Uma estrondosa revolução está acontecendo no mundo da computação. De fato, você já deve até estar cansado de todo o estardalhaço que se tem feito em torno de assuntos como Internet e World Wide Web quando, na verdade, você ainda não viu quase nada. São negócios, dos menores aos maiores, estão fervilhando na WWW e nas homepages. As pessoas estão simplesmente deslumbradas, mas se esquecem de que foi assim quando inventaram o telefone, a máquina copiadora e o fax. No ano 2000 – talvez antes disso – as homepages serão instrumentos para quaisquer tipos de transação comercial e tão banais quanto as páginas amarelas de uma lista telefônica hoje.
O mesmo acontecerá com cientistas e organizações de pesquisa. Você não precisa ser um expert em computação para se ambientar à Internet, pois a aprendizagem é relativamente rápida. A rede conta com sons, gráficos, vídeos e imagens em 3D. É, sem dúvida, algo que evolui muito rapidamente. O potencial de informações contida nela está se expandindo exponencialmente. Infelizmente, o acesso não tem custos inteiramente livres, mas o preço é consideravelmente barato em relação aos benefícios. Um provedor de acesso nos EUA cobra, em média, de 10 a 20 dólares por mês, dependendo do tempo que o usuário fica ligado.
Os serviços comerciais online como CompuServe, America Online, Prodigy e outros também já estão oferecendo acesso à Internet e softwares necessários. Entre os custos de implantação da rede, estão também incluídos os gastos com um bom computador e um modem veloz. Para “sobreviver” na rede, você precisará de um modem 14,4 (o melhor por enquanto é um 28,8, que custa em torno de 200 dólares nos EUA). Enfim, investir no acesso à rede pode não ser tudo no mundo, mas quem não fizer parte deste infomundo, ficará para trás. Ou seja, se você não tentar, não vai saber o que está perdendo.
CONEXÃO — Você tem mais um motivo para se juntar à Internet: desde o mês passado, a Mutual UFO Network tem a sua própria homepage na World Wide Web. A página ainda está em fase de construção, mas já recebe sugestões e colaborações. Se você já está ligado na Internet, visite o endereço da MUFON (o programa Netscape Navigator é altamente recomendado, mas não absolutamente necessário):
• http://www.rutgers.edu/~mcgrew/mufon
Vários profissionais de computação estão envolvidos na implantação das homepages da Mufon. Um deles é o programador e analista de sistemas da Universidade de Rutgers, Charles McGrew, que também edita o jornal eletrônico dos Arquivos X. Quanto à homepage da Mufon, ainda é provisória e, digamos, está se auto construindo. Por enquanto, a maior preocupação da instituição é criar um diálogo mais ágil com o leitor e associado, recebendo críticas, opiniões e colaborações de todo o mundo. O projeto da Mufon HomePage é desempenhar um serviço de informações para aqueles que estão começando a pesquisar o Fenômeno UFO e manter os ufólogos veteranos informados das notícias mais recentes sobre o assunto.
Também é importante ressaltar que nossa página eletrônica não tem a intenção de fazer cópias das matérias publicadas em nossos jornais ou de outras organizações, mas sim, complementálas. Algumas partes do jornal, porém, podem ser reproduzidas como as seções Calendário Ufológico e Night Sky. Enfatizamos que a homepage é um serviço público e educacional, com acesso livre a todos os que tiverem interesse no assunto Ufologia.
Da mesma forma que o Mufon UFO Journal, as informações adquiridas na rede não podem ser copiadas ou publicadas sem autorização. No mais, se você tem um computador, um modem e acesso à Internet, visite a Mufon HomePage. Mande comentários, sugestões e críticas para o editor (escritos em Inglês) Dennis Stacy pelo fax 001 (210) 3729439 ou através do email: dstacy@texas.net.