As escandalosas verdades que os governos tentam ocultar sobre os UFOs
Em muito raras oportunidades se viu um livro como esse que está sendo lançado pela Revista UFO através de sua já consagrada Coleção Biblioteca UFO. Direto, preciso e contundente são três adjetivos que descrevem Verdades que Incomodam. Direto porque o autor, o veterano ufólogo Alberto Romero – um argentino de nascimento que adotou Salvador (BA) como lar -, trata da questão ufológica sem o menor sinal de reserva ou restrição. Ao contrário, Romero ataca os pontos principais da presença extraterrestre em nosso planeta, deixando claro que a intenção de nossos visitantes, embora desconhecida em toda sua extensão, dificilmente será favorável aos terrestres que aqui vivem.
Verdades que Incomodam é preciso porque o autor tem uma familiaridade incomum como tema. Romero vem estudando o Fenômeno UFO há mais de quatro décadas, tempo que dividiu entre investigações de campo, estudos teóricos e muitas vigílias bem-sucedidas. Ele próprio já teve experiências com discos voadores, embora seu conhecimento do assunto seja mais oriundo de uma bem lapidada carreira no setor. Tendo iniciado seus estudos na Argentina, quando ainda lá residia, Romero fez parte da elite ufológica daquele país, altamente reconhecida em todo o mundo. Já no Brasil, fundou na capital baiana o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais Zênite (G-PAZ), que foi pioneiro e contemporâneo de entidades como as extintas Associação de Pesquisas Exológicas (APEX) e Sociedade Brasileira de Estudos de Discos Voadores (SBEDV). O G-PAZ ainda está ativo e atuante.
E o livro é contundente porque o autor – como ele próprio se define – “não tem papas na língua”. Ao abordar temas como acobertamento militar dos UFOs, por exemplo, Romero não poupa governos nem autoridades envolvidas no processo, “dando nome aos bois” – ainda como ele mesmo explica. Ao tratar das mutilações de animais por extraterrestres, o autor é ainda mais contundente, deixando claro que os UFOs verdadeiramente interagem com nosso ambiente e seus tripulantes recolhem aqui o que bem entendem. E nesse ponto que Verdades que Incomodam torna-se ainda mais útil ao leitor, quando apresenta a realidade das visitas e explorações que nossos visitantes fazem em nosso mundo de maneira clara e profunda.
Formação de opinião – A Coleção Biblioteca UFO, com mais esta obra, vai consolidando sua posição de liderança no meio ufológico brasileiro e cada vez mais assume o papel de formador de opiniões. Seu objetivo não é comercial, mas sim investigativo e informativo. A Coleção surgiu para dar oportunidade a dezenas de grandes ufólogos brasileiros de publicarem seus trabalhos e mostrarem seus talentos – coisa que dificilmente seria possível através de outras editoras, que ou têm restrições à Ufologia ou, quando não têm, preferem publicar autores estrangeiros.
Em um ano, Verdades que Incomodam é a terceira publicação lançada. As anteriores foram O Povo do Espaço, do folclorista de renome mundial Paulo de Carvalho-Neto, e Terra – Laboratório Biológico Extraterrestre, do ufólogo carioca e co-editor de UFO Marco A. Petit. A obra de Romero vem iniciar a seqüência de livros que a Coleção Biblioteca UFO publicará em 1999. Já no prelo encontram-se obras dos ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues, o descobridor do Caso Varginha, e Reginaldo de Athayde, pioneiro da Ufologia Nordestina – ambos também co-editores de UFO. Além delas, já está em fase de finalização o esperadíssimo livro de Antônio Nelson Tasca, abduzido por aliens no interior de Santa Catarina em meados de 1983.
O ponto alto do livro de Romero é justamente o tema considerado mais atual de toda a complexa fenomenologia ufológica: a manipulação das informações pelos governos e a Imprensa, num monstruoso complô internacional para manter a Humanidade na mais completa ignorância sobre o assunto. O autor tem uma forma de tratar da questão que é bastante peculiar. “Enquanto os UFOs têm aumentado alarmantemente suas visitas e pesquisas de nosso meio ambiente e recursos naturais, os governos têm agido de forma proporcionalmente inversa, intensificando a pressão para que tais fatos não venham a ser conhecidos”, declara. “Não é para menos, pois o que as autoridades escondem da população sobre os UFOs é aterrador”, finaliza Romero.
De fato, os leitores vão ter grandes surpresas com o livro, que vem seguindo o estilo limpo e o padrão editorial claro e imparcial que a Revista UFO mantém ao longo de seus 14 anos de atividades. E graças a tal postura que a publicação sempre atraiu – e continua a atrair – ufólogos do quilate de Romero e de tantos outros talentos de nossa Ufologia.