GRUPOS E PUBLICAÇÕES
O Grupo de Estudos Ufológicos de Santiago (GEUS) foi fundado em 26 de janeiro de 1993 com o objetivo de estudar de maneira séria e imparcial o Fenômeno UFO, bem como dar maior divulgação ao assunto entre a população. O grupo já conta em seus arquivos com vários casos concretos, em sua maioria ocorridos em Santiago e região. Temos o apoio de jornais e de uma rádio local, onde freqüentemente fazemos esclarecimentos importantes sobre Ufologia à população local. Pedimos apoio ao CBPDV no que se refere a material fotográfico e informações sobre como podemos fazer para expor fotos de UFOs em papel couchêt, já que não dispomos de fotos para exposição (tipo as que circulam na capa da Revista UFO).
Telmo Bittencourt Brum Júnior,
Santiago (RS).
Estou formando um grupo para o estudo dos fenômenos extraterrestres aqui em Porto Alegre, que se chamará Sociedade OVNIs Luz (SOL). Assim, desejo entrar em contato com pessoas que realmente se interessem por Ufologia. O objetivo desse trabalho é entrar em contato com ETs, sem nos preocuparmos se são bons ou maus, deuses ou não. Simplesmente acreditamos que eles existem e que nos visitam. Como e porque é o que esperamos descobrir algum dia.
Jovanir Medeiros Miranda,
Porto Alegre (RS).
Pedimos ao CBPDV a gentileza de divulgar o nome e endereço do nosso Grupo Ufológico Apollo 11, na UFO. Estamos interessados em colaborar com a revista no Estado de Minas Gerais, como correspondentes e divulgadores.
Giancarlo de Oliveira Maron,
Belo Horizonte (MG).
Estamos enviando um exemplar do jornal Brazila Heroldo, editado mensalmente com matérias sobre política, economia, cultura, movimento esperantista etc. Pedimos que publiquem uma pequena nota sobre nosso trabalho e endereço em Goiânia, para que os leitores interessados nos escrevam.
Hermínia Bertoldo Moreira,
Goiânia (GO).
Gostaríamos muito de ser colaboradores do CBPDV aqui em nossa cidade. Nós temos um grupo de pesquisa, o OSPE, associado ao grupo GIPE, que vocês conhecem. Temos um arquivo muito grande de fotos, avistamentos, relatórios de aparições e pousos de UFOs. Botucatu é freqüentemente visitada por naves. Já avistamos UFOs dos mais variados, até mesmo à luz do dia, normalmente quando realizamos vigílias e acampamentos na região.
Éric, Stephann e Gustavo (OSPE),
Botucatu (SP).
A Revista UFO e o CBPDV estão sempre dispostos a auxiliar na criação ou no desenvolvimento de atividades de grupos e publicações ufológicas ou afins. Todos os grupos brasileiros de pesquisas ufológicas cadastrados junto à nossa secretaria recebem a UFO gratuitamente, assim como as publicações a recebem como intercâmbio. Os interessados devem escrever-nos manifestando seu desejo de cadastrar-se.
LEITORES QUESTIONAM
Solicito à redação da Revista UFO informação sobre o endereço da publicação espanhola Más Alla. Parabéns pela circulação mais assídua de UFO, cujas preciosas informações são vitais à Ufologia.
Cely Dal Pai de Mello,
Porto Alegre (RS).
Gostaria de divulgar os trabalhos do Centro de Estudos Esotéricos e Terapias Alternativas de São Gonçalo, que estamos desenvolvendo em diversas áreas, inclusive atendimento grátis em relaxamento, meditação, orientação espiritual e Karma Yoga. Também solicito orientação sobre como realizar o 1º Simpósio de Ufologia de São Gonçalo, e aproveito para convidá-los a comparecerem no evento com alguns convidados especiais.
Jesiel T. Santos,
São Gonçalo (RJ).
A revista espanhola Más Allá de La Ciência pode ser contactada através de seu editor de Ufologia, que é o ufólogo Javier Sierra, representante do CBPDV naquele país. Javier tem um artigo publicado nesta edição, ao fim do qual está relacionado seu endereço. Teremos prazer em comparecer ao evento de São Gonçalo e em tantos outros quantos forem realizados no Brasil ou exterior.
