Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Uma física assustadoramente infinita de mundos possíveis
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Uma física assustadoramente infinita de mundos possíveis
notícias

Uma física assustadoramente infinita de mundos possíveis

Robbert Dijkgraaf, diretor do Instituto de Estudos Avançados, afirma que não há leis da física, mas uma aterradora e complexa “paisagem” de possibilidades, uma rede quase infinita de versões da realidade, cada uma com seu próprio conjunto de leis e dimensões fundamentais.

Ultima atualização: 5 de abril de 2019 18:10
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

e3ebb7e75bdb24789d3af56455285dbc1554650197

Ilustração
Créditos: Gary Tong

“Não há leis da física”, observou Robbert Dijkgraaf, físico matemático e diretor do Instituto de Estudos Avançados, onde Einstein passou seus últimos 22 anos.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Em vez disso, ele observa, há uma aterradora e complexa “paisagem” de possibilidades, uma rede quase infinita e sutilmente conectada de versões complementares da realidade, cada uma com seu próprio conjunto de partículas, forças, leis e dimensões fundamentais.

 

Dijkgraaf escreveu no Quanta:

“O atual modelo padrão de física de partículas é de fato um mecanismo bem construído com apenas um punhado de ingredientes. No entanto, em vez de ser único, o universo parece ser um dos infinitos mundos possíveis. Não temos ideia do porque essa combinação específica de partículas e forças está na base da estrutura da natureza. Por que existem seis “sabores” de quarks, três “gerações” de neutrinos e uma partícula de Higgs? Além disso, o Modelo Padrão vem com 19 constantes de natureza – números como massa e carga do elétron – que devem ser medidos em experimentos. Os valores desses “parâmetros livres” parecem não ter nenhum significado mais profundo. Por um lado, a física de partículas é uma maravilha da elegância; por outro lado, é uma história justa”.

 

O escritor científico, Dennis Overbye, escreveu no New York Times:

“Essa paisagem, também conhecida como o multiverso, é a visão dos teóricos das cordas que ultrapassaram Einstein na imaginação científica atual. A teoria das cordas une a gravidade, que curva o cosmos, com a mecânica quântica, que descreve a aleatoriedade que vive dentro dela, visualizando os constituintes fundamentais da natureza como minúsculas cordas de energia que vibram em 11 dimensões”.

 

Em contraste, escreveu Dijkgraaf em Quanta:

“Albert Einstein acreditava que, dados alguns princípios gerais, há essencialmente uma maneira única de construir um universo funcional e consistente. Na visão quase religiosa de Einstein, se investigássemos profundamente a essência da física, haveria uma e apenas uma maneira pela qual todos os componentes – matéria, radiação, forças, espaço e tempo – se encaixariam para fazer a realidade funcionar, assim como as engrenagens, molas, mostradores e ponteiros de um relógio mecânico se combinam de maneira única para manter o tempo.”

 

Overbye continua:

“A teoria foi descrita como uma peça da física do século XXI que caiu no século XX por acidente – e que pode exigir a matemática do século XXII. O resultado é um labirinto matemático com 10 elevado à potência de 500 soluções, cada uma com um universo potencial diferente. Em princípio, um desses universos é nosso – mas ninguém sabe, porque a matemática e a física são terrivelmente complexas.”

 

Se o nosso mundo é apenas um dos muitos, como lidamos com as alternativas? pergunta Dijkgraaf.

O ponto de vista atual pode ser visto como o oposto polar do sonho de Einstein de um cosmos único. 

Os cientistas foram atraídos à conjectura de Dijkgraaf pela descoberta, há duas décadas, de que uma misteriosa força invisível ainda a ser provada – a energia escura – está acelerando a expansão do universo, fazendo com que as galáxias se afastem umas das outras cada vez mais rápido no espaço-tempo.

Assunto relacionado:  Seria o Oumuamua uma nave alienígena?

