SÓCRATES MONTEIRO
Realmente, a Revista UFO faz seu trabalho com grande seriedade e um visível entusiasmo. Isso, mesmo os céticos devem ter a humildade de reconhecer. A entrevista com o ex-ministro Sócrates Monteiro, apresentada na seção Diálogo Aberto da edição UFO 163 [UFOs Têm Tecnologia Além da Nossa] deixa isso perfeitamente claro. Não somente a publicação vai atrás das principais personalidades envolvidas com o Fenômeno UFO no país — como o coronel Uyrangê Hollanda e o brigadeiro José Carlos Pereira —, como ainda conduz as entrevistas de forma a obter dos entrevistados o que eles têm de mais sério a informar aos leitores. Por isso, meus sinceros parabéns à Equipe UFO e em especial ao seu editor, A. J. Gevaerd.
Celso Mangabeira,
Rio de Janeiro (RJ)
Sensacional a entrevista com o ex-ministro Sócrates Monteiro, que revelou aquilo que muitos militares devem ter entalado na garganta. Gostei especialmente da parte em que ele admite que os objetos observados durante a Noite Oficial dos UFOs no Brasil realmente atingiram velocidades supersônicas. Com esta nova entrevista, a Revista UFO mostra mais uma vez que seu trabalho merece todo o nosso respeito, pois está mudando a face da Ufologia Brasileira.
Maria Cristina A. Pinho,
por e-mail
Em sua brilhante entrevista à Revista UFO, o brigadeiro e ex-ministro Sócrates Monteiro declarou que os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) captavam “coisas estranhas”. E disse ainda que pilotos que voavam de Brasília para São Paulo normalmente informavam ver luzes acompanhando suas aeronaves. Bem, eu fui um destes pilotos (hoje estou aposentado) e quero lhes dizer que por várias vezes tive aviões sob meu comando seguidos de perto por naves alienígenas. O Governo sabe disso, como admitiu o entrevistado e também, antes dele, o brigadeiro José Carlos Pereira.
Manoel A. Linhares,
por e-mail
Percebe-se que um número cada vez maior de militares de alta patente, majoritariamente da Força Aérea Brasileira (FAB), vem contribuindo para que a sociedade brasileira abra os olhos e a mente para a realidade extraterrestre em nosso país. Tal como fez o brigadeiro Sócrates Monteiro.
Antonio Carlos,
por e-mail
UFOLOGIA E CIÊNCIA
Paulo Poian, com seu texto O Futuro da Pesquisa dos Discos Voadores Segundo as Perspectivas Científicas, nos apresenta maneiras práticas como diversas disciplinas e profissões estabelecidas podem auxiliar a investigação da presença alienígena na Terra. Resta apenas saber por que a ciência acadêmica continua refratária à idéia de que estamos sendo visitados por outras espécies cósmicas, coisa já tão exaustivamente documentada e provada.
Mário Marins Neto,
São Paulo (SP)
“A mente que se abre a uma idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. O autor e ufólogo Paulo Poian não poderia ter sido mais feliz ao iniciar seu texto com esta célebre frase de Albert Einstein. Nenhuma outra poderia melhor definir o que significa abrir-se para a realidade ufológica.
Márcia A. Serafin,
Brasília (DF)
JESUS CRISTO, UM ET?
Jesus não era um extraterrestre, e sim um ser inexistente. A religião cristã foi criada pelo ser humano Crestus, um pacificador humano e mortal. A verdade é que os grandes historiadores da época, como Flávio Josepo e Plínio, O Grande, nunca citaram Jesus. Poncio Pilatos existiu, mas sobre o grande julgamento de Jesus nada foi escrito. Heródes também não perseguiu nenhuma criança segundo a história. Na época do Cristo inventado não existia soldados romanos na região. Mas duvido que esta carta seja publicada…
Marco Antonio Vidal,
por e-mail
RICARDO VARELA
O doutor Ricardo Varela, entrevistado da seção Diálogo Aberto da edição UFO 160 [A Ciência na Investigação dos UFOs], chamou de ridículas as oscilações pendulares dos discos voadores filmados por Billy Meier, na Suíça. Não há nada de ridículo em tais oscilações. Elas simplesmente mostram que o objeto está numa configuração de equilíbrio estável, ou seja, que o centro de empuxo das forças que o mantêm flutuando no ar está acima do centro de massa (ou de gravidade) do objeto.
Eduardo Machado Gonçalves,
por e-mail
Gostaria de parabenizar a Revista UFO pela sensata entrevista feita com Ricardo Varela, A Ciência na Investigação dos UFOs, na edição UFO 160. São considerações como as suas que indicam o grau de seriedade desta publicação capitaneada pelo editor A. J. Gevaerd. É também importante dizer que reflexões como as de Varela mostram aos céticos que o movimento ufológico é constituído por pessoas abalizadas nas observações, coisa que a maioria desconhece.
