Os círculos ingleses
Fantásticas as matérias sobre os misteriosos círculos ingleses. Até que enfim vejo UFO entrar na discussão sobre tão polêmico assunto, e o fez magistralmente! Peço que publiquem matérias e fotos ainda mais recentes em futuras edições,
Evilásio Meneguetti,
R. Pompeu Nunes 2634, 90450
Porto Alegre (RS)
A edição nº 17 de UFO conseguiu superar seu número anterior. Com isso, tenho notado que a melhor edição desta revista é sempre o nº seguinte, Parabéns! Também gostaria de dizer que, como estudante de Física da UFRN, sempre converso com professores a respeito dos UFOs, mas sua posição quanto ao assunto è triste! Por isso, penso em fazer um trabalho junto aos docentes da área de Exatas desta universidade e encaminhá-lo ao CBPDV Aguardem.
Milton Oliveira Finto,
R dos Caicós 1729, 59035
Natal (RN)
Muito interessante os artigos sobre os círculos ingleses, mas ainda quero saber mais a respeito. UFO tem desempenhado um ótimo papel divulgando acontecimentos internacionais como a queda do UFO na África, os círculos etc. Apenas sinto falta da participação dos ufólogos brasileiros na revista.
Renata Célia Diaz,
Av. Itaquaquecetuba 678/110, 11300
Santos (SP)
Os ufólogos brasileiros sempre tiveram as portas de UFO abertas aos seus trabalhos de pesquisa, mas nós também estranhamos sua ausência no cenário nacional!
Tenho lido muito sobre os círculos ingleses, mas até agora nada se aproxima do que UFO publicou em sua edição nº 17. Se realmente ETs têm deixado mensagens gravadas em plantações em todo o mundo, é urgente descobrirmos qual seu significado e, de uma vez, mostrá-lo ao mundo.
Prof. Humberto Spatovilli,
Caixa Postal 459, 66000
Belém (PA)
UFO trará, nas suas próximas edições, diversos artigos altamente esclarecedores sobre a questão dos círculos. No momento, tal assunto é o de maior gravidade de toda a questão ufológica e precisa ser devidamente abordado.
Trigueirinho e outras lendas
Gostaria de dizer que UFO melhorou bastante a partir da edição nº 16, principalmente com o aumento do número de páginas. As matérias sobre a queda do UFO na África estava muito boas e prenderam minha atenção, ao contrário dos artigos sobre o Sr. Trigueirinho. Não vejo razão para dedicar tal número de páginas a esse assunto, que deveria ser tratado é pela policia.
Márcio Engel,
R João Fugulim 219, 05849
São Paulo (SP)
Com relação às matérias sobre o movimento Trigueirinho, publicadas em UFO nº 16, tenho a dizer que o Sr. Manoel Jacinto Coelho, citado na reportagem, não é semi-analfabeto e nem escreveu dezenas de livros, como afirmado. Na realidade, o Sr. Manoel escreveu a maior obra do mundo, com 1.007 livros em todos os idiomas. Tenho formação em Pedagogia, Filosofia, Fonoaudiologia e me considero uma analfabeta diante do Sr. Manoel, que mesmo não freqüentando nenhuma escola burocrática da Terra, domina vários idiomas e resolve todo e qualquer problema matemático.
Claudete de Castro D. Andreotti,
R. Augusta 986, 01304
São Paulo (SP)
UFO nº 16 provoca descrença na Cultura Racional, mas está havendo má interpretação dos fatos. Na verdade, tanto uma nave quanto seus tripulantes, quando atingem determinada velocidade, transformam-se em energia e, ao se aproximarem de nosso planeta, voltam a se materializar, a ficar em seu estado normal. “Planície Racional” quer dizer “Universo Original”, ou nosso universo de origem, de onde viemos e para onde retornaremos. João Batista de Oliveira,
R. Julio Ribeiro 3445,
59065 Natal (RN)
Gostaria de parabenizar a Equipe UFO pelo árduo trabalho que realiza em prol da Ufologia Brasileira, e prestar meu apoio irrestrito para que prossigam nessa empreitada. Felicito-os ainda pela excelente matéria exibida em UFO nº 16, onde se mostra que fraudes como as do Sr. Trigueirinho não terão lugar na Ufologia.