CASUÍSTICA UFOLÓGICA
Graças ao trabalho do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU), de Fortaleza, tivemos oportunidade de tomar conhecimento da onda ufológica do Ceará. Ficamos sabendo, ainda, sobre o interessantíssimo caso de abducção do PM Luiz Ribeiro de Oliveira, passados apenas 50 dias do ocorrido, o que é muito importante para quem acompanha atentamente a casuística ufológica. Sugiro aos pesquisadores que se acostumem a anotar todos os pormenores relacionados com os casos pesquisados (detalhes da narrativa, do local, da testemunha, de opiniões), com vistas a futura edição de um livro sobre a Ufologia local e nacional.
Boris Lessa, tradutor da Equipe UFO,
Brasília (DF).
UFOs EM IPORANGA
Tivemos a oportunidade de ler dois interessantes artigos em UFO 23, de autoria de Edison Boaventura Júnior e Sandra Hassman. Neles são relatados fenômenos luminosos incomuns em Iporanga e adjacências, no sul de São Paulo, as chamadas bolas de fogo. Essas bolas, além de muito brilhantes, executam movimento silencioso, em trajetórias complexas e próximas ao solo. É natural que sejam assimiladas como sendo UFOs. No entanto, acredito na possibilidade de que esses fenômenos possam estar associados aos chamados raios esféricos, que são de origem natural e, ainda que pouco conhecidos da nossa ciência, já mereceram atenção de muitos estudiosos. O artigo sobre a natureza do raio esférico, do eminente cientista russo P. Kapitsa, publicado na revista Informes da Academia de Ciência da URSS, que anexamos à esta, mostra bem a semelhança desse fenômeno com a bola de fogo. Solicito que estes autores sobre Iporanga apreciem o assunto e aprofundem esse estudo. Seria interessante, também, que se buscasse contato com físicos especializados em plasmas, que é a parte da Física destinada a esses fenômenos. O contato poderá ser feito através da USP ou Unicamp, em São Paulo. Aproveito para me congratular com a Revista UFO pelo belo trabalho que vem realizando.
Hélio Salim de Amorim, professor do Instituto de física da UFRJ,
Rio de Janeiro (RJ).
Como espeleólogo oficial, venho explicar aos leitores, e em especial ao ufólogo Edison Boaventura Júnior, qual é a diferença entre o meu trabalho e o que ele se referiu genericamente na reportagem sobre UFOs em Iporanga. Os espeleólogos que depredam cavernas com certeza não somos nós, que realizamos um estudo qualitativo e quantitativo, mediante técnicas específicas e corretas, conscientes da importância da preservação do ambiente cavernícola. Os depredadores das cavernas de Iporanga são curiosos, baderneiros ou aventureiros, mas não espeleólogos.
Valter Hernandes,
Sorocaba (SP).
Quero agradecer à Equipe UFO pela festa em que se encontra a Ufologia Brasileira, graças a volta da Revista UFO às bancas de jornais. A revista de número 23, por exemplo, foi histórica, não só pelo trabalho do Edison Boaventura Júnior, mas pela abordagem do caso da Mata Atlântica. Estive naquela região e sou testemunha ocular dos fatos narrados por Sandra Hassman. Por isso, sei que a apresentação do caso foi muito bem feita. Caso fosse possível pediria a inclusão do nosso boletim, Projeto Arquivo, na relação de endereços da Revista UFO.
Mário Jorge Ioppe,
São Paulo (SP).
Foi o mérito dos pesquisadores dos UFOs de Iporanga que reavivou no Brasil uma coisa há muito esquecida: Ufologia se pratica com investigação de campo. Parabéns aos ufólogos envolvidos no trabalho da Mata Atlântica, e não à Revista UFO, pois essa apenas cumpriu seu papel de veículo. E esperamos que outros grupos brasileiros nos remetam novos trabalhos de investigação. Teremos grande satisfação em publicá-los.
MONOGRAFIA SOBRE UFOs
Tomei conhecimento da Revista UFO através da edição 9, de junho de 1990, onde há um artigo de Gevaerd se colocando à disposição para auxiliar investigadores deste assunto. Assim, gostaria de saber se vocês podem me ajudar. Sou acadêmico de Jornalismo da Faculdade Hélio Alonso e me formo em breve. O tema da minha monografia é Casos de UFOs registrados pela imprensa do Brasil. Peço também endereços de pessoas que possam me auxiliar. Desde já agradeço muitíssimo a atenção e antecipo que, aqui no Rio, pretendo pesquisar o assunto nos arquivos do Jornal do Brasil e O Globo.
