Rubens Junqueira Villela
Sensacional a entrevista com o professor Rubens Junqueira Villela, UFOs na Antártida e Seus Múltiplos Níveis de Ação, da seção Diálogo Aberto da UFO 144. Trata-se de um ícone da Ufologia Brasileira, um homem de ciência que teve a coragem de abraçar a “causa”. Felicito-o por ter um pensamento tão maduro e vanguardista quanto ao Fenômeno UFO e por vir a público compartilhá-lo conosco.
Divoncir Carvalho Oteiral,
por e-mail
Em minha opinião, a entrevista com o professor Rubens Junqueira Villela foi uma das mais interessantes que já li na UFO, comparável apenas à do coronel Uyrangê Hollanda e, claro, do brigadeiro José Carlos Pereira. Parabenizo fortemente a Equipe UFO por fazer um trabalho tão importante para a Ufologia Brasileira, e ao entrevistado por sua dedicação ao tema.
Joel Augusto Arantes,
Petrópolis (RJ)
Homenagem à Irene Granchi
Emocionante a homenagem prestada pelos “três mosqueteiros” da Ufologia Brasileira – A. J. Gevaerd, Rafael Cury e Marco A. Petit – à nossa grande matriarca, Uma Merecida Homenagem à Nossa Maior Pioneira, na seção Mensagem do Editor da UFO 144. Sou freqüentadora de eventos na área há décadas e a encontrei pessoalmente e vários deles, assim como a vi “treinar” os três citados para desempenharem o trabalho que hoje realizam. Vejo com alegria que a dedicação de dona Irene à Ufologia deu bons e duradouros frutos.
Marluce Dantas,
Rio de Janeiro (RJ)
Não conheço dona Irene Granchi pessoalmente, lamento. Mas acompanho há muito tempo suas atividades e a admiro. Ela é um dos grandes nomes da Ufologia Mundial. Quero parabenizar a UFO por conceder-lhe tão linda e merecida homenagem.
João Evaristo Gomes,
por e-mail
A hora da verdade
Muito interessante e didático o artigo do coronel da Reserva da Aeronáutica Antonio Celente Videira, A Hora da Verdade, publicado na UFO 144. Li também que ele passou a ser consultor da Revista UFO, o que é uma excelente notícia, uma ótima aquisição. Um trabalho como o dele publicado, assim como ingresso na Equipe UFO e as entrevistas recentes mostram que o meio militar brasileiro está vendo o trabalho sério que vocês desenvolvem há décadas.
Rodolfo Cisneiros,
Rio de Janeiro (RJ)
O coronel Antonio Celente Videira está de parabéns por seu artigo A Hora da Verdade. Soube conduzir o tema desde seu princípio até a atualidade, mostrando de maneira inequívoca que os militares brasileiros não negligenciam a problemática dos discos voadores, nem nunca o fizeram. Videira é mais um oficial graduado de nossas Forças Armadas a entender a importância do assunto.
Maria de Fátima Salomão,
por e-mail
Brigadeiro José Carlos Pereira
A coragem do brigadeiro José Carlos Pereira realmente merece elogios, não somente das pessoas ligadas ao estudo do Fenômeno UFO, mas de toda a sociedade. Se outros militares, independentes de suas patentes, tomarem a mesma decisão, com certeza muitas outras informações sobre os discos voadores virão à tona. É inegável que o militar conhece muitos fatos ligados à presença alienígena na Terra. No entanto, concordo com outro leitor, ao comentar que não se deve afirmar com toda a certeza que os UFOs não representam uma ameaça. Segundo diversos pesquisadores, algumas interferências deles foram prejudiciais. Por outro lado, não é concebível que o Brasil ainda mantenha arquivos secretos sobre o tema, enquanto outros países já abriram os seus. Se tentarem mais uma vez enterrar a verdade sobre o assunto, será o mesmo que enterrar uma semente. Mais dia, menos dia ela brotará e será vista por todos.
José Benedito Cazari,
por e-mail
Liberdade de informações
Gostaria de elogiar a entrevista com o brigadeiro José Carlos Pereira, cujo resultado foi deslumbrante e imbatível. Dá gosto comprar a UFO e ver entrevistas longas, caprichadas e muito bem conduzidas, tirando o máximo do entrevistado. Parabéns! Entretanto, acredito que sua campanha UFOs: Liberdade de Informação Já vai fracassar espetacularmente. O movimento tem tido o excelente efeito de unir a Ufologia em torno de uma causa comum. Mas o fato é que não parece haver, por parte do Governo, a mínima intenção de divulgar as coisas. Os militares vivem uma vida de segredos e são treinados para isso. Então, pedir que dados ocultos sobre os UFOs sejam expostos é demais. Penso que o caminho mais prático seriam as conversas de bastidor, o que impediria a UFO de citar suas fontes. Não tenho a intenção de desencorajar a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e tenho muito respeito pela revista e pelo editor A. J. Gevaerd. Minha intenção é colocar um pouco de carvão na polêmica.
