Os militares canadenses estão sendo notificados quando os pilotos detectam UFOs em seu espaço aéreo, descobriu o site VICE World News. De acordo com um relatório de incidente de aviação, a tripulação de um voo de transporte médico sobre o norte de Manitoba relatou que uma luz brilhante inexplicável os seguiu na mesma altitude e velocidade bem antes do nascer do Sol, em 06 de janeiro de 2019.
Naquela manhã, os controladores de tráfego aéreo civil alertaram o 21º Esquadrão de Controle e Alerta Aeroespacial, uma unidade da Força Aérea de quase 200 homens na base militar de North Bay, no nordeste de Ontário. A missão da unidade é proteger o Canadá sob o NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), o pacto de defesa aérea conjunto Canadá-Estados Unidos. Em seguida, enviou um relatório de inteligência não confidencial para Ottawa. O relatório de inteligência, obtido por meio de um pedido de acesso às informações, é a prova oficial de que os militares canadenses estão documentando fenômenos aéreos não-identificados – uma descoberta significativa que coloca o Canadá em linha com outros países.
O professor Timothy Sayle disse ao VICE World News: “O documento me confirma que o governo do Canadá, a Real Força Aérea Canadense (RCAF) e aparentemente o NORAD têm um processo para relatar avistamentos de objetos voadores tanto não-identificados quanto identificados.” Sayle é o diretor do Programa de Relações Internacionais da Universidade de Toronto e um historiador cuja pesquisa se concentra em inteligência, segurança e registros desclassificados. Ele ainda disse: “Me preocupa que haja tanto sigilo em torno disso.” Com o brasão de um par de cardos espinhosos e o lema “Intruso, cuidado”, o emblema do esquadrão 21 aparece na página de rosto do fax com as palavras “Relatório CIRVIS sem ameaça”. CIRVIS significa Instruções de Comunicação para Relatar Avistamentos de Inteligência Vital.
De acordo com um manual de relatório de incidente de aviação canadense, avistamentos de inteligência vital incluem “objetos aerotransportados e terrestres ou atividades que parecem ser hostis, suspeitos, não identificados ou envolvidos em possível atividade de contrabando ilegal”, como “grupos terrestres suspeitos em regiões polares” e “objetos voadores não identificados”. O próprio relatório, que cita o Centro de Controle Aéreo de Winnipeg (ACC) como sua fonte, descreve uma “luz movendo-se paralelamente” a um avião turboélice em um céu noturno “parcialmente nublado” por três minutos enquanto ele viajava a mais de 425Km/h e a uma altitude de 7.500 pés.
O relatório não descreve a cor, tamanho ou formato da luz, nem diz como ela chegou ou desapareceu. Não diz se o incidente foi analisado mais profundamente. Um porta-voz da RCAF disse que a Transport Canada é a principal autoridade investigativa para relatórios CIRVIS. Eles disseram ao VICE World News em um comunicado: “O RCAF e o NORAD levam todas as ameaças confiáveis a sério. Nem a RCAF, nem a região do NORAD canadense rastreiam os relatórios CIRVIS, já que se referem à NAV Canada.” NAV Canada é a empresa privada que possui e opera a infraestrutura de navegação aérea civil do Canadá, como instalações de radar e centros de controle de tráfego aéreo como o Winnipeg ACC. A empresa também é a fonte dos procedimentos de relatório CIRVIS do Canadá.
Aparentemente, existe um processo para registrar relatos de UFOs vistos em pleno voo por companhias aéreas. Acesse o arquivo CIRVIS aqui.
Fonte: Timothy Sayle
Sayle disse que as coordenadas listadas no relatório mostram que o incidente ocorreu em florestas acidentadas em uma região apropriadamente chamada de Lago Mistério, quando o voo se aproximou da pequena cidade de Thompson, Manitoba. “Com as capacidades de defesa de hoje, qualquer objeto não-identificado em nosso espaço aéreo deve ser tratado como uma questão de preocupação. Eles deveriam rastrear objetos identificados e não identificados no espaço aéreo canadense e determinar o que são e se representam uma ameaça”, disse.
O pesquisador de UFOs de Winnipeg, Chris Rutkowski, disse ao VICE World News: “Embora não seja comum, julgo que haja talvez um punhado de relatórios CIRVIS arquivados a cada ano que sejam indicações de que os pilotos observam e relatam UFOs no espaço aéreo canadense.” Sendo o maior especialista do Canadá no assunto, Rutkowski coletou informações sobre mais de 22.000 avistamentos de UFOs nas últimas três décadas e inclui sempre dados de relatórios CIRVIS em sua pesquisa anual.
Rutkowski disse: “O fato do NORAD e as forças canadenses passarem esses relatórios ao Transport Canada como documentos não confidenciais sugere que o Departamento de Defesa Nacional de fato não está interessado nesses casos. Na verdade, isso implica que eles não os consideram questões de segurança ou defesa.” Recentemente, em agosto do ano passado, um porta-voz do Departamento de Defesa Nacional do Canadá disse ao Globe and Mail que “não faria comentários sobre assuntos especulativos” como relatos de UFOs. A Vanguard Air Care, de Winnipeg, que operou o voo de 06 de janeiro de 2019, não respondeu a vários pedidos de comentário.