Dossiê Amazônia
Parabéns pela edição 114 de UFO e a decisão da Equipe UFO de reabrir a Operação Prato. Esta é uma atitude corajosa e importante. Não podemos conceber que nossas autoridades continuem se recusando a fornecer informações colhidas sobre o chupa-chupa. E se eles mantêm tal postura, os ufólogos – através da Revista UFO – mostrarão a verdade à sociedade.
Elisângela Maria Carvalho,
Rondonópolis (MT)
O texto Amazônia, Campo de Experimento de Seres Alienígenas, de UFO 114, mostra com clareza a profundidade e a gravidade dos casos de contatos com seres extraterrestres na Amazônia, em especial no litoral fluvial do Pará. Estou aguardando ansioso a segunda parte da série Dossiê Amazônia, com as entrevistas completas com o jornalista Carlos Mendes e a médica Wellaide Cecim Carvalho.
Hélcio Oliveira Campos,
por e-mail
Achei muito boa a reportagem sobre a Operação Prato. Eu já conhecia os detalhes da expedição militar, através da leitura de artigos e relatórios disponíveis na internet. Mas o que mais me chamou a atenção no documento foi o depoimento da médica sanitarista Wellaide Cecim Carvalho, que atendeu a população das localidades afetadas pelo fenômeno chupa-chupa. Mas ficou uma questão sem resposta: se o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da operação, se matou ou foi morto por alguém. Achei muito estranho o modo como ele foi encontrado, ao lado da cama. Para mim, não pareceu um suicídio. Mas acho que a única coisa que faltou mostrar foi os registros de UFOs na região.
Roberto Pereira,
São José dos Campos (SP)
Recebi um e-mail tratando da abertura dos arquivos da Operação Prato pela Revista UFO, conforme a edição 114. Gostaria de enaltecer o empenho de todos os pesquisadores envolvidos neste projeto, pois já era hora do assunto ser discutido abertamente, devido a sua elevada importância. Atualmente estou na Malásia, mas tenho um sócio que mora com a família em Santarém (PA). Ele mesmo já disse ter ouvido histórias similares às ocorridas na Ilha de Mosqueiro. Li também vários livros relacionados ao Fenômeno UFO e o que mais me chamou atenção foi Perigo Alienígena no Brasil: Perseguições, Terror e Morte no Nordeste, de Bob Pratt [Biblioteca UFO, 2003. Código LV-14 na seção Shopping UFO].
Patrick Moncelet,
Malásia
É impressionante que algo da envergadura da Operação Prato tenha ocorrido, que os militares da Aeronáutica brasileira tenham tido contatos frente a frente com UFOs e que as autoridades de seu país não se dignem a revelar os fatos. Isso é simplesmente um absurdo.
Maurizio Antonello,
Itália
Congresso em Rio das Ostras
Estive no I Congresso de Ufologia do Norte Fluminense e constatei que a Ufologia Brasileira tem feito grandes progressos ultimamente, assim como os pesquisadores de nosso país se aperfeiçoaram em seu trabalho. Parabéns por seu esforço.
Julio César Albano,
por e-mail
Quero parabenizar a Equipe UFO pelo excelente trabalho realizado no I Congresso de Ufologia do Norte Fluminense, ocorrido no mês de setembro, em Rio das Ostras (RJ). Nunca imaginei que pudesse assistir nesse tipo de evento uma palestra de tanto conteúdo e profundidade como a proferida pela consultora de UFO Elaine Villela. Parabéns!
Celma Viana,
Rio de Janeiro (RJ)
Cumprimento a todos os responsáveis pelo evento ufológico realizado no município carioca, do qual participei e fiz matérias para o jornal Primeira Hora, de Búzios, e para a revista Tal, de Rio das Ostras. Espero vê-los no próximo ano, na segunda edição do encontro.
Leonor Bianchi,
Búzios (RJ)
UFO Documento
Incrível, mas é verdade o que está escrito no boletim número 1 do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani), da Aeronáutica, divulgado em UFO Documento 01, de agosto, sobre as autoridades militares pedirem auxílio aos jovens em suas pesquisas ufológicas. Como professor, mostrei a edição a todas as minhas turmas da 7ª e 8ª séries, além dos alunos no 1° ano do ensino médio. Isso é um sonho, mas gostaria que este projeto do Sioani não tivesse acabado. Meus alunos comentaram que tal atitude seria muito importante e me incentivaram a continuar trabalhando com eles sobre este tema. Parabéns a Revista UFO.
Elver U. Teixeira,
por e-mail
Gostaria de parabenizar a direção da Revista UFO e da Editora Mythos por terem reativado a série UFO Documento. Li com muito interesse a edição 01 com os documentos da Força Aérea Brasileira (FAB) ali apresentados e observo que nossos militares têm grande interesse pelo Fenômeno UFO. Estou aguardando as próximas.
