Ad imageAd image

Edição 248 – MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Equipe UFO

PROJETO BLUE BOOK SERÁ TEMA DE SÉRIE DO HISTORY CHANNEL

crédito: OMNI

O History Channel vai mostrar o trabalho de J. Allen Hynek

O History Channel vai mostrar o trabalho de J. Allen Hynek

O Projeto Blue Book englobou os anteriores Sign, de 1947, e Grudge, de 1949, em 1952, e até 1970 foi a principal iniciativa de investigação ufológica da Força Aérea Norte-Americana (USAF). De 12.618 casos investigados, 701 permaneceram inexplicáveis, e essa impressionante história será contada na série Blue Book, título ainda provisório de uma nova produção do History Channel. A produção executiva será de Robert Zemeckis, diretor da clássica trilogia De Volta para o Futuro e várias outras produções, e que foi também produtor executivo do filme Contato, de 1997, baseado no livro de mesmo nome de Carl Sagan.

Ad image

Blue Book terá como roteirista David O’Leary, que também é seu criador, e será produzida pela A+E Studios, associada à Compari Entertainment. Os episódios serão baseados em casos autênticos, buscando reproduzir os fatos históricos com exatidão. A série irá focar na extraordinária trajetória do astrônomo e professor J. Allen Hynek, que foi convocado pela USAF para desmistificar os UFOs no início da investigação e, de cético, tornou-se um dos principais pioneiros da Ufologia Mundial. Hynek lutou para dar um enfoque estritamente científico à pesquisa ufológica. Ainda não se sabe qual será o enfoque da série e nem o ator que irá interpretar o grande pioneiro na produção.

Astronauta afirma que vida inteligente existe no universo

A lista de astronautas que defendem a existência de vida extraterrestre, e até mesmo que já observaram UFOs, é extensa. Entre os mais conhecidos estão Edgar Mitchell, sexto homem a pisar na Lua e um grande divulgador da Ufologia e do processo de acobertamento governamental, e Gordon Cooper, do Projeto Mercury, que afirmava ter observado UFOs sobre a Alemanha em 1951. Chris Hadfield entra na lista como o primeiro canadense a caminhar no espaço e também por ter sido comandante da Estação Espacial internacional (ISS). Famoso pelos vídeos que gravou no espaço, Hadfield uma vez comentou: “Não conheço nenhum astronauta que pense que estamos sozinhos no universo”.

Primeira pessoa a votar no espaço

crédito: NASA

Leroy Chiao entra para a lista de astronautas que admitem acreditar em vida extraterrestre

Leroy Chiao entra para a lista de astronautas que admitem acreditar em vida extraterrestre

O mais recente nome na lista de astronautas é Leroy Chiao, que recentemente conversou com estudantes da Universidade de Wollongong, na Austrália. Chiao já esteve no espaço por 230 dias, em quatro missões diferentes, e comandou a Expedição 10 para a ISS entre 2004 e 2005, na qual se tornou a primeira pessoa a votar no espaço. Ele disse aos estudantes acreditar que exista todo tipo de vida lá fora, incluindo vida inteligente, mas que não os encontramos devido às vastas distâncias do universo “Não acho que alguém viaje ao espaço e não experimente alguma introspecção sobre a vida. Eu fiquei surpreso ao ver como é bonito lá em cima e como é pacífico”, exprimiu.

Cosmos, de Carl Sagan, em DVD

Cosmos, série produzida pelo saudoso Carl Sagan e que se tornou inesquecível ao ser exibida no Brasil pela Rede Globo no início dos anos 80, estará novamente disponível aos entusiastas da exploração espacial e da busca por vida fora da Terra. A produção está sendo relançada em DVD, e do material embalado em uma caixa constam 4 discos e quatro pôsteres de imagens relacionadas ao espaço — incluindo a famosa foto de Sagan ao lado de um modelo da nave Viking, que pousou em Marte em 1976.

A história do universo é condensada nos 12 meses

A série, em seus 13 episódios, apresentou a toda uma geração as maravilhas do universo, a história da busca pelo conhecimento empreendida pela espécie humana, completas noções de evolução da vida e dos corpos celestes, além do fabuloso Calendário Cósmico, em que toda a história do universo é condensada nos 12 meses do Ano Cósmico — os extras incluem adendos que acrescentam informações recentes obtidas graças ao avanço do conhecimento científico.

Observatório de origem desconhecida

crédito: PERUVIAN HISTORICAL MUSEUM

O impressionante observatório astronômico ancestral, de mais de 2.000 anos, descoberto no norte do Peru, terra de enigmas abundantes

O impressionante observatório astronômico ancestral, de mais de 2.000 anos, descoberto no norte do Peru, terra de enigmas abundantes

Em Casma, localidade na costa peruana e a 365 km ao norte de Lima, erguem-se em uma colina 13 torres, variando de 2 a 6 m de altura. O local é chamado de Chankillo, que significa Templo das 13 Torres, e constitui o observatório astronômico mais sofisticado já construído por povos antigos das Américas. É também o mais antigo e estima-se que sua construção se deu há 2.300 anos. Arqueólogos afirmam que a região foi habitada entre 500 e 200 a.C. e que Chankillo servia como um calendário e observatório solar. Em 21 de dezembro, solstício de verão do Hemisfério Sul, o Sol aparece à direita da torre da extrema direita. Conforme o passar do tempo, o astro se move entre as torres e, em 21 de junho, solstício de inverno no sul, o astro deixa a última torre pela extrema esquerda, reiniciando depois o ciclo.

Algo único em todo o mundo

Assim se pode calcular datas com precisão de dois a três dias, conforme o Fundo Mundial dos Monumentos (WMF), que está restaurando o observatório. Foram encontrados dois pontos de observação — um para o amanhecer e outro para o pôr do Sol —, e acredita-se que existam outros. A edificação ajudava a determinar dias do plantio e da colheita e também determinava um calendário cerimonial, acreditam os arqueólogos. O mais impressionante é que ninguém sabe que povo construiu Chankillo e estima-se que não está ligado a outras culturas conhecidas da mesma época. Os pesquisadores consideram o local, que cobre todo o ciclo solar, algo único em todo o mundo.

11º temporada de Arquivo-X

Após o estrondoso sucesso da 10ª temporada no início de 2016, a Fox anunciou que a clássica série de investigações paranormais e ufológicas, protagonizada pelos agentes Mulder e Scully, retornará com novos episódios no final de 2017 ou início de 2018. A 11ª temporada terá dez episódios e o retorno de David Duchovny e Gillian Anderson, além de vários personagens novos — está confirmada a resolução do gancho do episódio final da temporada passada, que terminou com Mulder em grave perigo e Scully olhando para uma nave alienígena.

Mistérios que nunca foram imaginados

Conforme o anúncio, os dois agentes do FBI irão enfrentar mistérios que nunca foram imaginados, incluindo o lado sobrenatural das mídias sociais. Episódios com histórias fechadas, como é tradicional da clássica série, serão alternados com aqueles mitológicos, envolvendo a presença alienígena na Terra e a conspiração para acobertá-la. Estão confirmadas ainda as participações dos produtores James Wong e Glenn Morgan, presentes desde o início de Arquivo-X.

TÓPICO(S):
Compartilhe