por Thiago Ticchetti
Tivemos um novo agroglifo em 2010, mas a demora prejudicou investigações
A Comunidade Ufológica Brasileira aguardou com paciência a chegada do final de 2010 para verificar se, como nos anos anteriores, teríamos novos agroglifos no país, a exemplo de como ocorreu em Ipuaçú (SC) em 2008 e 2009. No começo de novembro foi enviada à Revista UFO uma foto que denunciaria uma formação na cidade, mas de baixa qualidade e sem condições de análises — pensou-se até em fraude. E nada mais se soube sobre a suposta ocorrência até que, duas semanas depois, um funcionário da prefeitura do município, Jorge Dal Zot, finalmente enviasse fotos de boa resolução da figura, que mudaria muito a posição dos especialistas.
Porém, já era tarde para se investigar o agroglifo, que pode ter sido real. Segundo Dal Zot, o agroglifo apareceu em 01 de novembro na propriedade de Elmo Turossi, na localidade de Toldo Velho, no município de Ipuaçú e distante um quilômetro da marca registrada em 2008 naquela localidade. Suas medidas eram gigantescas: tinha 108 m de diâmetro sobre uma plantação de trigo. Incrivelmente, a figura fora produzida sobre um terreno bem irregular, coisa incomum para o fenômeno, e lamentavelmente não foi estudada a tempo, pois a demora no envio da informação pode ter causado a contaminação da cena. Resta aos estudiosos esperar que a administração municipal avise os estudiosos a tempo, quando o fato se repetir.
Humanóide visto em Tandil, Argentina
Um encontro ocorrido em outubro de 2010 e só agora divulgado deixou a cidade argentina de Tandil em polvorosa. Segundo Marcelo Ereniam, ele e um grupo de pessoas acampavam na base das montanhas da região quando viram uma luz que, a princípio, acharam tratar-se de uma fogueira. Entretanto, quando Ereniam e um amigo se aproximaram, viram que na verdade a luminosidade vinha de um ser humanóide. Os jovens notaram que a entidade vestia um macacão luminoso e parecia estar procurando algo no chão, fazendo movimentos robóticos. A presença deles só foi notada pelo ser quando pisaram em um galho seco e o som chamou sua atenção. Neste momento, o suposto ET olhou fixamente para os dois e então começou a levitar. Marcelo e seu amigo correram em disparada, sem olhar para trás. Tandil tem um rico histórico de contatos com alienígenas, com casos registrados nas décadas de 50, 70, 80 e 90.
Jogador da NBA grava UFO
Segundo o site norte-americano Weekly World News [www.weeklyworldnews.com], o jogador argentino Manu Ginobili, do San Antonio Spurs, time da NBA, teria visto um UFO e até filmado o objeto em 11 de dezembro de 2010. Ginobili estava na cidade de Los Angeles para enfrentar o LA Lakers quando, ao sair do estádio ao final da partida, teria visto um objeto voador não identificado. Um site também filmou o momento em que o jogador argentino pára antes de entrar no ônibus do time e fica olhando para o céu. Apesar das piadas feitas sobre a derrota do Spurs para o Lakers, as autoridades ainda não foram capazes de explicar o que teria sido o fenômeno.
Objeto cilíndrico filmado em São Paulo
A filmagem de um UFO em São Paulo, em maio de 2010, pode estar entre uma das mais impressionantes já registradas em território nacional. No filme é possível ver um estranho objeto cilíndrico brilhante que se destaca no céu azul — através do zoom, a forma do artefato é ainda mais nítida. Não se sabe muito mais sobre o caso, mas já estão sendo feitos levantamentos para verificar a autenticidade do filme. A filmagem está no Youtube.
Jamaica, terra do reggae e dos UFOs
Além das belas paisagens naturais e do reggae, a Jamaica tem sido alvo de vários avistamentos e aterrissagens de UFOs. Durante os meses de abril a junho de 2010, o país passou por uma incrível onda ufológica com relatos de todos os tipos. Após um breve descanso, parece que o paraíso caribenho voltou a ser alvo de seres extraterrestres. O registro mais recente ocorreu em 27 de novembro, quando um colombiano residente na capital, Kingston, fotografou um estranho artefato ao pôr-do-Sol. O objeto, muito brilhante, contrastava com a escuridão da noite.
