Boas fontes de informação na rede mundial
Em Ufo 81 foi publicado o artigo Até que Ponto a Internet Melhora a Pesquisa Ufológica?, que comentava o uso excessivo da internet como fonte de informações. O editor A. J. Gevaerd mostrava em seu texto que muitos novos ufólogos, principalmente jovens, estavam substituindo a tradicional e imprescindível investigação de campo pela pesquisa virtual. E recomendava que houvesse um equilíbrio entre essas atividades, de forma a uma complementar a outra. Partindo desse pressuposto e considerando que investigações de campo e conhecimento teórico são a essência de um bom pesquisador, Ufo selecionou alguns bons endereços na rede mundial para novatos e veteranos. A partir dessa edição, estaremos indicando os melhores sites brasileiros e estrangeiros aos leitores, ao lado das tradicionais indicações de livros e revistas dessa seção.
Fenômenos Aeroespaciais
www.infa.com.br
O site do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA) se destaca, entre outras coisas, por apresentar a seção frequent asked questions (FAQs), ou as perguntas mais freqüentes. Na página estão descritas muitas fases da Ufologia Brasileira, como os detalhes da fundação da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB). Embora tenha como principal razão de existência divulgar o grupo, suas pesquisas e resultados, é uma boa fonte de informação para iniciantes e interessados em Ufologia. Não passam desapercebidos a presença do ufólogo e co-editor de Ufo Claudeir Covo e o relato sobre as investigações do Caso Varginha. Entretanto, o que realmente merece destaque é a postura dos pesquisadores diante da pesquisa ufológica: “Somos humildes em afirmar que, após a divulgação de qualquer caso pesquisado pelo INFA, se aparecer algum fato novo que possa mudar a conclusão da pesquisa, reavaliamos tudo e alteramos o resultado”. Um site indicado a todos, mas principalmente aos que querem se tornar pesquisadores.
Grupo da Baixada Santista
www.geubs.com
Um dos grupos ufológicos mais organizados do Brasil é também o que tem uma das páginas mais completas na internet. Trata-se do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), presidido pelo consultor de Ufo Wallacy Albino. O site tem um vasto conteúdo que aborda desde a Ufoarqueologia até casuística brasileira, passando, evidentemente, pelos círculos ingleses, tema de especialidade de Albino, autor do livro O Mistério dos Círculos Ingleses [LV-12]. Nesta área o endereço do GEUBS na rede mundial é imbatível. Internautas que quiserem textos e imagens de círculos nas plantações acharão uma grande quantidade. Mas não é só isso. Há também muitas fotos, documentos, artigos e produtos à venda pela entidade.
Infinite TV Canal UFO
www.infinitetv.com.br
O canal ufológico Infinite TV, criado e dirigido pela estudiosa Lucia Menta e pelo consultor de Ufo Rogério Chola, está em atividade desde 28 de julho de 2002, visando divulgar o assunto e motivar uma discussão sobre os acontecimentos. Além dos tradicionais textos e fotos, o forte do canal são vídeos ufológicos constantemente atualizados. No site são transmitidos eventos e pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, além de congressos – inclusive em tempo real –, seminários, entrevistas, videoconferências com chats e programas de rádios. O site apresenta uma promissora biblioteca virtual, que conta também com trabalhos realizados por pesquisadores e equipes ufológicas de todo mundo, além de documentos que datam do início da história da Ufologia. Um destaque do Infinite TV são os sorteios de livros e artigos ufológicos, feitos regularmente para estimular os internautas.
Revista Portal Vigília
www.vigilia.com.br
Depois de um tempo afastado, o consultor de Ufo Jefferson Martinho volta ao jornalismo ufológico. Durante o ano de 2002, a revista eletrônica Vigília ficou praticamente sem atualizações. Entretanto, desde novembro, o site apresenta um sistema mais dinâmico e interativo. O endereço oferece boas opções ao internauta, que pode escolher entre notícias, entrevistas, chats, artigos, links, biblioteca etc. Nessa nova fase, Vigília conta com um novo fórum, além de muita informação. Agora, o próprio usuário adiciona seus endereços preferidos, faz seu cadastro como ufólogo e inclui o nome do seu grupo de pesquisa. A idéia do site é elevar o debate sobre Ufologia, a informação factual, a casuística e, sobretudo, aquilo que reforça o lado científico e racional do assunto. “É fundamental abrir espaço para os pesquisadores, mas, geralmente, é possível ampliar seu raio de alcance trazendo para o site outras opiniões, pontos de vistas diferentes e de fora da Ufologia”, diz Martinho.
