Cientistas localizaram um meteorito raro em um campo de trigo no Estado de Kansas, nos Estados Unidos. Para encontrar o objeto, um radar com uma nova tecnologia de leitura de solo foi utilizado. A escavação, feita no dia 16 de outubro, é provavelmente a mais bem documentada de um meteorito. Pesquisadores utilizaram pincéis e pequenas ferramentas para preservar evidências do impacto e para datar o evento. Amostras de solo foram retiradas e cadastradas para análise.
O novo achado pesa 70 kg e é maior que a maioria dos meteoritos, mas na média do campo onde foi encontrado. Antes do meteorito ser retirado do chão, os cientistas avaliaram que o objeto caiu há cerca de 20 mil anos. Pela sua localização, em solo do pleistoceno mudariam a data da queda para cerca de 10 mil anos atrás. “Sabemos que é recente”, disse Carolyn Sumners, diretora de astronomia do Museu de Ciência natural de Houston.
“Índios podem ter visto sua queda”. A expedição científica foi liderada pelos caçadores de meteoritos Steve Arnold e Philip Mani. Menos de 1% dos meteoritos descobertos na Terra são palasitas, conhecidos por ter cristais com ferro, disse Mani. A equipe também encontrou outro palasita enterrado a pouco mais de um metro de profundidade, a cerca de 300 m de onde foi encontrado o maior meteorito palasita do mundo, no ano passado.