Boatos agitam Belém
Os insistentes avistamentos ufológicos na Região Nordeste [Veja edição UFO 173, agora disponível na íntegra em ufo.com.br] parecem estar migrando para o norte do país. Recentemente este colunista esteve na capital do Pará e constatou a incrível agitação na cidade, confirmada por experiências até mesmo de funcionários do Hotel Belém Soft, que observaram estranhas luzes sobre uma área de segurança da Marinha. “Desde o início de dezembro está essa boataria. Não sabemos o que é, mas dizem que são luzes não identificadas e ninguém fala a respeito”, declarou um dos funcionários do estabelecimento, que prefere se manter anônimo. Além das luzes foram relatados também contatos com seres. Seria uma nova onda ufológica, como a registrada na década de 70? Naquela época tivemos a Operação Prato para investigar os avistamentos, e agora, teremos uma reedição dessa história?
UFO colorido na Tailândia
O ufólogo norte-americano Donald A. Johnson, investigador com mais de 40 anos de experiência, revelou recentemente a incrível filmagem de um UFO sobre a cidade de Salaya. O avistamento ocorreu em 13 de dezembro, por volta das 22h00. A testemunha estava na varanda quando observou uma estranha luz, que depois se transformou numa linha brilhante. Ele pensou que se tratava de uma estrela, depois de um satélite e então de um avião, devido à mudança de cores e formas do artefato.
Curioso com o que via, montou o tripé e posicionou sua câmera para filmar o artefato. Apesar de a filmagem mostrar apenas uma luz, eram três que “dançavam” no céu. Um dos pontos mais intrigantes é que os objetos pareciam serpentear, e não apenas se moverem no firmamento.
Objeto triangular em Nova York
Mesmo que ainda paire dúvida sobre a origem dos objetos filmados por diversas pessoas em outubro passado sobre Nova York, fato amplamente noticiado, mais um UFO foi registrado na cidade. Desta vez a testemunha, um investigador particular, afirmou ter visto um objeto com cerca de 30 m de diâmetro movendo-se na direção de Nova Jersey, ao sul. Segundo o observador, o artefato tinha formato triangular, uma luz vermelha no centro e duas brancas nas extremidades. “O que chamou minha atenção foram as três fileiras de luzes, que se pareciam com janelas”. O avistamento durou cerca de nove minutos e o investigador ainda tirou algumas fotos pelo celular, mas nada apareceu nas imagens.
UFO filmado na Austrália
A filmagem de um suposto disco voador em 07 de dezembro sobre a cidade australiana de Adelaide está deixando muitos ufólogos entusiasmados. O filme, de aproximadamente 1 minuto e 15 segundos, mostra as evoluções lentas de um objeto no céu. Enquanto se move, se vêem nitidamente luzes piscando em se-qüência ao longo do que seria a fuselagem. As imagens ainda não foram analisadas, mas a Revista UFO já entrou em contato com grupos da Oceania para levantar mais fatos. Elas podem ser vistas no Youtube. A Austrália continua sua vocação de hot spot de avistamentos ufológicos.
CASUÍSTICA EXTREMA
UFO derrubado por Israel?
Segundo agências de notícias e redes de TV, oficiais israelenses teriam derrubado um UFO que sobrevoava instalações nucleares no Deserto de Negev, importante área militar do país. O caso teria ocorrido em 16 de dezembro, mas até o momento as forças de defesa israelenses ainda não conseguiram encontrar os destroços do objeto atingido. Segundo fontes, os militares teriam atirado em um aparelho que sobrevoava a usina nuclear de Dimona. A Força Aérea teria sido informada e imediatamente enviara aviões para identificar o intruso.
A Agência de Notícias de Israel informou que o objeto voador não identificado entrou no território israelense através da fronteira com a Jordânia. A Força Aérea sugeriu que pudesse ser um balão e emitiu comunicado dizendo que, “tendo confirmado que seu vôo não estava registrado, procedeu ao abate”. Entretanto, conforme comentado pela rede de televisão CNN, informar que pudesse ser um balão estrangeiro, registrado ou não, não dá direito à agressão. E derrubar algo para depois dizer que era balão traz à tona um famoso caso ocorrido nos Estados Unidos na década de 40…