Rodrigo Granzotto Peron,
Florianópolis (SC)
UFOs NA ILHA DA TRINDADE
Vocês poderiam fazer mais uma reportagem sobre UFOs na Ilha da Trindade, no litoral do Espírito Santo. Estive trabalhando lá com tartarugas marinhas, no começo deste ano, e uma das minhas atividades consistia em passar a madrugada nas praias monitorando os animais que sobem para desovar. Eu e um colega fizemos alguns avistamentos de luzes atravessando a ilha, inclusive filmamos um, cuja qualidade ficou horrível. Gostaria de sugerir que enviassem uma equipe à ilha, pois até visitantes militares e civis também tiveram a oportunidade de ver luzes amarelas manobrando na Praia do Andrada. As luzes sempre surgem no entardecer ou no amanhecer, e lá elas são normais. Até os militares residentes fazem piadas com o fato. Na ilha não passam nem aviões, o que afasta esta hipótese.
Luis Felipe,
por e-mail
Objetos submarinos não identificados
Adquiri o novo lançamento da Biblioteca UFO, OSNIs: O Enigma dos Objetos Submarinos Não Identificados, de Roberto Pinotti [Código LIV-022 da coleção Biblioteca UFO. Veja Shopping UFO desta edição], e fiquei fascinada com a riqueza das informações nele contidas. Especialmente a lista de centenas de casos de desaparecimentos misteriosos no Triângulo das Bermudas, uma compilação detalhada que nunca havia visto na literatura. Parabéns por mais este ótimo lançamento.
Maria Célia Marin,
Botucatu (SP)
O novo livro OSNIs: O Enigma dos Objetos Submarinos Não Identificados, de Roberto Pinotti, mostra que seres extraterrestres freqüentam com desenvoltura as profundezas marinhas, onde podem agir sem serem vistos, saindo à superfície e fazendo suas abduções à vontade. Excelente o trabalho do ufólogo italiano.
Juarez Carlos Carvalho,
por e-mail
Mensagens Cósmicas
Mal recebi minha encomenda com o novo DVD da Videoteca UFO, Mensagens Cósmicas, e o devorei [Código DVD-028 da coleção Videoteca UFO. Veja Shopping UFO desta edição]. Sua qualidade é muito boa. Gostei muito das entrevistas com os especialistas em círculos ingleses, que foram didáticas e não deixaram dúvidas de que os agrogrífos são mesmo, como diz o próprio título do documentário, mensagens cósmicas! Mas o que significam? Resta saber…
Renato Montes Claros,
por e-mail
Sou cliente habitual dos excelentes produtos da UFO e comprei o recente documentário em DVD Mensagens Cósmicas. Quero parabenizá-los por sempre selecionarem obras deste nível para comporem seus acervos. Tanto os livros da Biblioteca UFO como os DVDs da Videoteca UFO são excelentes e mostram com seriedade a fenomenologia ufológica e a intenção de nossos visitantes.
Karla Gonçalves,
Brasília (DF)
Grande Desafio da Humanidade
Comprei o documentário UFOs: O Grande Desafio da Humanidade e achei simplesmente fantástico [Código DVD- 026 da coleção Videoteca UFO. Veja Shopping UFO desta edição]. É impressionante como os militares norte-americanos estão usando a tecnologia extraterrestre. Já sabia algumas coisas sobre isto, mas o DVD trata de outras que eu nem imaginava. Sem falar das pessoas que trabalharam para o governo e que aos poucos estão revelando os segredos.
Regina Helena Franco,
São Paulo (SP)
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR DA UFO
Fiquei fascinada com as experiências do professor Rubens Junqueira Villela, narradas na seção Diálogo Aberto da UFO 144. Sua exposição é muito enriquecedora. Também achei excelente o texto do coronel Antonio Celente Videira e considero muito bom um militar deste quilate na UFO.
Ana Valeska Santos,
Porto Alegre (RS)
Apesar das mudanças na parte gráfica da revista, alguns textos ainda são longos demais e até repetitivos. Também não vi muito sentido no artigo de Geoffrey Miller, Interrogações Pertinentes Sobre os ETs. Não vi nada de pertinentes no que ele escreveu.
Mário E. Bastos,
Ananindeua (PA)
O LEITOR PERGUNTA
Há cursos de formação de ufólogos no país?
Gostaria de saber se existem cursos de Ufologia no Brasil, pois sou interessada e gostaria de seguir esta fascinante carreira.
Thais Villalba,
por e-mail
Peço orientações para estudar Ufologia. Como sou curioso na matéria, ficaria muito contente se vocês me dissessem como devo iniciar meus estudos na área.
Márcio N. Patroni,
por e-mail
RESPOSTAS
Infelizmente, não existem cursos de Ufologia de espécie alguma em nosso país, e todo o conhecimento que se pode obter será praticamente de forma autodidática. Leiam bons livros, de autores consagrados e respeitados, para formarem a base de seus conhecimentos. Participem de eventos ufológicos, como os anunciados no Portal UFO [ufo.com.br], e procurem se relacionar com outros estudiosos mais experientes. O convívio com eles e a literatura, que é farta, pode lhes dar uma noção clara sobre o Fenômeno UFO, que vocês podem aprimorar ingressando nos inúmeros centros de estudo que há no país. Em outra instância, iniciem seus contatos pessoais com testemunhas de avistamentos e contatos ufológicos, que vocês podem vir a investigar. Isso é muito importante, porque Ufologia se faz com a prática, além dos itens acima. Ir ao campo e conhecer as circunstâncias das manifestações é imprescindível.
A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO