por Renato A. Azevedo
ARQUIVO-X VOLTA COM GRANDES NOVIDADES E AGORA COM VERSÃO EM QUADRINHOS
O clássico seriado que se tornou uma lenda na TV mundial está de volta. Nos anos 90, Arquivo-X chegou a ser a maior audiência da rede que o exibia em nosso país. O sucesso gerou produtos derivados, como os livros lançados por uma editora cobrindo os bastidores da produção e as novelizações baseadas nas investigações dos agentes Fox Mulder e Dana Scully. A Editora Mythos [Que publica a UFO em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV)] chegou a lançar alguns exemplares em quadrinhos das histórias da dupla, cujas tramas investigavam o terceiro segredo de Fátima, um suposto caso de queda de UFO e até o fenômeno de Tunguska.
O segundo filme não foi bem sucedido nos cinemas em 2008, mas agora a editora norte-americana Wildstorm publicou uma nova série de quadrinhos de Arquivo-X em um total de seis números, mais o número zero. Ela é estruturada como se fosse uma “temporada perdida”. No número zero, várias mortes bizarras chamam a atenção de Mulder e Scully, e em meio às investigações surge a teoria de que alguma força maligna estaria de alguma forma possuindo os corpos de pessoas envolvidas com os assassinatos. Os números 1 e 2 referem-se a uma conspiração, tema clássico de Arquivo-X, envolvendo o uso de uma substância letal. Ao longo da investigação surge o nome de uma empresa, Rauch Industries, supostamente ligada à conspiração para ocultar a presença alienígena em nosso planeta. O escritor Frank Spotnitz, que foi roteirista de Arquivo-X na TV, assina a maioria das histórias em quadrinhos.
Ao longo da trama reaparecem personagens conhecidos, como o diretor-assistente Walter Skinner e o trio de hackers Melvin Frohike, Richard Langly e John Fitzgerald Byers. Mulder e Scully recorrem a eles para investigar o conteúdo de um misterioso pendrive. Outro personagem conhecido é o contato de Mulder no Congresso norte-americano, o senador Richard Matheson, aprofundando a trama e ligando a Rauch ao Departamento de Defesa. Mortes estão ocorrendo para ocultar a existência de uma arma de guerra biológica.
Alienígenas ainda não retornaram a essa nova série, mas pode-se esperar que o façam muito em breve. E sem dúvida vale torcer para que o novo material seja disponibilizado também no Brasil.
O CASO DO “ET DO PANAMÁ”
Circulou a partir do dia 17 de setembro e espalhou-se com a velocidade típica da internet a estarrecedora informação de que em Cerro Azul, no Panamá, cinco adolescentes teriam assassinado um ser extraterrestre. Eles estariam nas proximidades de um lago quando se depararam com a estranha criatura e, assustados, lançaram pedras contra a mesma até matá-la. O caso inundou a imprensa mundial e foi até tema do quadro Detetive Virtual do programa Fantástico, da Rede Globo, em 20 de setembro. Contudo, ainda no final da mesma semana, antes mesmo da matéria do Fantástico, a explicação para o caso já se encontrava no site da Revista UFO. Utilizando suas fontes, os ufólogos da Equipe UFO puderam facilmente determinar que o tal “ET do Panamá” era na verdade um bicho-preguiça em adiantado estado de decomposição. Apenas este fato explica a ausência de pêlos e seu abdome inchado. O lado mais lamentável da história é que o absurdo possivelmente irá voltar a circular, tal como acontece com o “ET de Passo Fundo”, que aparece no filme Sinais, a lenda de que Marte atingiu o tamanho da Lua cheia no céu, os UFOs do Haiti e, mais recentemente, o disco voador abatido pela Força Aérea Espanhola – todas histórias que ganharam fama na internet, mas que não passaram de fraudes.
Deixamos aqui os parabéns ao colega Paulo Poian, consultor da Revista UFO e colunista da seção Mundo Ufológico, que rapidamente publicou no Portal UFO [ufo.com.br] a solução do caso.
OPPENHEIMER, EINSTEIN E OS ALIENÍGENAS
O físico Robert Oppenheimer foi o líder científico do Projeto Manhattan, que nos anos 40 construiu as primeiras bombas atômicas dos Estados Unidos, e Albert Einstein absolutamente dispensa apresentações. O que uniria os dois? O site Majestic Documents [www.majesticdocuments.com] acaba de disponibilizar documentos em formato PDF, supostamente autênticos, que revelariam o que conhecidas figuras da história recente pensavam a respeito de UFOs e ETs. O que mais chama a atenção teria sido produzido pelos dois gênios científicos, ainda em junho de 1947.