Edson Luis Quadros Silva,
Rio de Janeiro (RJ).
UFO coloca à disposição do leitor e de todos os interessados seus arquivos de livros, publicações, recortes, fotos, vídeos etc, totalizando mais de 3 toneladas de material ufológico altamente informativo. O único inconveniente é que nossa sede situa-se em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, fora do eixo Rio-São Paulo.
CRÍTICAS E SUGESTÕES À UFO
Coleciono há algum tempo esta revista e recentemente fiz uma assinatura. Seria redundância enumerar as várias qualidades desta publicação. Por outro lado, acho que poderia colaborar com uma crítica construtiva: seria interessante que as fotos viessem sempre acompanhadas de legenda e com o maior número de dados a seu respeito. Creio que seria fácil encaixar uma legenda padronizada em todas as fotos, o que deixará a todos nós, leitores, muito gratos.
Rubens Dutra e Silva,
São Paulo (SP).
Quero reafirmar minha imensa satisfação ao receber mais um exemplar desta tão fabulosa revista editada por vocês. Parabenizo-os ainda pela abnegação com que conduzem essa pesquisa e a edição desses materiais tão importantes à Ufologia Brasileira, especialmente agora que a UFO passou a ter sua frequência controlada.
Leandro Cadenas Prado,
Curitiba (PR).
CIÊNCIA FUTURA
A Academia para Ciência Futura traz para nosso estudo os conhecimentos científico-espirituais revelados por Deus para a Humanidade, através do Dr. J. J. Hurtak. Estes conhecimentos servirão para os próximos e intensos acontecimentos que terão lugar nos anos vindouros. Nosso estudo tem como objetivo transcender níveis de consciência, preparando a Humanidade como um todo e a cada um de nós, em particular. Para desenvolver esse estudo conosco, os interessados devem contactar nosso escritório central em Brasília, para assinatura de boletim ou recebimento de material.
Casemiro Augusto Rodacki,
Curitiba (PR).
LEITORES SE COMUNICAM
Sendo leitor assíduo de UFO, peço que divulguem meu nome e endereço para troca de fotos, livros, revistas, posters e materiais ufológicos e paranormais. Para mim será uma honra receber cartas de pessoas que se interessam, como eu, pela Ufologia e Parapsicologia.
Ataíde Ferreira da Silva Neto,
Várzea Grande (MT).
Estou pensando em fundar um clube sobre Ufologia, mas para que isto seja possível, preciso receber alguns folhetos e materiais em geral, que possam esclarecer dúvidas dos associados. Enviaremos carteirinhas sem que seja cobrada mensalidade, e brevemente teremos um jornal. Para se associar e tirar dúvidas, escrevam para:
H. L. E. S,
Rio de Janeiro (RJ).
Fiquei muito contente com as duas reportagens do programa Globo Repórter, nos dias 10 e 17 de setembro de 1993, onde foram apresentados casos sobre UFOs e a participação do CBPDV. Moro no Paraguai há 6 anos e desejo fazer contatos com revistas que publicam matérias sobre o assunto. Já conhecia OVNI Documento, extinta publicação da ufóloga Irene Granchi, depois Ufologia Nacional & Internacional, que antecedeu à UFO. Isto me animou a voltar a manter contato com ufólogos brasileiros.
Oscar Penayo,
Fernando de la Mora, Paraguai.
O QUE A NASA OCULTA
Vi pela TV que nos Estados Unidos cientistas estão indignados com o governo, acusando-o de encobrir os fatos sobre a pesquisa marciana e até insinuando que a NASA suprimiu o canal oficial de contato, enquanto usa uma freqüência secreta. Sempre achei que o maior beneficiário dessas pesquisas seria a própria Ufologia, desde que se comprovasse a veracidade das construções marcianas, o rosto, as pirâmides, o complexo de Cidônia etc. Assim, era de se esperar o tratamento que as autoridades americanas deram ao assunto, uma vez confirmada que a passagem ou existência de vida em Marte apenas viria auxiliar ou validar a questão dos extraterrestres e suas naves aqui na Terra. Só lamento que mais uma vez somos vítimas do arbítrio de um grupelho americano, o qual tanto mal já causou à pesquisa ufológica.
