O grande encontro da Ufologia Brasileira
A Ufologia Brasileira voltou a viver seus bons momentos de glória durante o maior encontro do gênero dos últimos anos, ocorrido em Curitiba, de 12 a 15 de novembro. Os mais renomados especialistas em Ufologia e áreas correlatas do país se juntaram a astrônomos, militares, artistas, políticos e muitos entusiastas para realizarem um grande evento. Mais de 30 conferencistas do Brasil e outros cinco países e cerca de 300 pessoas na platéia marcaram a 32ª edição do já consagrado e tradicional Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, paralelo ao 5º Diálogo com o Universo. O evento recebeu o tema A Ciência Face aos ETs e foi uma promoção do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), com apoio da Revista UFO e do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).
Vários foram os pontos-altos do congresso, a começar por sua abertura, quando o deputado federal paulista Celso Russomano foi homenageado no evento pela Câmara Municipal de Curitiba, recebendo das mãos do vereador Jorge Bernardi, do professor Wilson Picler e do editor de UFO um diploma por sua atuação em favor da liberdade de informações ufológicas. Russomano realizou recentemente uma importante matéria jornalística na qual abordou a manifestação de discos voadores em Território Nacional e a participação do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) em sua detecção e análise. O político comprometeu-se a dar apoio mais firme à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Dentre os conferencistas internacionais presentes estavam o astronauta norte-americano Brian O’Leary, o italiano Giorgio Bongiovanni, o tenente-coronel uruguaio Ariel Sanchéz, a escritora boliviana Clóris Rojo e o antropólogo mexicano Antonio Denegri. O’Leary, em sua segunda visita ao Brasil, apresentou palestra sobre vestígios de extintas civilizações no solo marciano, ocultados até hoje pela NASA. Astrônomo, cientista e best seller, O’Leary esteve no projeto Apollo, mas teve sua ida ao espaço cancelada ainda nos anos 90. Bongiovanni, diretor da Associação Cultural Un Punto en el Infinito, pesquisador e autor de inúmeras publicações voltadas à temática ufológica e paracientífica, brindou o público com uma emocionante palestra abordando o segredo de Fátima e sua relação com os UFOs.
Reconhecimento oficial — Já o tenente-coronel Sanchez, um dos poucos militares do continente a falar abertamente sobre UFOs, descreveu as atividades da Comissão Receptadora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados (Cridovni), entidade criada pelo Governo uruguaio para pesquisas ufológicas oficiais. Fundado há 26 anos, o Cridovni é composto por civis e militares e é a solidificação da política aberta das autoridades do país vizinho, que reconhecem o Fenômeno UFO como coisa séria e empreendem investigação de alto nível.
O congresso também teve intensa participação de pesquisadores brasileiros, que se revezaram no palco com temas diversos e fascinantes. Entre eles, Analígia S. Francisco,?médica e especialista em abduções que apresentou conferência sobre as intervenções extraterrestres na estrutura de nosso DNA. O Fenômeno UFO sob visão espírita foi discutido pelo pesquisador Pedro de Campos, que já psicografou várias obras e passa, a partir desta edição, a ser consultor de UFO –, e pelo conhecido autor Rogério de Almeida Freitas, o Jan Val Ellam. O ombudsman de UFO Rogério Chola, em sua palestra, fez uma reflexão sobre a Ufologia e sua relação com ciência, pseudociência ou protociência. Marco Petit, diretor da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU) e co-editor de UFO, abordou a abertura dos arquivos da Aeronáutica sobre o Fenômeno UFO e o atual descaso que as autoridades brasileiras estão dando ao assunto.
Na oportunidade também estiveram presentes os pesquisadores Nelson Vilhena Granado, que autografou seu mais novo livro, Omniversalis – Da Matéria Primordial ao Infinito [Editora Wanel, 2005] e Gener Silva, diretor do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), que apresentou evidências da presença alienígena na pré-história e no período da renascença. Reginaldo de Athayde, co-editor de UFO e presidente do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU), discutiu as verdades e mentiras sobre a Ufologia Nordestina. O evento contou ainda com várias outras personalidades, como o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, e o ator global Carlos Vereza, que recentemente fez a narração do programa Linha Direta Mistério, sobre o fenômeno chupa-chupa no Pará.
Quase no encerramento do programa, a promoter e apresentadora Rosana Beni, do programa Dimensões, da TVA de São Paulo, fez um emocionante relato à platéia sobre suas experiências pessoais com o Fenômeno UFO. E o congresso ainda contou com a participação, de surpresa, da cantora Elba Ramalho, uma grande entusiasta e incentivadora da Ufologia, que estava de passagem pela capital paranaense e foi ao evento saldar os participantes. “O que vocês estão fazendo é muito importante. O Brasil precisa saber a verdade sobre os UFOs”, disse em público a Rafael Cury, organizador de mais esse valioso encontro ufológico.