Jerônimo Albuquerque Couto,
por e-mail
A série UFO Documento vem preencher uma lacuna que sua própria desativação causou há mais de 10 anos. Já era tempo de vocês trazerem a série de volta e estou aguardando os próximos números, para completar minha coleção de mais de 400 páginas de documentos secretos da Aeronáutica.
Felício Soares,
São Paulo (SP)
Videoteca UFO
Sou professor universitário e gostaria de sugerir aos responsáveis pela Revista UFO que vendessem alguns de seus DVDs e livros ufológicos junto com as publicações, em bancas de jornais, da mesma forma que fazem grandes empresas de comunicação. Dessa maneira, a população em geral, e principalmente o público jovem, poderia ter acesso a tais produtos a um valor menor. Sei que os custos são enormes, mas tenho certeza que terão apoio e influência “deles” – os ETs – para colocar tal material ao alcance de todos e, assim, abrir uma nova era neste rico assunto.
Júlio César Soares,
por e-mail
Adquiri os últimos lançamentos da Videoteca UFO e fiquei muito satisfeito com o conteúdo do material. Em especial, o DVD Revelando os Segredos da Área 51 [Código DV-12 na seção Shopping UFO] contém informações muito importantes e cenas incríveis para quem se interessa por aspectos profundos da Ufologia.
Januária Visconti Carlos,
Manaus (AM)
Ainda as flotillas mexicanas
Sei que o assunto já está bastante gasto, mas mesmo assim escrevo para declarar minha impressão sobre as flotillas mexicanas, tratadas em várias edições da Revista UFO. Acredito que estamos, mesmo, diante de um caso de invasão alienígena. Mas de maneira pacífica. É certo que os tempos estão mudando e a cada dia nos aproximamos mais de um derradeiro contato oficial com seres extraterrestres.
Orlando Inocêncio Oliveira,
Piripiri (PI)
Recentemente, minha mãe estava assistindo à televisão, às 02h15, e de repente viu pela janela da sala algo parecido com as flotillas de UFOs no México. Ela me chamou e pudemos observar por poucos minutos evoluções e mudanças de cor dos objetos. Não tendo câmera fotográfica, utilizei meu celular, que também registra imagens. Mas não consegui tirar nenhuma fotografia. Moramos em Niterói (RJ) e esse evento aconteceu no dia 11 de setembro de 2005. Mais ou menos uns 20 dias antes desse episódio, minha mãe também viu um objeto com uma luz forte no meio, rodeado por luzes menores.
André Luiz M. B. Oliveira,
Niterói (RJ)
Revista UFO
Acompanho sempre que possível, junto de alguns amigos, os assuntos e temas enfocados pela Revista UFO. Desde 1982 busco me aprofundar na temática ufológica e encontro na publicação um suporte muito dinâmico para isso. Gostaria de parabenizar a todos pela amplitude que a Operação Prato teve na mídia.
Francisco Tancredo,
Brejo Santo (CE)
Parabéns a toda Equipe UFO pelo incrível trabalho que desenvolve ao longo desses anos, divulgando matérias e iniciativas importantíssimas para o esclarecimento de nossas dúvidas sobre os acontecimentos ufológicos. É imprescindível que existam organizações compromissadas em buscar explicações a tais fenômenos e fatos que desafiam a ciência e a humanidade. Acredito que precisamos saber das verdades sobre nosso universo, por isso, muito obrigado pelo seu empenho nessa atividade. Espero que possamos sempre contar com a ética e bom senso da Equipe UFO.
Marcelo P. Silva,
por e-mail
Carl Sagan e os ETs…
Li recentemente no Portal Ufovia [www.viafanzine.yan.com.br/site_vf/ufovia] o texto redigido em 1993 pelo editor de UFO A. J. Gevaerd, O Que Carl Sagan tem a Perder, no qual?trata da relação entre a Ufologia e o mundialmente conhecido astrônomo. Gostaria de dizer que em várias ocasiões fui testemunha de fenômenos ufológicos no interior da Bahia e?sempre desejei que os céticos “esquentadores de cadeiras” estivessem presentes para constatar tais fatos. Queria ver sua cara diante do que eu já vi. Na manhã de 1º de novembro de 2003, por exemplo, assisti um artefato circular?muito brilhante, de proporções consideráveis e aparência metálica, surgir por entre as nuvens?e em seguida se desfazer em vários blocos de luz esverdeada. Logo depois, tais objetos passaram a sobrevoar por alguns segundos a Fazenda Volta do Rio, em Riachão do Jacuípe (BA). Tudo ali, às claras para quem quisesse ver. Acredito muito naquilo que Gevaerd citou em seu texto: “Quando os fatos estão em jogo, o que menos importa são as opiniões”.?
Daniel C. Carneiro,
Salvador (BA)
Está na hora dos céticos do Fenômeno UFO se esforçarem um pouco mais para defender sua posição, se querem que ela seja ouvida por todos.
Giuliano Ferrari
Itu (SP)