Com seis páginas e intitulado Relacionamentos com Habitantes de Corpos Celestes, o documento seria o primeiro a utilizar a terminologia EBE – sigla de entidade biológica extraterrestre – para designar os aliens. Elaborado um mês antes do Caso Roswell, o trabalho afirma que a presença de espaçonaves não identificadas era aceita como fato pelos militares norte-americanos. Oppenheimer e Einstein elaboram teorias a respeito de onde viriam, quais seriam suas intenções e o que deveríamos fazer na eventualidade de os visitantes se misturarem com a nossa sociedade.
O documento afirma ainda que o desejo de se instalarem aqui, por parte dos EBEs, traria profundas mudanças em conceitos tradicionais das leis terrestres, e que uma nova lei para “pessoas cósmicas” deveria ser redigida. Os cientistas ainda fazem propostas para a criação de uma Ordem Cósmica Internacional que protegeria os direitos de sociedades em todos os pontos do Sistema Solar e além. Finalmente, o texto aponta que os UFOs penetram nossa atmosfera e investigam nossas atividades em conseqüência do uso militar da energia nuclear.
Não se pode afirmar com certeza que o documento seja autêntico, mas depois do Projeto Manhattan Oppenheimer tornou-se ativo pacifista. Já Einstein sempre defendeu a paz e o entendimento entre as nações, inclusive sugerindo a criação de um governo mundial para administrar toda a Terra.
VEM AÍ THE FOURTH KIND
A bela atriz Milla Jovovich interpreta a psicóloga Abigail Tyler em The Fourth Kind, produção que estreou nos cinemas norte-americanos em 06 de novembro, ainda sem data para chegar ao Brasil. O título do filme refere-se ao quarto tipo de contato imediato com seres extraterrestres, na famosa escala elaborada pelo saudoso J. Allen Hynek. A trama gira em torno das pesquisas da doutora Abigail sobre abduções e fenômenos estranhos que têm ocorrido na cidade de Nome, no Alasca, desde os anos 60. Ambientado nos dias atuais, o filme mostra a pesquisadora entrevistando testemunhas e vítimas de abdução, e segue o formato de um documentário de ficção, como outras produções atuais.
Na história, muitas pessoas são dadas como desaparecidas em Nome ao longo dos anos, e sucessivas investigações por parte do FBI não lograram desvendar o mistério. Mas as sessões de entrevistas da doutora Abigail a fazem descobrir, inadvertidamente, assustadoras evidências de abduções, quando as testemunhas descrevem encontros que tiveram com entidades alienígenas. São tais revelações que poderão finalmente trazer a verdade à tona.
NOVOS DOCUMENTÁRIOS UFOLÓGICOS
A Revista UFO informa que celebrou contrato com empresas chilenas, italianas, mexicanas e norte-americanas para abastecer a Comunidade Ufológica Brasileira com novos DVD ufológicos no ano que vem. Mais de 20 títulos estão sendo estudados para lançamento em nosso país em 2010, e os dois primeiros já saem neste mês, produzidos pela empresa italiana Studio3 TV, de Luca Trovellesi Cesana. Eles são Os Círculos Ingleses e o Calendário Maia, tendo como bônus extra o programa A Pesquisa dos Agroglífos [Código DVD-034], e Aliens na América do Sul, com o bônus Sondas Ufológicas [Código DVD-035]. O primeiro tem duração de 78 minutos e o segundo, de 82. Os lançamentos são produções caprichadas, feitas com material colhido in locu em vários países por Trovellesi. Nos próximos meses a Revista UFO comunicará os lançamentos seguintes de sua Videoteca UFO.
GIRO LITERÁRIO
A FICÇÃO CIENTÍFICA CRESCE E SE ESTABELECE CADA VEZ MAIS NO PAÍS
Depois de um mês experimentando estranhas visões recorrentes envolvendo sangue, tempestades e a cor vermelha, Sara e Josimar decidem retornar ao local onde passaram as últimas férias, Germinade, no interior de Minas Gerais. Assolados por lapsos de memória e a incapacidade de acessarem lembranças que sabem que são muito importantes, eles passam por momentos de mistério, medo e pavor. Na cidade, fatos estranhos e estarrecedores ocorrem aos protagonistas e outros personagens, numa assustadora trama de suspense e segredo com um final absolutamente inesperado.
Esta é a trama de Relâmpagos de Sangue, mais uma obra de ficção científica a ser lançada no mercado editorial brasileiro. Seu autor, Nelson Magrini, é um dos mais férteis escritores brasileiros ligados ao fantástico e ao horror. Ele já lançou, antes, Os Guardiões do Tempo e Anjo, A Face do Mal. Magrini construiu em Relâmpagos de Sangue uma trama densa e assustadora, que compele o leitor até a última página.
MAIS UM LIVRO DA UFO PARA AQUECER A UFOLOGIA BRASILEIRA
A coleção Biblioteca UFO está finalizando a produção de sua próxima obra, Terra Vigiada, previsto para setembro deste ano e adiada para o começo de 2010. O excepcional e inédito trabalho do norte-americano Robert Hastings excedeu 500 páginas — estavam programadas 420 — e deverá ser lançado até o final de janeiro ao público.