Na segunda metade dos anos 50 a Noruega foi assolada por uma grande onda ufológica, com inúmeros relatos de avistamentos por parte de pessoas comuns e também de pilotos de aviões de carreira. Entretanto, no último 02 de julho a CIA (Agência Central de Inteligência) alegou no Twitter que esses casos foram causados pela aeronave espiã Lockheed U-2.
O U-2 foi desenvolvido como avião de reconhecimento no começo dos anos 50, a fim de espionar a União Soviética e seus países-satélites. Com formato similar ao de um planador, longas asas e um motor a jato, conseguia atingir mais de 21.000 m de altitude em uma época em que aeronaves militares chegavam a 12.000 m, e aviões de carreira raramente ultrapassavam 6.000 m. Suas capacidades sem precedentes o colocaram na vanguarda dos serviços de Inteligência, sendo usado pela CIA e pela Força Aérea Norte-Americana (USAF).
No princípio a operação do U-2 era cercada de segredos, portanto como a aeronave era desconhecida do grande público muitos relatos de UFOs podem, na verdade, ter sido provocados por ela. A CIA alega que estudou casos relatados no Projeto Blue Book, com o qual a USAF investigou os UFOs até seu encerramento em 1969, e afirma agora que a onda ocorrida na Noruega era na realidade provocada por avistamentos do U-2. Argumentando com a altitude das aeronaves da época exposta anteriormente, a CIA argumenta: “Consequentemente, quando os U-2 começaram a voar a altitudes acima de 18.000 m, os controladores de tráfego aéreo passaram a receber números crescentes de relatos de UFOs.
CIA USOU UFOS PARA ACOBERTAR VOOS DO U-2
Entretanto, o ufólogo Nigel Watson, autor de um manual para investigação ufológica, afirma: “É irônico que agora a CIA está ansiosa para declarar que muitos avistamentos de UFOs a grandes altitudes foram causados pelas missões secretas de seus U-2”. Watson lembra que em 1962 um engenheiro chamado Leon Davidson já alertava os ufólogos de que a agência buscava espalhar a noção de que os UFOs eram extraterrestres, a fim de acobertar seus voos secretos. E também aponta que durante a Operação Mainbrace, um grande exercício aeronaval da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em 1952, inúmeros avistamentos foram reportados sobre a Noruega e Dinamarca, antes que o U-2 entrasse em serviço.
Assista abaixo a um voo em um U-2 de dois lugares:
VANT X-47B realiza primeiro pouso em porta-aviões
CIA desenvolveu VANTs na Área 51
Avião espacial secreto bate recorde em missão
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país.