Rastreador News
www.rastreadornews.com
Esse é o site mais completo para se visitar quando se procura notícias. Partindo do pressuposto de que em Ufologia alguma coisa está sempre acontecendo e que deve ser divulgada, o Rastreador News surgiu da necessidade de publicar fatos que não são necessariamente destaque, e algumas vezes sequer são veiculados na grande mídia. Criado em fevereiro de 2001, já foram publicadas desde então centenas de notícias relacionadas ao Fenômeno UFO. “No Brasil, a divulgação da Ufologia passa pelo difícil caminho da aceitação e entendimento popular. Não é fácil disputar espaço com grandes veículos, que, na maioria das vezes, abordam o fenômeno de forma superficial e tendenciosa”, comentou Alexandre Gutierrez, jornalista, editor do site e coordenador de notícias da Revista Ufo. Seu principal objetivo é divulgar o fenômeno, mas com uma forte característica: as ocorrências diárias envolvendo a presença alienígena na Terra.
Entidade Estudos de ETs
www.ebe-et.com.br
Além de ser a página de um dos grupos mais importantes do Brasil, o site da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) se destaca pelo que não faz para o público brasileiro. É o único endereço do país a oferecer um boletim em inglês sobre nossa casuística, o EBE-ET International Bulletin. “Há tempos a Ufologia Brasileira está sofrendo com a falta de um informativo voltado para o público estrangeiro”, afirma o ufólogo Thiago Ticchetti, responsável pelo projeto. Em função disso foi criado o boletim, que é enviado a todo o mundo e contém, também, alguns dos melhores artigos publicados em Ufo. Sua periodicidade é bimestral e na mais recente edição traz os polêmicos casos Barra da Tijuca e Guarapiranga, ambos pesquisados e descritos por Claudeir e Paola Covo. Até o fechamento desta edição, o boletim tinha cerca de 350 assinantes. “A iniciativa foi tão elogiada que a equipe foi convidada a publicar um artigo no European Journal of UFO and Abduction Studies”, afirma Ticchetti, que é autor do livro Quedas de UFOs [LV-09] e coordenador internacional de Ufo.
Omega Instituto
www.omegainstituto.com.br
O Omega Instituto é indicado para pessoas que foram abduzidas ou passaram por experiências de contatos com UFOs, além, é claro, para investigadores dessa temática. Seu site, acessível em inglês e português, é um cartão de visitas aos interessados, oferecendo palestras, eventos, apresentação de trabalhos, discussões etc. O instituto também tem uma intensa programação científica através, da qual pretende formar terapeutas especializados em seqüestros por aliens. O projeto é da psicóloga Monica Borine e do administrador de empresas Valmir Borine. O endereço tem ainda galerias de fotos ufológicas, opções de viagens a várias partes do mundo, pesquisas já realizadas etc, além de informações sobre a formação, a filosofia e, principalmente, o local de atendimento ao público. O instituto conta com a colaboração da psicóloga Gilda Moura, do hipnólogo Mário Rangel, do tradutor Marcos Malvezzi e da Revista Ufo.
Fóruns de debates
As listas de discussão na internet são um mecanismo muito popular entre os usuários mais antigos da rede, mas desconhecida de alguns internautas recentes. São fóruns gratuitos para troca de mensagens, debates, informações e até material sobre Ufologia. O usuário se cadastra numa lista e compartilha com os demais membros todas as mensagens que enviar, automaticamente. Qualquer pessoa da lista pode responder ao seu e-mail e, assim, o diálogo flui de forma instantânea. Recentemente, numa demonstração inédita de unificação e amizade na Ufologia Brasileira, as quatro principais listas na internet – Ufolista, Visitantes Cósmicos, Rastreador News e Lista OVNI – se fundiram numa única, a Macrocosmo, com mais de 600 integrantes. Para participar dela, basta enviar um e-mail para macrocosmo-subscribe@ya-hoogrupos.com.br.
A Revista Ufo também tem sua lista de debates na rede mundial, a Revista Ufo Online, a maior do gênero no Brasil e uma das maiores do mundo, com mais de mil membros. Nela, estão assinantes e leitores da publicação, que dividem suas opiniões com a maioria do staff da Equipe Ufo, consultores, tradutores, co-editores e colaboradores. Tudo o que acontece em Ufologia, no Brasil e no mundo, é imediatamente comunicado através da lista, popularizando o tema de forma inimaginável antes. Para participar, basta enviar um e-mail em branco para revista_ufo-subs-cribe@yahoogrupos.-com.br. Em ambas as listas há regras simples de participação e convivência a serem seguidas, a chamada “netiqueta”.