Alonso Valdi Régis,
Morro do Chapéu (BA).
GENERAL MOACYR UCHÔA
Em determinadas ocasiões, manifestei algumas idéias e sugestões sobre a temática ufológica ao CBPDV. Por ser leitor assíduo e interessado, insisto em algumas delas. E uma destas sugestões refere-se ao general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa e aos inúmeros livros de interesse ufológico publicados por ele, principalmente Mergulho no hiperespaço, Muito além do espaço e do tempo e A parapsicologia e os discos voadores. Considero estes livros clássicos pelo que mostraram sobre as dimensões esotéricas. Pois bem, sinto que finalmente surgiu, neste momento, algo que aproxima o trabalho do general Uchôa do nosso tempo, atualizando e talvez retirando-o do index onde os cientistas de plantão o colocaram.
Mirocem de Oliveira Elias,
Canoas (RS).
Sugestão anotada. Tentaremos contatar as editoras dos livros para viabilizar um meio de serem colocados à disposição dos interessados.
EXEMPLARES ESGOTADOS
Agradecemos o desempenho desta organização; tenho certeza de que não é fácil ter tantas informações sobre discos voadores. Mas nossa coleção de UFO está incompleta, faltando alguns números, e gostaríamos de saber como adquirí-los. Sou diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ufológicas (NEPU), que é uma subdivisão do Grupo de Pesquisas Sobrenaturais (GPS), e agradeço a atenção.
Leonardo Alexander V. Souto e Leandro Fabrizio V. Souto,
Juiz de Fora (MG)
As edições de UFO ainda disponíveis (que não estão esgotadas totalmente) estão relacionadas no encarte das páginas centrais. Os grupos de pesquisa podem recebê-las gratuitamente. Os demais interessados poderão obtê-las como descrito naquele encarte.
PROPOSTAS DE TRABALHO EM UFOLOGIA
O Núcleo Avançado de Pesquisas Exológicas (NAPE) vem atuando nos setores da pesquisa exobiológica de campo, casuística e laboratorial há 15 anos. É exatamente esta experiência que nos leva a acreditar que não existe mais espaço para individualismos no que se refere à Ufologia. Assim, oferecemos uma proposta de parceria de trabalho direcionada àqueles grupos, núcleos, associações e centros de pesquisas conscientes de que somos todos aprendizes. Nossa proposta básica é a realização de uma grande pesquisa conjunta, envolvendo troca de informações via fax, correio, modem, ou através de encontros periódicos. Seria interessante também que déssemos apoio e assistência a abduzidos, uma vez que muitos sofrem seqüelas gravíssimas a nível físico e psicológico, resultado de contatos mais próximos com os extraterrestres. Não queremos tomar a frente de nada, queremos apenas que a pesquisa ufológica aqui no Brasil seja respeitada e valorizada.
Jorge Luiz Ferreira, presidente do NAPE,
Rio de Janeiro (RJ).
Como estudioso de Ufologia e preocupado em fazer com que a realidade do Fenômeno UFO chegue ao maior número de pessoas possível, estou desenvolvendo o projeto UFO-DBF. Trata-se de um arquivo central de matérias sobre Ufologia, publicadas em jornais e revistas de todo o Brasil e que tem como objetivo sanar a necessidade de se conseguir cópias sobre o assunto, a nível nacional. Por ser leitor assíduo de suas publicações, reconheço o esforço da Equipe UFO em divulgar e ajudar a todos os estudiosos de Ufologia, desde os principiantes até os mais renomados. É neste sentido que solicito divulgação nosso projeto.
Rubens Dutra e Silva, UFO-DBF,
São Paulo (SP).
A Revista UFO apoia as propostas de trabalho do NAPE e do UFO-DBF, e as recomenda a todos os grupos ufológicos em atividade no país. Igualmente, colaboraremos com estes projetos de todas as formas que estiverem ao nosso alcance.
Escreva para UFO: Seção de Cartas, Caixa Postal 2182, 79008-970 Campo Grande (MS).