Informação sigilosa ficou nos arquivos do governo durante 46 anos. Moradores relataram presença de UFOs na cidade mineira já em 1971.
Um documento do Ministério da Aeronáutica mostra que cidade de Varginha, no estado de Minas Gerias, conhecida como a “Terra do ET”, pode ter sido visitada por seres de outro planeta muito antes do famoso caso de 1996.
Conforme o documento, há registro de moradores que disseram ter visto um UFO na cidade, em 1971. Durante 46 anos, o documento ficou guardado sob sigilo nos arquivos do governo e só em 2017 foi divulgado pelo Arquivo Nacional.
Segundo o documento, o UFO teria aparecido durante a noite, por volta de 19h00. O dia correto da aparição não é informado. O objeto seria oval e prateado. Na época, fazendeiros e comerciantes confirmaram terem visto o objeto para as autoridades.
Segundo o documento, o UFO foi visto na Vila Mendes e na Rua Rio de Janeiro, onde ficou parado por alguns instantes. Depois, ele foi visto no Clube Campestre.
O documento relata que o objeto sobrevoou a Escola de Sargentos das Armas EsSA, na cidade vizinha de Três Corações. Segundo relatos, o UFO ficou parado próximo ao telhado de uma casa. O barulho era tão forte, que uma moradora teria perdido os sentidos.
Caixa D’Água de Varginha. Crédito: G1
O relato mais famoso de supostas aparições ocorreu em 1996, quando Varginha ficou mundialmente conhecida pelo suposto aparecimento de seres de outro planeta. Duas irmãs e uma amiga disseram ter visto uma criatura não humana. (Relembre o caso ET de Varginha)
O documento somente confirmou a história que moradores da cidade sempre acreditaram. “Eu pude observar que do lado da Rua Rio de Janeiro subiu um objeto que causou grande transtorno, queimando rádios, dando defeitos em carros, queimando transformadores e havendo um corte de iluminação naquelas imediações”, disse o aposentado Geraldo Bichara.
Documento liberado em 2017. Crédito: G1
O senhor Arcelino Barbosa tinha 10 anos na época e diz que notou algo estranho no céu. “Realmente eu vi alguma coisa luminosa e aquilo chamou atenção na época das crianças que estavam ao meu lado brincando”, disse ele.
Para os ufólogos, a divulgação do documento reforça ainda mais a convicção da existência de vidas em outros planetas.
“Esses avistamentos ocorrem no Brasil e no mundo a todo o momento. O interior de Minas Gerais tem uma rica casuística de fenômenos ufológicos”, disse o ufólogo Thiago Luiz Ticchetti.
Veja, abaixo, a reportagem sobre o assunto:
Fonte: G1