Ufo 84
Tenho observado e gostado das constantes mudanças na linha editorial de Ufo. A capa da edição 84 superou todas as outras. Pergunto-me quais serão as próximas novidades da revista.
Gisele Nunes Cunha,
Ribeirão Preto (SP)
Gostei da última edição de Ufo. Vocês estão no caminho certo, embora toda teoria tenha o seu ponto de vista. Ganharam mais um leitor!
José Manoel da Fonseca,
Jundiaí (SP)
Parabenizo a equipe que comanda essa extraordinária entidade ufológica. Como leitor esporádico da revista, acompanho o assunto desde 1979. Sou professor de física do ensino médio há 15 anos e, oportunamente, abordo o trabalho da publicação em sala de aula, pois se trata de um tema abrangente e interdisciplinar. Os estudos sobre discos voadores envolvem toda a origem do que somos e do que fazemos nesse planeta.
Orlando Ferrarezi,
Jacareí (SP)
Marco Petit
Há quanto tempo não lia uma entrevista tão interessante! O pesquisador Marco Petit é um dos poucos que ainda se dedicam à pesquisa de campo, um grande exemplo para essa nova geração tão criticada por ter quase exclusivamente internautas que se intitulam ufólogos. Assumo que um dia tive essa postura, mas ao ler as experiências de pesquisadores como Petit, aprendi que Ufologia é feita de vigílias, pesquisas e entrevistas com pessoas reais – e não com caracteres frios de um computador.
Luiz Estevão Albuquerque,
Fortaleza (CE)
Estava ansiosa pelo lançamento do novo livro do pesquisador Marco Antonio Petit, Contato Final – O Dia do Reencontro. Até que enfim posso ler mais sobre suas teorias e crenças, levemente apresentadas na entrevista da edição 84. Agradeço à Equipe Ufo, que mais uma vez nos garantiu esse prazer. Aproveito e parabenizo ao pesquisador e à revista pela qualidade.
Luzia de Almeida,
São Paulo (SP)
Petit mostrou que a investigação de campo, tão esquecida pela atual geração de ufólogos, ainda é indispensável para a solidificação e reconhecimento da Ufologia.
Julio Cézar Mendes,
jcmendes@ieg.com.br
Culto aos ETs
Acredito que, ao abordar o tema das seitas, o fanatismo e a ludibriação sofrida por seus seguidores acabam sendo positivos para esclarecimentos e debates. Mas não acho oportuna a reportagem sobre o suposto primeiro clone humano, Eva, uma vez que ainda não foi comprovada sua existência, parecendo ser uma grande jogada de marketing de Rael. Veicular o assunto com chamada da capa pode arranhar o grande trabalho que sua equipe vem fazendo e a reputação da querida Revista Ufo.
Daniel Martins,
danielmartins@petrobras.com.br
Não há culto no movimento raeliano. Trata-se de uma filosofia baseada em deduções puramente racionais. Os ufólogos podem concordar ou não com elas, mas podem ver que nós não apelamos a nada que venha de fora do âmbito físico e cientificamente demonstrável. Além disso, mesmo que houvesse culto, isso significa automaticamente fanatismo? Se for assim, 98% dos brasileiros seriam fanáticos, visto que essa é a porcentagem de pessoas que pertencem a religiões que praticam cultos.
David Uzal,
david_uzal@hotmail.com
Ufo parece estar sempre à frente de outras publicações. Os textos sobre as seitas ufológicas e o nascimento do clone humano foram muito apropriados. Sem dúvida, uma das melhores e mais completas abordagens que li sobre o assunto.
Hildo Nakaguchi,
Tóquio, Japão
A matéria Primeiro Clone Humano Foi Inspirado em ETs demonstra o quanto a irresponsabilidade de uma única pessoa pode assustar toda a sociedade. Acredito na possibilidade de clones, desde que não tenha nada a ver com os raelianos e suas exóticas escolhas.
Gilka de F. Gimenes,
Ponta Porã (MS)
Casuística Ufológica
Mais uma vez o Nordeste surpreende com sua rica casuística. Espero poder um dia ver pessoalmente a intensa movimentação de UFOs nos céus cearenses, como foi exposta pelos ufólogos Reginaldo de Athayde e Carlos Airton Albuquerque.
