por Thiago L. Thicchetti
Bola de fogo com rastro luminoso cruza dois estados brasileiros
Segundo o jornal eletrônico alagoano Primeira Edição, de 23 de setembro, um forte clarão azulado, como uma grande bola de fogo, foi visto cortando o céu de algumas cidades do estado e do vizinho Pernambuco na noite anterior. Várias testemunhas relataram o que viram e uma observadora, Suzilene Clemente, descreveu que estava na praia de Peroba quando, por volta das 20h00, foi surpreendida pelo forte clarão vindo do céu. “Era uma bola brilhante semelhante a uma estrela cadente voando na direção norte-sul, que desapareceu rapidamente. Seguiu-se então um forte estrondo. Eu estava ao celular com uma amiga de Pernambuco, que também presenciou o fato no mesmo instante, mas lá no município de Catende”, disse Suzilene — as duas localidades distam 110 quilômetros entre si. Após a postagem dela no site do jornal, outros internautas de ambos os estados também comentaram ter visto a grande bola de fogo atravessando o céu e causando o clarão. Sugeriu-se se tratar de um meteoro ou até mesmo lixo espacial, mas até o momento não há explicação oficial.
Numerosa flotilla sobre Londres
Um estranho fenômeno foi observado e filmado por dezenas de testemunhas em 14 de setembro sobre Londres, capital da Inglaterra. Uma formação de várias luzes brilhantes — conhecida como flotilla e muito relatada principalmente no México — chamou a atenção do Ministério da Defesa (MoD) britânico. Segundo pesquisadores, o MoD teria emitido uma ordem de investigação para avaliar o fenômeno, receando que pudesse estar ligado às recentes ameaças terroristas. Entretanto, o que se vê no vídeo são objetos luminosos que voam a diferentes velocidades. Até o momento, o governo inglês não emitiu qualquer comunicado para explicar o registro.
Aparelho filmado no Parque Aurora, no norte do Rio
Um objeto voador não identificado assustou moradores de Parque Aurora, no município fluminense de Campos dos Goytacazes. Segundo informações, o evento teria ocorrido na noite de 17 de setembro. Alguns residentes relataram que uma luz misteriosa e de formato circular pairou no céu e depois realizou movimentos bruscos — o artefato esteve presente por aproximadamente 30 minutos e desapareceu após um grande clarão. Ainda não se tem informações mais concretas sobre o incidente.
UFOs registrados durante um programa de televisão
Mais de um ano depois de ocorrido, somente agora foram conhecidas imagens de dois supostos UFOs filmados por uma equipe do programa de TV Día a Día, do Equador. Segundo o jornal Ecuavista, um helicóptero sobrevoava o vulcão Tungurahua, em agosto de 2011, quando o fato ocorreu. O vídeo, apesar de ser de baixa qualidade — o que levanta graves suspeitas —, mostra dois artefatos atravessando as nuvens e logo desaparecendo. Não se pode afirmar se a gravação é verdadeira ou não, mas já se tornaram comuns os avistamentos de UFOs próximos a vulcões, em atividade ou não.
Objetos flagrados sobre o Porto
No início de setembro, vários relatos de objetos voadores não identificados sobre a cidade do Porto foram feitos por seus moradores. Já no dia 21, por exemplo, Fábio Miguel conseguiu filmar alguns artefatos em plena luz do dia. “Durante os últimos dois meses eu e um grupo de amigos temos visto esferas, normalmente em grupos de três ou quatro, tanto de dia quanto de noite. Entretanto, em 21 de setembro, por volta das 18h00, fomos presenteados com a passagem de 40 UFOs”, disse. Segundo Miguel, os objetos pareciam ter um tipo de aura, enquanto outros pareciam lançar algo para baixo e depois se dividiam em duas esferas, voltando a se unir em segundos.
Artefato visto no Canadá
O que era para ser apenas um dia qualquer na praia acabou se tornando algo fora do comum para um grupo de canadenses. Segundo relatos, eles estavam no balneário de Dallas Road, em Victoria, no estado de British Columbia, quando viram estranhas luzes brilhantes sobre o oceano. “Era estranho ver algo enorme no meio da tarde sobre o mar, justamente em um lindo dia de verão. O objeto parecia ser cilíndrico, mas com três partes brilhantes que davam a impressão de estarem separadas”, relatou um dos membros do grupo. Ainda segundo as testemunhas, logo que se fotografou o UFO surgiram dois helicópteros pretos, sem identificação, que pareciam rodear o objeto — que foi se distanciando até desaparecer juntamente com as aeronaves não identificadas.
Objetos no Colorado
Um vídeo de autoria desconhecida e supostamente feito na cidade de Morrison, no Colorado, tem sido alvo de investigação de alguns pesquisadores. Nas imagens é possível ver nitidamente três objetos muito brilhantes — em determinado momento, um deles chega a despejar algo no chão. Em outro trecho da gravação, os aparelhos fazem uma formação triangular, com o de cima piscando mais do que os
outros. O vídeo é muito intrigante e precisa ser amplamente investigado.
Cilindro voador no México
Um estranho objeto cilíndrico foi flagrado por câmeras de moradores da Cidade do México, em 12 de setembro, cuja população já está habituada com avistamentos ufológicos. Segundo testemunhas, o artefato surgiu no céu após uma tempestade que caiu sobre a área. Ainda de acordo com relatos, inclusive veiculados pela rede de TV Televisa, o aparelho ficou imóvel a grande altitude até que simplesmente desapareceu. Já se falou que seria um balão, mas, calculando-se sua altitude e tamanho, um possível balão teria que ter dezenas de metros de comprimento, além de ser levado pelo vento. Outro vídeo muito interessante está sendo veiculado em vários meios de informação do país. Não se sabe exatamente em que mês de 2012 ele foi feito, mas mostra um aparelho discoide em plena luz do dia — o UFO é muito similar ao modelo relatado pelo folclórico Bob Lazar na década de 80. Devido à falta de mais informações, ainda não se pode afirmar nada.
Dezenas veem UFO em Phoenix
Phoenix, capital do Arizona, é mundialmente conhecida pelos marcantes acontecimentos de 1996, que ficaram registrados como As Luzes de Phoenix [Veja detalhes e filmes no DVD homônimo, código DVD-025 da coleção Videoteca UFO. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br]. Em 19 de setembro passado, diversos moradores da cidade viram e filmaram novamente algumas luzes muito estranhas, lembrando os fatos da década de 90. “Eu estava em casa quando meu vizinho veio gritando para que filmássemos algo no céu. Peguei minha câmera e vi duas esferas de luz que pareciam incandescentes”, contou Gregory Shaw à TV NZX. Ainda de acordo com a reportagem, o evento teve início por volta das 03h00 e durou cerca de 10 minutos. As luzes sumiam de um ponto no céu e reapareciam em outro em questões de segundos — quando um avião comercial se aproximou dos UFOs, ambos desapareceram.