UFOs ASSUSTAM NA SOMÁLIA, TERRA DA MISÉRIA TOTAL
Autoridades da região da Somalilândia (nordeste da Somália) querem que a comunidade internacional investigue a ocorrência de misteriosas explosões após o aparecimento de objetos voadores não identificados sobre os céus da região. De acordo com relatos, as explosões aconteceram no nordeste da Somália e fizeram com que muitas pessoas ficassem doentes e os animais se comportassem de forma estranha. Um relatório elaborado pelas autoridades locais informou que muitas crianças teriam morrido, fato ainda não confirmado por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) que visitou a região.
“Queremos que a comunidade internacional lance urgentemente uma investigação sobre essas explosões e o que elas estão acarretando”, declarou um ministro do governo. A auto-proclamada República da Somalilândia se separou da Somália em 1991, mas não é reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas.
Uma investigação foi enviada pelo governo à região e relatou as transformações ocorridas depois que as explosões foram ouvidas, em dezembro, por muitas pessoas e em uma grande área. O nordeste da Somália, particularmente as regiões de Sol e Sanaag, onde foram registrados os fenômenos, é um vasto deserto rochoso com poucas árvores baixas e retorcidas como única forma de vegetação. Metade da população é nômade.
CRIADO NOVO GRUPO EM BRASÍLIA
Foi fundada, em 12 de dezembro de 1995 na cidade de Brasília, a Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET). O presidente deste novo grupo de pesquisas é o ufólogo veterano Roberto Beck, que há vários anos vem desenvolvendo importantes trabalhos na Ufologia Brasileira. Logo de início, a EBE-ET já tem mais de 40 pesquisadores fundadores, sendo a maioria de ufólogos igualmente qualificados e experientes.
MISTÉRIOS EM MINAS GERAIS
Pesquisadores do Grupo Mineiro de Pesquisas Ufológicas (GRUMPU) encontraram em Santos Dumont (MG) uma gruta que apresenta alguns fenômenos atípicos. O local ainda é ignorado e inexplorado pelo homem. Localizada em um distrito próximo à cidade, está escondida às margens de uma cachoeira e os moradores locais dizem que lá é a “casa da mãe d’ouro”. A gruta, por razão ainda desconhecida, impede o funcionamento de qualquer tipo de iluminação em seu interior, tais como lanternas, velas e outros instrumentos. O GRUMPU está aceitando a ajuda de especialistas para desvendar este mistério, o endereço do grupo é: Av. Afonso Vaz de Mello, 2514, B6/23, Bairro Diamante, 30660-070 Belo Horizonte (MG).
SETI ESTUDA FILME DA AUTÓPSIA
Os gigantes da informática Hewllett-Packard, Intel e Microsoft doaram recentemente 5 milhões de dólares ao programa SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) da NASA para que haja continuidade nos estudos sobre a vida alienígena na Terra. Os estudos serão direcionados principalmente para os supostos raptos de seres humanos por ETs e as polêmicas imagens do filme da autópsia que, segundo o cineasta Ray Santilli, foram feitas em 1947 e dizem respeito ao acidente de Roswell.
ETs INVADEM GUARABIRA
No final do mês de fevereiro, a cidade de Guarabira (PB), a 96 Km de João Pessoa, conviveu com alguns UFOs. Apesar de não haver registro fotográfico, várias pessoas confirmam a aparição de discos voadores que sobrevoaram a cidade. A Rádio Constelação, através do programa Jornal da Manhã, um dos mais ouvidos da região, realizou uma pesquisa na feira livre onde, das 75 pessoas entrevistadas, 50 disseram não ter visto nada. Mas 25 afirmaram ter presenciado os UFOs nos arredores de Guarabira, sempre entre 17 e 17h30.
Quando o diretor do hospital da Fundação SESP, Milton Bezerra Alves, viajava em direção a João Pessoa, viu a estranha luz num local bastante habitado da estrada, a Subida do DER. “Antes de chegar a Mari, vi à minha frente, na estrada, um reflexo muito forte, como se fosse um retrovisor de uma moto. Mas estava alto demais para ser uma moto. Durante 10 segundos vi o objeto, depois ele subiu e desapareceu”, disse.
Explica que, primeiramente, não deu muita importância, mas, no dia seguinte, percebendo a grande repercussão das aparições no Jornal da Manhã e a semelhança com o seu fato, associou-os. O radialista Humberto Santos, que comanda o programa na rádio, abordou o assunto por se tratar de uma mania na cidade. Sua própria mãe, dona Maria José, 50 anos, teve o avistamento de um “reflexo luminoso” quando estava na calçada de sua residência, no centro de Guarabira. O UFO apareceu por volta das 17h30 e chamou a atenção de vários moradores, inclusive de sua nora, Denise.
