O robô Curiosity da NASA, que pousou no Planeta Vermelho em 05 de agosto, realizou o primeiro trabalho de recolher e analisar amostras do solo marciano no domingo, 07 de outubro. Os cientistas programaram o rover para obter fotos do processo, e em uma das imagens foi localizado no solo um pequeno objeto brilhante.
Os cientistas optaram por interromper as coletas e análises até que seja determinada a natureza do objeto, segundo a NASA anunciou ainda no dia 08. O equipamento de coleta de amostras está instalado na ponta do braço robótico de 2,1 m, e o material é então levado até dois instrumentos no corpo do robô. Um é o SAM (Análise de Amostras em Marte), e o segundo é chamado CheMin (Química e Mineralogia), e são os equipamentos principais da missão do Curiosity, para determinar se Marte alguma vez teve vida microbiana.
Esses primeiros testes destinam-se a examinar os instrumentos como preparação para as principais análises nos próximos meses. As primeiras amostras também servem para limpar qualquer resíduo que tenha sido levado da Terra, garantindo que os resultados serão obtidos somente com material de Marte.
A seguir, a NASA anunciou no dia 09 que o objeto brilhante pode ser um pequeno pedaço de plástico que caiu do próprio Curiosity, que passou boa parte da última segunda-feira fotografando o fragmento. A agência está verificando se essa hipótese é mesmo verdadeira, e se isso de alguma forma afeta o funcionamento do robô. “As análises da equipe do rover asseguram que o objeto brilhante é algo do próprio robô, e não material marciano. Aparentemente é um pedaço de plástico, provavelmente benigno e que não prejudicará a missão, mas ainda não foi definitivamente identificado”, diz o comunicado da Agência.
O Curiosity também deverá obter imagens dos arredores com a câmera principal de seu mastro, para garantir que não existem outros problemas. A coleta de amostras deve ser retomada nos próximos dias, prosseguindo na missão primária de dois anos do rover, que envolve um detalhado estudo da Cratera Gale e arredores, em busca por elementos básicos para a vida.
Confira um vídeo do Curiosity colhendo amostras
Veja as mais recentes fotos da missão
Saiba mais:
Livro: Quedas de UFOs
DVD: Destino Terra 2