Na segunda-feira, 11 de março de 2024, um avião de passageiros da Aerolíneas Argentina sobrevoava a cidade argentina de Neuquén quando seu piloto percebeu algo anômalo no céu
Ele imediatamente contatou o despachante do Aeroporto Internacional Presidente Perón, em Neuquén, e perguntou se havia outros voos no céu perto de seu avião. Disseram-lhe que não, o que deixou o piloto muito preocupado. Isso aconteceu no voo AR1652, que decolou naquela noite às 20h30 de Buenos Aires para Neuquén. Aproximadamente às 22h30, o piloto avistou quatro UFOs no céu.
“Estou perguntando a vocês… por volta do nível 4-5-0 ou 5-0-0, vocês veem algumas luzes que continuam se movendo? Parece que houve dois trânsitos, parecem quatro luminárias móveis, mas são muito altos”, disse o piloto em diálogo com o operador do serviço de controle do Aeroporto Presidente Perón.
“Não, senhor, não consigo ver nada da minha posição e não tenho relatos de voos na área”, respondeu a mulher.
No entanto, o piloto continuou a insistir que viu algo claramente, e objetos ou um objeto com várias luzes estavam voando muito mais alto do que o nível de sua aeronave: “Não, não, isso é muito mais alto que o nosso nível de voo. Vamos apostar em 3-8-0 e será pelo menos 5-0-0.”
Depois disso, o expedidor o aconselhou a simplesmente desviar da rota: “Para sua segurança, se precisar, pode virar para o norte, não há transtorno”. O piloto continuou a insistir na presença de luzes estranhas perto do seu avião. Ele claramente não estava satisfeito com o que o despachante lhe dizia: “Trata-se de uma radial 0-9-0, mais ao sul”.
Mas a mulher apenas lhe repetiu que não haviam outros voos neste setor: “Entendido, repito-lhe que não tenho relatos de trânsitos nesta zona. Se continuar em linha reta ou se desviar, não haverá problema.” Depois disso, o piloto respondeu brevemente “Obrigado” e desligou.
O que ele observou permaneceu um mistério.