 

Overby observa:

“Essa energia escura carrega todos os sinais de um fator de correção, chamado de constante cosmológica, que Einstein inseriu em suas equações há um século, e depois foi rejeitado como um disparate. Mas a quantidade dessa energia escura é menor do que o valor previsto da constante cosmológica por um fator de 10 elevado à potência de 60.

Levando os físicos a presumir que o valor da constante de Einstein é aleatório em todos os universos potenciais, vivemos em um com a quantidade certa de energia escura para permitir que estrelas e galáxias se formem.

O fator que levou a essa mudança de perspectiva tem sido a teoria das cordas, a única candidata viável para uma teoria da natureza capaz de descrever todas as partículas e forças, incluindo a gravidade, obedecendo às estritas regras lógicas da mecânica quântica e da relatividade.

 

Na teoria das cordas, resume Dijkgraaf, certas características da física que normalmente consideramos leis da natureza – como partículas e forças específicas – são na verdade soluções:

“Elas são determinadas pela forma e tamanho das dimensões extras ocultas. O espaço de todas essas soluções é muitas vezes referido como “a paisagem”, mas isso é uma grande atenuação. Mesmo as mais impressionantes paisagens montanhosas empalidecem em comparação com a imensidão deste espaço. Embora sua geografia seja apenas marginalmente entendida, sabemos que ela possui dimensões enormes. Uma das características mais tentadoras é que, possivelmente, tudo esteja conectado – ou seja, cada dois modelos estão conectados por um caminho ininterrupto. Agitando o universo com força suficiente, seríamos capazes de nos mover de um mundo possível para outro, mudando o que consideramos as leis imutáveis da natureza e a combinação especial de partículas elementares que compõem a realidade.”

Se os cientistas quisessem algum presente, seriam algumas novas físicas que quebrassem o impasse desses “modelos padrão” e fornecessem novas pistas para nossa existência.

Assunto relacionado:  Buraco alienígena no céu dos Emirados Árabes?

Talvez esse avanço venha finalmente da descoberta do que é a matéria escura, ou do Grande Colisor de Hádrons, que continuará batendo as partículas subatômicas pelos próximos 20 anos em busca de novas forças e fenômenos. Cada colisão registrada é mais um passo para o desconhecido.

Os cosmólogos, um grupo notavelmente rebelde, concordaram em seu próprio modelo padrão de nosso universo particular, que postula que a matéria bariônica, os átomos – suas coisas, nós e as estrelas – representam apenas 5% do peso do cosmos.

 

Overbye escreve:

“A matéria escura, da qual não sabemos nada, exceto que sua gravidade coletiva esculpe e mantém as galáxias juntas, chega a 25%. Os restantes 70% são energia escura, empurrando tudo para o lado. Também não sabemos nada sobre isso. Só sabemos que este ‘setor escuro’ existe por causa do efeito de sua gravidade no universo luminoso, os movimentos de estrelas e galáxias.”

A vantagem dessa teoria não comprovada, que deixa 95% do universo não identificado, é que é um sinal empolgante de que a ciência ainda não acabou – ou talvez apenas que a espécie humana chegou ao fim do começo.

 

Leia o artigo completo de Robbert Dijkgraaf na Quanta.

Leia o artigo complet
o de Dennis Overbye no The New York Times Science.

Fonte: The Daily Galaxy via New York Times Science e Quanta

 

4919d8664c5e42bc06320d2b6595edbe

Veja mais:

Lançado o VI Concurso Nacional de Ufologia da Revista UFO

ETs estariam nos observando como animais em um zoológico?

Anunciado o XIV Encontro Ufológico de Peruíbe na Data Limite

Misteriosa bola de fogo clareou o céu de Florianópolis

Explosão de meteoro liberou energia equivalente a dez bombas de Hiroshima

Assunto relacionado:  Militares canadenses documentam avistamentos de UFOs, revelam relatórios

O que fazer se você for abduzido por ETs, de acordo com Michio Kaku

Híbridos de alienígenas com humanos vivem entre nós?

TÓPICO(S):Edição 266
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up