Os informantes foram os controladores de tráfego aéreo. Profissionais calmos e experientes. Ninguém estava bebendo. Mas eles estavam preocupados em perder seus empregos e exigiram que seus nomes fossem mantidos em sigilo e fora do relatório oficial. Todos eles sabiam que ninguém acreditaria nas suas afirmações de que um UFO pousou no aeroporto. Eles estavam sobrevoando e observando o leste da Inglaterra, o objeto tocou brevemente no solo e depois partiu novamente com uma tremenda velocidade. Isso, eles informaram que aconteceu às 16h00 no dia 19 de abril de 1984.
O incidente é um entre centenas de avistamentos informados e contidos em mais de mil páginas dos arquivos secretos sobre UFOs, liberados no dia 14 de maio, pelo governo do Reino Unido. Este é mais um dos poucos casos que nunca foram explicados. O relatório de um fenômeno aéreo incomum dos controladores de tráfico aéreo foi arquivado em um aeroporto pequeno não especificado perto da costa oriental da Inglaterra.
Os profissionais com mais de oito anos de experiência, descreveram como eles ajudaram a guiar um avião pequeno numa aterrissagem na pista 22 quando eles estavam distraídos com um objeto luminoso brilhoso que se aproximava da outra pista sem autorização de pouso. “Todo mundo se deu conta que o objeto era não identificado”, era o que dizia o relatório deles. “Satco (nome codificado de um controlador aéreo com 14 anos de experiência) nos informou que: “o objeto veio em alta velocidade, fez um toque na pista e continuou a se movimentar na pista 27, logo depois partiu numa velocidade incrível em um procedimento de subida quase que na vertical”.
Este incidente é um dos mais confiáveis dos arquivos públicos liberados recentemente porque foi informado pelos controladores de tráfico aéreo, disse David Clarke, um ufólogo que trabalhou com o governo pela a liberação destes documentos. “Eles ficaram absolutamente surpresos,” Clarke disse. “Era um objeto luminoso circular emitindo cores diferentes, que depois que tocou no solo desapareceu com uma velocidade fantástica. O relatório vem de pessoas muito qualificadas, e é um dos poucos que permaneceu inexplicado”.
Mas enquanto há alguns casos inexplicados nos documentos, não existe nenhum caso informado no qual o Ministério de Defesa encontrou qualquer evidência de atividade extraterrestre ou uma nave extraterrestre, Clarke disse que, no entanto, esperava por teorias de conspiração sobre um contínuo acobertamento ufológico do estabelecimento de defesa britânico. “O Ministério de Defesa não tem nenhuma evidência que nosso sistema de defesa foi violado por naves extraterrestres,” Clarke disse. “Eles nunca encontraram nenhum pedaço de uma nave. Isso é tudo o que nós podemos dizer”. Clarke disse que os documentos liberados referentes aos anos setenta e do princípio dos anos oitenta, é o primeiro lote de uma série de documentos que serão públicos nos próximos anos.
Os Arquivos Nacionais estão liberando os documentos por causa dos inúmeros pedidos de liberdade de informação que buscam informações sobre os relatórios ufológicos do governo. Os funcionários disseram que nomes de muitos indivíduos foram omitidos para proteger a sua privacidade e que os arquivos inteiros foram revisados para se ter a certeza que sua liberação não comprometeria a segurança nacional.
Os funcionários do Ministério da Defesa informaram que arquivos ufológicos foram investigados apenas para se ter a certeza que nenhuma aeronave inimiga tinha entrado no espaço aéreo britânico ilegalmente. Isto era crucial durante a Guerra Fria quando os aviões russos se tornaram uma ameaça. Eles disseram que eles não tentaram resolver nenhuma ameaça UFO a não ser que esta representasse de fato um perigo. “A maioria destes relatórios sobre UFOs vem de pessoas da população que viram coisas estranhas no céu e tiraram a conclusão que um UFO estava envolvido, mesmo havendo uma explicação lógica para o que eles observaram”, disseram os ufólogos. “As coisas mais comuns nestes relatórios são: luzes de aeronaves, estrelas luminosas, planetas, satélites, meteoros, aeróstatos e coisas deste tipo,” disse Nick Pope, outro especialista em UFOs que ajudou o Ministério da Defesa a investigar o fenômeno. Este foi o caso de quando um número de pessoas que estavam numa noite em um bar, em Tunbridge Wells, informaram que viram uma nave estranha com luzes vermelhas e verdes. De acordo com os documentos liberados, quando a polícia perguntou por onde o objeto estava se deslocando, o pessoal entrevistado disse que estava no rumo do aeroporto de Gatwick em Londres. Isto levou os especialistas a entenderem que o objeto era um avião comercial fazendo sua preparação de pouso rotineira.