Coronel Antonio Celente Videira,
por e-mail
UBIRAJARA FRANCO RODRIGUES
Lendo a entrevista de Ubirajara Franco Rodrigues, Virando a Mesa da Ufologia Brasileira, nas seções Diálogo Aberto das edições UFO 153 e 154, não vi nenhum problema em suas declarações. Concordo plenamente com seu ponto de vista e passei a respeitá-lo ainda mais por sua coerência. Chega de fantasias, vamos tratar a Ufologia de maneira séria.
Ana Maria Lopes,
por e-mail
Sou um novo leitor da Revista UFO e gostaria de elogiar a decisão de entrevistar o senhor Ubirajara Franco Rodrigues, pois se pode perceber que a postura editorial da revista foi correta, tendo a mesma publicado todas as suas críticas.
Gabriel Sutil,
Peruíbe (SP)
CETICISMO E SERIEDADE
Discos voadores e extraterrestres não passam de temas para matérias sensacionalistas. Até hoje não observei nenhuma foto ou filmagem que os mostrem perfeitamente. É vergonhoso todo este engodo promocional.
Manoel Kilbert Cruz,
por e-mail
Ao mesmo tempo em que acredito, não creio em vida extraterrestre. Sei que o universo é infinito e que provavelmente não estamos sozinhos, mas também não confio quando dizem que já foram feitos contatos com outras formas de vida. Como posso ter certeza disso? Apenas irei acreditar em UFOs quando eu observar um disco voador.
Júlio Cezar,
por e-mail
Quero pedir aos ufólogos que tenham moderação e sejam racionais. Fico irritado com esses tolos que ficam esperando serem abduzidos, olhando para o céu à noite aguardando um sinal. Também não gosto quando misturam espiritismo e religião com esses supostos seres. Já avistei sondas e naves extraterrestres pelo menos uma meia dúzia de vezes, mas vejo a existência deles e suas visitas unicamente pelo lado racional. São seres que não conhecemos e cujas intenções não entendemos.
Lúcio Sátiro Maia Pinheiro,
por e-mail
CRÍTICAS DOS LEITORES
Depois de anos comprando a Revista UFO, gostaria de comunicar que a edição UFO 161 foi a última que adquiri. A publicação está no topo das revistas mais caras do Brasil, e agora passa por mais um reajuste em seu preço. Não que eu não possa comprar, mas pobres daqueles que gostam do assunto e não têm condições de pagar o que se pede. Vou utilizar a internet para continuar apreciando a Ufologia.
Luiz Fernando,
por e-mail
Já fui assinante da Revista UFO, mas o que me fez desistir dela foi a falta de embasamento científico e a mistura de Ufologia com religião e o sensacionalismo de determinadas pessoas, sem a menor necessidade.
Antonio Augusto Aragão,
por e-mail
Meus parabéns ao estudante de biologia Paulo Poian por nos apresentar um trabalho tão interessante, que definitivamente mostra que a ciência não apenas pode, mas deve, auxiliar a Ufologia em suas atividades. Seu texto O Futuro da Pesquisa dos Discos Voadores Segundo as Perspectivas Científicas, da edição UFO 163, foi um verdadeiro presente para os leitores e estudiosos do assunto.
— Júlio César Cunha,
por e-mail
AGROGLIFOS DE SANTA CATARINA
Parabéns ao editor da Revista UFO e a toda sua Equipe por realizarem este sério trabalho em relação à Ufologia, pautado pelo caráter investigativo isento. Particularmente saúdo Gevaerd pelas matérias sobre os agroglifos de Ipuaçu, publicadas nas edições UFO 149 [Os Círculos Chegaram] e 161 [Os Agroglifos Estão de Volta], onde os diagramas se caracterizaram pela exatidão da didática artística.
Paulo Eduardo P. Venturelli,
Joinville (SC)
Logo após surgirem os agroglifos de Ipuaçu, recorri à internet para saber mais sobre o assunto. Porém, fora notícias jornalísticas não especializadas, apenas encontrei conteúdo de valor no Portal UFO [ufo.com.br], com informações precisas e atualizadas sobre as figuras em Santa Catarina. E ao contrário do site da publicação, vi em outras páginas na internet uma verborréia vergonhosa partindo de indivíduos que atacaram a pesquisa da Revista UFO, sem sequer terem a decência de comparecerem aos locais dos fatos. Seus textos, muito mal redigidos, deixam claro apenas sua insatisfação pelo fato de a UFO estar à frente das investigações. Sua atitude é uma lástima.
Luis Maranho Figueiredo,
São José (SC)
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
Tanto a capa da edição UFO 163 quanto o artigo a que se refere estão maravilhosos, assim como o resto da publicação. É notório o empenho da Equipe UFO em apresentar aos seus leitores o que há de melhor sobre Ufologia no Brasil e no mundo. Meus parabéns por isso.
Mariano Gomes Carvalho,
por e-mail
Desisto de ler a UFO. Ao ser atraída pela chamada de capa, imaginei que iria ler um artigo em que se demonstrasse a aceitação da suposta existência de discos voadores pela ciência. Mas nada disso, foi apenas blá, blá, blá. Lamentável.
Cristina G. Orlandi,
Osasco (SP)