Quando os meses de calor chegam ao hemisfério norte, a cada ano começam também a surgir em campos cultivados os sinais misteriosos chamados de crop circles, ou agroglifos. Esses enigmáticos desenhos surgem principalmente no território britânico, e a cada ano os pesquisadores se lançam a campo, buscando descobrir, catalogar, estudar e tentar explicar as formações.
Um dos desenhos mais espetaculares da temporada foi descoberto em 17 de junho em Badbury Rings, perto de Wimbourne Minster. Os pesquisadores chegaram à propriedade e foram bem recebidos pelo fazendeiro e sua filha, e rapidamente foi organizado um sistema para a entrada dos interessados, cobrando uma pequena taxa para diminuir os prejuízos com a colheita. Os pesquisadores ingleses realizaram trabalhos de medição, tiraram fotografias e chegaram a utilizar um drone ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), a fim de obter imagens aéreas. É esse filme que apresentamos abaixo.
O desenho tem 11 círculos menores no centro de um diagrama maior, com dois arcos que o complementam. O arco menor é similar a uma meia lua, ao passo que o maior tem formações espiraladas no interior semelhantes a labirintos. Alguns dos comentários apontam a semelhança com um paraquedas, enquanto outras teorias mais extravagantes falam de similaridades entre o desenho e Yggdrasil, a Árvore dos Mundos da mitologia nórdica, cujo panteão é formado por Odim, seu filho Thor e outros deuses. O Labirinto do Minotauro também foi lembrado devido às duas imagens espiraladas.
AGROGLIFOS, UM MISTÉRIO EM MUITOS LUGARES, INCLUINDO O BRASIL
Outro desenho complexo surgiu em Temple Farm, próximo a Essex, formado por um grande círculo com outros dois menores no interior. A circunferência intermediária é cortada por segmentos de reta formando o que parece ser um tetraedro. Foi descoberto em 15 de junho. Já em Wiltshire pilotos de um campo de aviação perceberam um agroglifo composto por dez círculos alinhados, com duas circunferências bem maiores de ambos os lados. A região fica nas proximidades do famoso sítio arqueológico de Stonehenge, o que leva a muitas teorias relacionando o monumento aos sinais. Infelizmente, este último círculo foi desfeito pelo proprietário das terras logo em seguida.
Aqui no Brasil, desde 2008, o fenômeno dos agroglifos tem se repetido em Santa Catarina, concentrados ao redor da cidade de Ipuaçu. As formações mais espetaculares ocorreram em novembro de 2013, sendo investigadas no local pelo consultor da Revista UFO, professor universitário, policial e perito criminal do Instituto de Criminalística do Paraná Antonio Inajar Kurowski, e pelo editor A. J. Gevaerd que inclusive obtiveram dezenas de imagens aéreas graças ao uso de um helicóptero. O detalhado laudo técnico elaborado por Kurowski atestou que não há a possibilidade de os desenhos serem resultado de fraudes. As tentativas do tipo realizadas no Brasil podem ser descritas no mínimo como desastradas, e mesmo os especialistas ingleses chamados circlemakers, os fazedores de círculos, não conseguem imitar as características únicas das formações autênticas. A temporada britânica está apenas começando e o mistério continua.
Assista abaixo a filmagem aérea do agroglifo de Badbury Rings:
A palestra de A. J. Gevaerd na Campus Party 2014
Esclarecido como fraude o agroglifo da Califórnia
Agroglifos de Ipuaçu impressionam a Ufologia Brasileira
Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina
Saiba mais:
Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses
Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.