Maurício Campitelli Conti,
R. Padre Angelo Cerri 1280, 78900
Porto Velho (RO)
Ainda em relação ao Sr. Trigueirinho, em matéria publicada em UFO, edição na 16, e vendo as cartas que o defendem publicadas na edição nº 17, questiono: por que o ser humano tanto se apóia em misticismos, religiões ou alienações para viver? É por medo, fraqueza ou impotência perante aquilo que não pode compreender. Com certeza, no futuro, poderemos até dominar aquilo que hoje mistificamos.
Francisco Ribeiro Gonçalvez,
R. Queluz 206, 27180
Volta Redonda (RJ)
Em UFO nº 16 li os artigos sobre o Sr. Trigueirinho e vejo que, a princípio, não há motivos para nos preocuparmos com movimentos ligados à Ufologia que não sejam eminentemente técnicos os científicos. Deve ser do conhecimento da Equipe UFO que vários ufólogos e grupos de pesquisas passaram a estudar o Fenômeno UFO por meios espirituais ou mediúnicos, ou ainda através de contatados (ou como se queira denominá-los). Será que perceberam algo além do que a Ufologia tradicional não consegue alcançar? Talvez esta revista possa abrir espaço para a Ufologia Mística dar sua contribuição.
Prof. Leonel V Nava,
R Pedro Altenfelder 72, 17500
Marília (SP)
A verdadeira Ufologia mística ou esotérica, praticada por muitos poucos investigadores brasileiros, é sempre bem-vinda em UFO. Mas a Ufologia misticóide e alucinada, infelizmente sempre misturada com a citada a pouco, será tratada nesta publicação com o rigor não apenas de algum método científico ou acadêmico, mas com o rigor simples e objetivo da lógica e da razão. As práticas do Sr. Trigueirinho enquadram-se nessa categoria, e não na citada anteriormente.
Melhorias em UFO
Comprei e li com satisfação a revista UFO, publicada pelo CBPDV. Interesso-me muito pelo assunto, mas ate agora só tive oportunidade de entrar em contato com o mesmo através da imprensa sensacionalista. Mas. pelo que pude verificar, seriedade é a marca registrada de UFO.
Luiz Carlos Siebert,
Av. Parigot de Souza 55, 87000
Maringá (PR)
Escrevo para parabenizar a Equipe UFO pelo excelente desempenho e por publicar matérias cada vez melhores. Também congratulo-vos pela volta de UFO Especial e UFO Documento. sem dúvida um dos melhores acontecimentos deste ano.
Sérgio Augusto de Azambuja Gonçalves,
R. Magalhães Castro 128/18 Riachuelo, 20961
Rio de Janeiro (RJ)
Quero parabenizá-los pelas recentes mudanças ocorridas no Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), do qual muito me orgulho em estar inserido, somando-me aos seus cinco mil participantes. Há cerca de 20 anos acompanho atentamente a questão ufológica pelos meios de comunicação e constatei, ao longo desses anos, um estranho obscurantismo agravado ainda mais na última década. Congratulações a toda Equipe.
Miguel Luiz Roque da Costa,
R. Pasteur 63/21 11060
Santos (SP).
Sou uma grande admiradora de UFO, mas a coisa mais rara é encontrá-la nas bancas de minha cidade. Às vezes chego a viajar a cidades vizinhas para comprá-la, pois a considero a mais completa e respeitada no gênero. Só gostaria de saber o porquê de não se encontrá-la regularmente e o que vocês podem fazer para melhorar isso.
Elisabete Pereira da Cunha,
Av. Mogiguás 1359, 37800
Guaxupé (MG)
O problema reside na tiragem de UFO, que é baixíssima: 13.000 exemplares por mês, sendo 3.000 para associados e apenas 10.000 para distribuição em bancas. Com essa quantia, fica imensamente difícil cobrir todo o território nacional. E, infelizmente, ate mudar o quadro econômico brasileiro, não poderemos aumentar nossa tiragem e o problema persistirá. Assim sugiro que assine UFO para não perdê-la!
Gostaria de parabenizá-los pelas conquistas alcançadas pela Equipe UFO, símbolo da atuação conjunta daqueles que se esforçam para colocar importantes estudos, como a Ufologia, em seu lugar de merecido destaque. Isso é resultado do alto grau de competência que os senhores alcançaram.
