 43), digo que não só o facho de luz no filme Tubarão é mesmo um Fenômeno UFO, como Spielberg voltou a fazê-lo no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição. Neste filme, vemos um UFO cortando o céu, numa cena em que Indiana está com um menino. Essa ação se repete duas vezes. Realmente, Spielberg é um contatado, para nossa sorte.
Nino Lauro Iácono,
Lauzane Paulista (SP).
O leitor F. dos Santos Leonardo, em carta sobre Spielberg e os UFOs, citando o filme Tubarão, fez-me lembrar – e passo a observação para a revista e demais interessados – que no episódio O Trem Fantasma, da série Amazing Stories, também dirigida por Spielberg, em determinada cena, um ponto luminoso risca o céu perfeitamente visível, e desaparece sem ter qualquer conotação com o enredo.
Luiz Mendes Cordeiro,
Barbacena (MG).
DE VOLTA AO VERDADEIRO CIENTIFICISMO
Acompanhamos atentamente o desenvolvimento da Revista UFO nos últimos tempos e achamos que caiu em seu conceito científico e técnico casuístico, esbarrando no esoterismo exacerbado e comercial. Sem dúvida, a UFO mudou, desde os tempos em que apresentava casos sérios e casuística esmiuçada.
Ao compararmos, aleatoriamente, as edições 11 de UFO Especial (sobre Ashtar Sheran) e 7 de UFO (sobre UFOs no Norte e Nordeste), damos elogios múltiplos e aplausos merecidos aos tempos áureos do verdadeiro cientificismo da edição 7. Títulos como Comandos de seres extraplanetários em missão de paz no planeta Terra parecem, aos olhos de um leitor habilitado, um verdadeiro desmoronamento à crendice cega e desavisada.
Há algum tempo, escrevemos à edição desta revista para reclamarmos sobre um certo título de capa. O editor da mesma publicou nossa nota e defendeu-se através dela. Voltamos a escrever à Revista UFO e, novamente, tivemos nossa reclamação publicada. Apesar de já ter passado algum tempo, gostaríamos de parabenizar-lhes pelo respeito que têm para com o direito de resposta.
Continuamos com nossas opiniões, mas justiça seja feita! Queremos novamente elogiar o sério trabalho desta revista, sobretudo no que diz respeito ao realizado no Caso Varginha (UFO Especial 13). Aguardamos, como assíduos leitores, as próximas edições. Desejando que não se deixem cair novamente no sensacionalismo ufológico – aliás, UFO ilógico.
Membros do Centro de Estudos Ufológicos do Ceará (CEUCE),
Fortaleza (CE)
EDITOR – Estamos cientes e agradecemos as críticas!