A decisão valerá durante a pandemia de coronavírus, mas afeta de maneira profunda as demais atividades da publicação e, consequentemente, da Ufologia Brasileira.
O editor da Revista UFO A. J. Gevaerd recebeu nesta terça-feira, 24 de março, o anúncio da Editora Mythos, de quem é parceiro na produção da publicação, de que sua circulação será suspensa por tempo indeterminado. Acredita-se que por três a 4 meses.
Desde 2001, quando a revista passou por um momento de grande dificuldade, Gevaerd procurou a Mythos, importante editora de São Paulo, e propôs a seguinte parceria: o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), que é o gestor da UFO, a produziria, recebendo por isso a cada edição, e a Mythos se encarregaria da impressão.
A bela imagem que ilustra esta matéria é a da edição que seria lançada em abril, que agora está suspensa.
Com a palavra, o editor
Ademar José Gevaerd, editor da Revista UFO. Crédito: Revista UFO
A circulação da revista, isto é, sua distribuição em bancas e livrarias, é feita pela Distribuidora Nacional de Publicações (DINAP), ligada ao Grupo Abril, que recentemente passou por dificuldades e esteve em recuperação judicial.
Isso fez com que a distribuidora limitasse a colocação de todas as publicações que distribui em bancas, que são milhares, o que também nos afetou, mas não a ponto de que, como agora, por incertezas quanto à continuidade do processo, a UFO deixasse de circular.
Diz o editor Gevaerd: “Ontem recebi e-mail do diretor da Mythos Helcio de Carvalho, suspendendo até segunda ordem, ou seja, por pelo menos alguns meses, até que a pandemia desapareça, a edição da UFO, que é o meio de sobrevivência do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), nossa principal fonte de renda, e o veículo pelo qual nós conseguimos vender nossos eventos e produtos para manter o escritório funcionando. Ainda estou atordoado e pensando em novas estratégias”.
Gevaerd complementou, dizendo que “Enfim, a crise atingiu a UFO também e, indiretamente, a Ufologia Brasileira e a todos os nossos colaboradores. Desculpem a má notícia, mas precisava desabafar”.
Como todos sabem, a Revista UFO é a mais antiga publicação sobre discos voadores do mundo ainda em circulação, tendo durado até aqui excepcionais 38 anos, completados neste mês de março.
A UFO é referência nacional e internacional em Ufologia e ao longo de suas quase quatro décadas passou por vários momentos de dificuldade, decorrentes das constantes instabilidades do país, mas sempre continuou circulando.
Mais fortes e maduros
A capa da edição que seria lançada em abril, que está suspensa. Crédito: Rafael Amorim
Não é nossa primeira crise, e embora quiséssemos que fosse a última, muito provavelmente não será, mas nós vamos em frente. Atravessamos outras e atravessaremos esta também, sempre confiando em nossa capacidade e na capacidade de nossos colaboradores.
Nosso país é forte e nós também somos, portanto acreditamos que se nos ajudarmos, sairemos na outra ponta desta situação mais resistentes, maduros e unidos.
Gevaerd declarou que vai fazer grandes e vantajosas promoções de seus produtos e um sistema de “crowdfunding” para permitir a continuidade das demais atividades da revista, como pesquisas e produção de conteúdo.
Ele informa também que, embora os eventos programados para 2020 tivessem que ter suas datas alteradas, eles ocorrerão normalmente. Veja as novas datas abaixo:
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE UFOLOGIA
Site: www.ufologiabrasileira.com.br
Local: Hotel Bourbon, Curitiba, Paraná
Data original: 27 a 29 de março
Nova data: 25 a 27 de setembro
I ENCONTRO UFOLÓGICO DA NATUREZA | ECOUFO 2020
Site: www.ufologiaecologica.com.br
Local: Pousada Hakuna Matata, Morretes, Paraná
Data original: 22 a 24 de maio
Nova data: 16 a 18 de outubro
XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE UFOLOGIA
Site: Em produção
Local: Hotel Nikkey Palace, São Paulo, São Paulo
Data original: 24 a 26 de julho
Nova data: 27 a 29 de novembro
UFO SUMMIT BRAZIL 2020
Local: Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba
Data original: 19 a 28 de novembro
Situação: CANCELADO