Cláudio Moisés Teixeira da Silva,
Av. João XXIII 1907, 23560
Santa Cruz (RJ)
Colaborações para UFO
Gostaria de obter esclarecimento com relação a possibilidade de colaborar com esta revista ou outra publicação de sua editora. Trabalho em veículos de comunicação há bastante tempo. Fui editor de imagens no setor de jornalismo do TV Educativa do RJ por vários anos, trabalhei no jornal Última Hora e atualmente me dedico á imprensa alternativa, fazendo reportagens e fotografias. Quero saber se é do interesse da revista receber matérias aqui do Rio de Janeiro, ou se haveria como me enviarem pauta indicando determinada matéria de seu interesse.
Fábio R. M. Gomes,
R. Borja Reis 473, Casa 10, 20741
Rio de Janeiro (RJ)
Escrevo a UFO para dizer que sou leitor das publicações do CBPDV há pouco tempo, mas me interesse por UFOs já há muitos anos. Sou engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal Fluminense e coloco-me ao inteiro dispor de sua equipe para tradução de textos em inglês técnico ou comum. Também quero parabenizá-los pelas matérias sobre o Sr. Trigueirinho. em UFO nº16 que foram de imensa clareza e descrevem exatamente o que acontece com todas estas seitas que infelizmente assolam o Brasil e o resto do mundo. É realmente triste vermos outros seres humanos, como nos, perdidos atrás de “gurus” lhes prometendo salvação, um lugar no céu ou ao lado de Deus etc.
Respício Antonio Jr. R,
Araújo Leitão. 176/ 303, 20711,
Rio de Janeiro (RJ)
A Equipe UFO aceita e agradece imensamente contribuições editoriais, gráficas, financeiras etc. Se o leitor desenha, ilustra ou pinta cenas ufológicas, assim como se escreve textos relatórios, traduções ou resumos de livros, teremos o máximo prazer em receber suas contribuições, analisá-las em, se possível, publicá-las.
Correções de artigos
Gostaríamos de fazer algumas observações acerca das matérias veiculadas em UFO nº 16, especialmente a intitulada “UFOs coloridos sobrevoam a capital federal”, que não apresenta todos os dados corretamente. Por exemplo, não foi observada velocidade e nem manobras verticais no incidente do dia 11/04/91, na região do presídio; o nome do oficial militar mencionado é Ten. Jorge Luiz Fidélis Damasceno; e o colega Roberto A. Beck não “fez intensas buscas e entrevistas com as testemunhas”. O mesmo apenas esteve no local do incidente, a pedido nosso, para apresentação de documentário sobre o fenômeno. Tal procedimento, bem como palestra proferida pelo prof. Alberto F. do Carmo para os policiais e agentes da 3ª CPMind, visou esclarecê-los sobre o assunto, atendendo a solicitação anterior. Estamos trabalhando o conjunto das informações coletadas com dados fornecidos pelo Ministério da Aeronáutica e outros órgãos, a fim de que se possa oferecer resultados consistentes. Tais colocações são feitas com o propósito exclusivo de preservar a especialização de nossa única e valiosa publicação sobre o Fenômeno UFO no Brasil, e resguardar o nível das pesquisas que ora se realizam sobre estes casos.
Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais (NEFP),
Caixa Postal 04611, 70919
Brasília (DF)
No artigo “UFOs atacam no Maranhão e removem dentes de suas vítimas”, de UFO na 17, há um grave erro no texto. Numa parte do mesmo é dito que o seqüestro de Luis Carlos Serra deu-se em 28/03/78, numa sexta-feira; noutra parte, é citado como tendo ocorrido em uma terça-feira.
Tarcísio Ivo Franco de Araújo,
Av. Tavares Bastos 1485, BL 1, 66600
Belém (PA)
Renovando meus protestos de elevada estima à Equipe UFO, Informo que a carta do Sr. Claudivan José de Souza, publicada em UFO nº 17, tem algumas incorreções: o município em que se situa a fazenda do Sr. Trigueirinho é Carmo da Cachoeira, a 248 km de Belo Horizonte, e não Carmo de Minas. Igualmente, Carmo da Cachoeira pertence à Comarca de Varginha, onde mantemos a representação do CBPDV neste Estado. Pr. Ubirajara F. Rodrigues,
Av. Oswaldo Cruz 191, 37100
Varoinha (MG)