Maísa Félix Ribeiro, superintendente da 3ª Região de Polícia Civil, alegou não haver registro policial sobre o caso. Também não desconhece os comentários na cidade sobre as aparições. Afirma a delegada: “Até agora não vi nada. Mas vou prestar mais atenção”. Segundo ela, notícias da presença dos UFOs fazem parte do cotidiano dos moradores e não causam nenhum pânico a eles. Imagens dos objetos foram exibidas numa reportagem da TV Tambaú, em seus telejornais. Elas foram obtidas pelo estudante André Luís. Não são de boa qualidade, por terem sido captadas em VHS. Mesmo assim, mostram um objeto voando sobre o município, com luzes de várias cores piscando regularmente.
Na cidade foi criado um grupo exclusivo de observadores para tentar explicar o fenômeno, tamanha é a quantidade de pessoas que dizem ter visto objetos voadores no céu de Guarabira. Mas ainda não chegaram a nenhuma conclusão, pois estão reunindo mais provas. A maioria das pessoas que afirma ter visto o fenômeno discorda sobre a forma, uns dizem ser cilíndrica e com luz brilhante na extremidade. Outros dizem ser discóide e com luzes em sua volta. Porém, num ponto todos concordam: eles traçavam rotas em “V”.
Fonte: matéria publicada no jornal Correio da Paraíba, de 29/02/96.
INFA PRETENDE SE EXPANDIR
O Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA) foi fundado em 12 de outubro de 1994 por pesquisadores veteranos que atuam na Ufologia Nacional há vários anos. É uma entidade sem fins lucrativos, registrada em cartório e legalmente constituída, com sede no Ipiranga, em São Paulo (SP) e cujo presidente é o ufólogo Claudeir Covo. O INFA tem como objetivo principal congregar todos os grupos ufológicos, os quais pesquisam o Fenômeno UFO com uma metodologia científica.
Com pouco mais de um ano de atividades, o INFA já tem o apoio e participação dos seguintes grupos: CEPU (São Paulo), GUG (Guarujá), GEONI (São Paulo), CEPEX (Sumaré) e PACS (Piracicaba). O INFA realiza uma reunião pública mensal, e tem por objetivo uma viagem mensal de pesquisa e vigília ufológica. Durante sua existência, pesquisou em torno de 50 casos ufológicos.
Dentro em breve, o INFA irá nomear diversos representantes espalhados pelo Brasil e exterior, formando assim uma rede de comunicações e informações ufológicas. Endereço: Caixa Postal 42.700, Ipiranga, 04299-970 São Paulo (SP).
PESQUISADOR FAZ DISSERTAÇÃO ACADÊMICA SOBRE UFOLOGIA
Wilson Geraldo de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB), apresentou em dezembro de 1995, no departamento de Antropologia, uma dissertação de graduação com temática ufológica. É muito bom saber que a Ufologia começa a ganhar espaço dentro das comunidades científicas do Brasil. Segundo Wilson, seu trabalho é uma reflexão etnográfica sobre a organização em torno da problemática ufológica e pretende mostrar como se constitui essa organização como um movimento social.
“As experiências em torno do Fenômeno UFO remetem indivíduos a uma reordenação dos seus referenciais, inserindo-os em um processo de busca”, explica Wilson. Nesse processo, marcado por uma experiência inicial impactante, os indivíduos percorrem um caminho, na busca de afirmação da identidade e de reconstrução de seus referenciais. Surgem então categorias individuais e sociais específicas, em fases diferentes do processo. Para o pesquisador, é através das relações entre estas diferentes categorias que se perceberá o movimento ufológico brasileiro e suas motivações. Ao final, utilizando a noção antropológica de contato interétnico, faz uma reflexão em torno da categoria contatado e suas implicações para a construção do movimento e para a compreensão da problemática ufológica como organização social.
VOCÊ ACREDITA EM DISCO VOADOR?
Em agosto de 1995, nos dias 14, 15 e 16, a Televisão Gazeta, através do Programa Mulheres, comandado pelas já consagradas apresentadoras Ione e Claudete, colocou no ar essa pergunta: “Você acredita em disco voador? Se a resposta for sim, disque 900-0020 e se a resposta for não, disque, 900-0029”. A ligação era gratuita. Depois de três dias, contaram-se 6.541 ligações, sendo 4.338 sim e 2.203 não, válido somente para o estado de São Paulo. Estatisticamente falando, 66,3% das pessoas que ligaram acreditam em discos voadores. Parabéns à TV Gazeta.