Os alienígenas podem estar esperando o momento perfeito para enviar sinais inteligentes na tentativa de se comunicar conosco.
Existem duas maneiras de descobrir vida alienígena inteligente. Uma é através de sinais alienígenas de sistemas estelares distantes, e a segunda é descobrindo tecnologia alienígena física, como lixo alienígena extinto ou sondas automatizadas de IA. Estas são as duas maneiras mais prováveis de descobrir vida alienígena inteligente. Os cientistas há muito procuram sinais alienígenas, na esperança de um dia interceptar uma mensagem de nossos vizinhos cósmicos. Até hoje não encontramos nenhum.
Isso é, com exceção do sinal Wow!, cuja origem ainda é discutível, embora não seja uma prova conclusiva de vida alienígena inteligente. Um novo estudo tentou um novo método de encontrar sinais de vida lá fora. Os cientistas se concentraram na caça de sinais extraterrestres em combinação com trânsitos planetários. ” quando o exoplaneta passa na frente de sua estrela. Através deste método, milhares de planetas em nossa galáxia foram encontrados por astrônomos.
Agora, os cientistas estão aproveitando esse método, mas não para encontrar planetas, mas sim sinais alienígenas em potencial. Eles dizem que esses momentos podem oferecer a melhor oportunidade para civilizações inteligentes enviarem um sinal para o espaço profundo na tentativa de entrar em contato com outras formas de vida. Falando ao LiveScience, a líder do estudo, Sofia Sheikh, do SETI, explicou que “(…) essa estratégia nos ajuda a reduzir a enorme questão de onde e quando procurar uma mensagem nas vastas extensões do espaço.”
Acima, a Mensagem de Arecibo, que continha diversos dados sobre o ser humano.
Fonte: SETI
Até agora, os astrônomos examinaram apenas um punhado de mundos alienígenas, na tentativa de descobrir um sinal de inteligência. E embora não tenham descoberto nada até agora, planejam continuar sua busca em breve, fazendo uso de diferentes telescópios. Os humanos já tentaram se comunicar com civilizações alienígenas extraterrestres no passado. A tentativa mais famosa é a Mensagem de Arecibo, de 1974.
E embora não tenhamos obtido uma resposta, isso não significa que não haja ninguém lá fora. Nossa galáxia é um lugar enorme. Com isso em mente, os cientistas precisam refinar seus métodos na tentativa de encontrar um sinal. Os telescópios do futuro certamente nos ajudarão em nossa busca por civilizações inteligentes.