Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Inteligência artificial será usada pela NASA na busca de vida extraterrestre já em 2022
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Inteligência artificial será usada pela NASA na busca de vida extraterrestre já em 2022
notícias

Inteligência artificial será usada pela NASA na busca de vida extraterrestre já em 2022

A NASA anunciou que dará um passo visionário: sistemas inteligentes de computadores serão instalados em sondas espaciais para direcionar a busca de vida em planetas e luas distantes, começando com a Missão ESA ExoMars, em 2022/23, antes de avançar para luas como Europa, de Júpiter, e Enceladus e Titã, de Saturno.

Ultima atualização: 7 de julho de 2020 09:30
Por
Laura Maria Elias
Envie!
Envie!

c4159ebdda56c761ffd584d4efd62a351594147300

Cena de 2001, uma Odisseia no Espaço
Créditos: Divulgação

A NASA anunciou que dará um passo visionário: sistemas inteligentes de computadores serão instalados em sondas espaciais para direcionar a busca de vida em planetas e luas distantes, começando com a Missão ESA ExoMars, em 2022/23, antes de avançar para luas como Europa, de Júpiter, e Enceladus e Titã, de Saturno.

 Lembrando um pouco – ou muito – os grandes clássicos de ficção científica produzidos por Clarke e Asimov, a NASA anunciou que irá usar a Inteligência Artificial para buscar vida em mundos extraterrestres.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Ainda não são os robôs de Asimov, produzidos para se adaptarem a condições extremas em planetas extremos, nem o famoso e assustador computados HAL do clássico 2001, Uma Odisseia no Espaço [Record, 1968] de Arthur C. Clarke, mas estamos no caminho.

“Quando reunidos pela primeira vez, os dados produzidos pelo instrumento Mars Organic Molecule Analyzer [Analisador de Moléculas Orgânicas de Marte – MOMA] de busca por vida, que tem o tamanho de uma torradeira do nos fornecerão probabilidades que precisarão ser analisadas” diz Eric Lyness, líder de software no Laboratório de Ambientes Planetários do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA. 

 

Primeiros Resultados

cd2eef3bdf67fb2e3f82be5ffeea2569
Sonda orbitando Marte Crédito: Centro de Voo Espacial Goddard da NASA

Cientistas do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA anunciaram os primeiros resultados dos novos sistemas inteligentes a serem instalados em sondas espaciais, capazes de identificar assinaturas geoquímicas da vida a partir de amostras de rochas. 

Permitir que esses sistemas inteligentes escolham o que analisar e o que nos dizer de volta à Terra superará os severos limites que temos sobre a transmissão de informações por grandes distâncias na busca de vida a partir de planetas longínquos. 

Assunto relacionado:  Anunciado o XIV Encontro Ufológico de Peruíbe na Data Limite

Os sistemas serão lançados na missão ExoMars 2022/23, antes da implementação completa e autônoma em destinos mais distantes do Sistema Solar. “Este é um passo visionário na exploração espacial”, disse a pesquisadora principal Victoria Da Poian durante a conferência Goldsmidt de junho. 

“Isso significa que, com o tempo, passaremos da ideia de que os humanos estão envolvidos com quase tudo no espaço, à ideia de que os computadores estão equipados com sistemas inteligentes, treinados para tomar algumas decisões e capazes de transmitir com prioridade as informações mais interessantes ou críticas ao tempo”, complementou a pesquisadora.

 

Como funciona

74f6458c47ec2b8867fb72d7407eacb9
Impressão artística do rover ExoMars. Crédito de imagem: ESA /ATG medialab

Victoria e Lyness treinaram sistemas de inteligência artificial para analisar centenas de amostras de rocha e milhares de espectros experimentais do Mars Organic Molecule Analyzer (MOMA), o instrumento que pousará em Marte em 2023.

MOMA é um instrumento baseado em espectrômetro de massa, capaz de analisar e identificar moléculas orgânicas em amostras de rochas. E analisando as rochas, ele buscará traços de vida passada ou presente na superfície marciana e subsuperfície.

O sistema a ser enviado a Marte ainda transmitirá a maioria dos dados de volta à Terra, mas os sistemas posteriores do Sistema Solar externo terão autonomia para decidir quais informações retornar à Terra.

A missão enfrentará prazos severos. Segundo Lyness, “Quando operarmos em Marte, as amostras permanecerão no veículo espacial por apenas algumas semanas antes de o veículo espacial despejar a amostra e passar para um novo local para perfurar. Portanto, se precisarmos testar novamente uma amostra, precisamos fazer isso rapidamente, às vezes dentro de 24 horas”. 

Mas não será sempre assim, segundo o cientista. “No futuro, à medida que explorarmos as luas de Júpiter, como Europa, e de Saturno, como Encélado e Titã, precisaremos de decisões em tempo real a serem tomadas no local. Com essas luas, pode levar de cinco a 7 horas para que um sinal da Terra chegue aos instrumentos, então isso não será como controlar um drone, com uma resposta instantânea. Precisamos dar aos instrumentos autonomia para tomar decisões rápidas para alcançar nossos objetivos científicos em nosso nome”, explicou Lyness

Assunto relacionado:  Meteoro cruza o céu de Campo Grande nesse domingo

Os dados de um veículo espacial em Marte podem custar até 100.000 vezes mais que os dados de seu telefone celular, por isso a NASA precisa torná-los o mais eficiente possível. Ainda assim, sistemas inteligentes tomando decisões por si, em peno espaço sideral, parece coisa de ficção. Mas, em breve, será apenas a nossa realidade.

 

Fonte: Daily Galaxy    

TÓPICO(S):Edição 266
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251026 WA0018
Astrônoma denuncia que seus estudos sobre OVNIS foram censurados no arXiv
Notícias
ChatGPT Image 26 de out. de 2025 11 12 26
Quatro UFOs emergem do oceano diante da Marinha dos EUA — e desaparecem no céu!
Notícias
maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up