Gilson Barreiro da Silva,
Crato (CE)
Estava saudosa das matérias de casuísticas na Ufo, sempre tão bem elaboradas. Entretanto, não compreendo como um país tão grande e com tantos casos não apresenta um número de pesquisas compatível com as ocorrências.
Irma Gonçalves Parisotto,
Santo André (SP)
Não duvido dos pesquisadores Reginaldo de Athayde, Carlos Airton Albuquerque e João Rodrigues, mas não creio que algumas regiões tenham ocorrências tão freqüentes e estranhas, como seres humanos sendo atacados por UFOs.
Josué Montelo,
joshuak@ig.com.br
Misteriosa Criatura
Muito boa a matéria Criatura Misteriosa é Investigada no Chile. A autora Dirlene Ribeiro soube explorar o assunto com profissionalismo, abordando todos os lados possíveis. Parabenizo a revista e a autora pelo artigo.
Aparecido Hosken,
Curitiba (PR)
Convenhamos. O garoto chileno encontra um bichinho de estimação esquisito, pequenininho, guarda por mais de uma semana o coitado, que acaba morrendo, e ainda acha estranho? O que ele queria, que o bicho ficasse vivo para sempre?
Andréia de N. Borges, 12 anos,
Florianópolis (SC)
Edição 83
Gostei muito dos assuntos da revista Ufo 83, especialmente as experiências vividas por astronautas e até então não divulgadas. Agora há uma nova estação espacial e já estão pensando em construir uma base na Lua. Isto seria um ponto de partida para os demais planetas serem explorados. Será que desta vez conseguirão levar adiante seus projetos?
Paulo Ricardo da Silva,
Gravataí (RS)
Adorei a matéria sobre contatos com UFOs no espaço, da edição 83. Ótima a reportagem sobre a Salyut 6, que, caso seja verdade, é um contato oficial entre humanos e ETs, e não mais um embuste. Sobre o artigo Ciência e Religião Contra a Verdade Ufológica, concordo plenamente com o que foi dito. Mas vocês esqueceram de incluir mais um culpado pela situação: o próprio Fenômeno UFO. Enquanto os alienígenas não saírem do armário e se apresentarem de forma oficial, os ufólogos terão de agüentar o preconceito e a gozação dos céticos e ingênuos.
Roberto da Silva Souza,
Osasco (SP)
Busca de Respostas
Na seção Busca de Respostas de Ufo as pessoas opinam baseadas em conclusões individuais e não apresentam um embasamento sólido do que defendem. Isso torna os comentários estranhos. Falam sobre textos ou livros, mas a leitura de uma obra não proporciona condições suficientes para se discutir um assunto.
Raul de Oliveira Viana,
Niterói (RJ)
Acompanho a revista há muitos anos e posso dizer que ela está ótima, com belas ilustrações e muito boa diagramação, sem falar da competência da Mythos Editora. Desejo que esta parceria dê certo! Aos poucos vou comprando e aprendendo mais a respeito da Ufologia.
Márcio Engel,
São Paulo (SP)
Marco Petit nos brindou com mais uma jóia. Seu novo livro tem uma narrativa consistente e contagiante, e mostra claramente que todos nós, terráqueos, somos um pouco seres espaciais.
Walcy Cunha,
Foz do Iguaçu (PR)
Errata
Sensacional a edição 83 de Ufo! Contudo, não poderia deixar de notar um pequeno erro na legenda das fotos AS16-114-18422, AS16-114-18423 e AS16-109-17804, referentes à missão Apollo 12 [Páginas 12 e 13]. Realmente, elas foram feitas pelos astronautas John Young e Charles Duke na superfície lunar, enquanto Thomas Mattingly permaneceu em órbita, no módulo de comando. Os três eram tripulantes da Apollo 16.
Eumário José Teixeira,
Teófilo Otoni (MG)
Notei na edição 83 um erro de digitação que gerou uma informação errada. Na página 20, no texto do editor A. J. Gevaerd, Revelando o Segredo dos Russos, é dito que a MIR foi destruída em março de 1991, fato que ocorreu em março de 2001, pois o evento é bastante recente.
Rodrigo Branco,
branco@xfilesfan.com
Editor — Diferentemente do que foi publicado na seção Agenda Ufológicada edição 84, os eventos divulgados ocorrerão no decorrer do ano de 2003 e 2004.