Revista UFO
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Lendo: Uma análise crítica de comunhão, à luz da Ufologia
Envie!
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Latest News
legado
Um ano sem Gevaerd: o legado que um dos maiores ufólogos do mundo deixou para nós
Notícias
experimentos
Experimentos financiados pela NASA mostram que a detecção de sinais de vida na água ejetada de Encélado é viável
Notícias
advogado
Advogado afirma que Vaticano sabe que alienígenas estão aqui e que eles vêm de diferentes sistemas estelares
Notícias
câmera
Câmera de segurança filma UFO voando pelo céu em aeroporto mexicano
Notícias
busca
A busca por respostas sobre os UFOs é unificadora
Notícias
Aa
Revista UFO
0
Aa
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
  • Gevaerd
  • Relatos
Buscar
  • GAU
  • Artigos
  • Notícias
  • Curso em Oferta
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Gevaerd
  • Relatos
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Feito por DGW.Company
© 2023 AJ Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.

Uma análise crítica de comunhão, à luz da Ufologia

Ultima atualização: 01/06/95
Por Dennis Stacy Publicado 01/06/1995 Tags: Edição 7
Envie!
Envie!
2a6e7193ffe892279bd247260f366cf11528459823

Uma das cenas da filmagem de Estranhos Visitantes, quando o diretor e o cinegrafista tentam igualar o terrível impacto de se ver um alienígena ao lado de sua cama
Créditos: Arquivo UFO

O escritor Whitley Strieber e o diretor de cinema Philippe Mora se conheceram no fim dos anos 60, na Escola de Cinema de Londres. Vinte anos mais tarde, num trabalho conjunto, os dois produziram a versão para o cinema do livro Comunhão, de Strieber. Surgiram inúmeros boatos e expectativas nos meios cinematográficos. Segundo o vernáculo hollywoodiano, o filme estaria com problemas técnicos — e ideológicos —, tendo assim uma grande necessidade de ajustes. Para os especialistas, os efeitos especiais usados no filme chegavam a ser desinteressantes. A única virtude da obra, diziam, era o desempenho arrebatador do ator Christopher Walken como personagem principal. Comentava-se até que Estranhos Visitantes estaria tendo uma distribuição limitada na Europa.

Contudo, apesar das inúmeras críticas, o filme finalmente teve sua premiére mundial em 21 de outubro de 1990, no Cine Stage II, em Aspen, Colorado, sem dar importância aos boatos que surgiram. Para o lançamento mundial, aproveitou-se a ocasião do Fórum dos Contatos Imediatos de 4º Grau, realizado no Instituto Givens e presidido por Larry Koss. A conferência teve participação de pelo menos 100 pessoas, incluindo 7 abduzidos. Curiosamente, a estréia do filme esteve ameaçada de um cancelamento de última hora pelo próprio Strieber, por razões que só ele sabe…

Ad image

UMA RARA PERSONALIDADE, UM RARO FILME

Quanto ao elenco. Estranhos Visitantes tem o ator Christopher Walken no papei do contatado Strieber, a atriz Lindsay Crouse como sua esposa, e Joel Carlson como o jovem Andrew. Frances Sternhagen faz uma pequena ponta como a psiquiatra a quem Strieber recorre para tentar compreender sua estranha experiência. O diretor Mora contou com a ajuda de Strieber no roteiro, detalhe importante para o andamento da trama, inegavelmente, o estrelismo de Walken roubou a cena do filme. Mas apesar disso, é difícil imaginar qualquer outro ator interpretando Strieber. Depois de muitos estudos, com gestos detalhadamente analisados, transformados em expressões evasivas e cheias de maneirismos, Walken conseguiu interpretar a rara personalidade de Strieber. O personagem deveria expressar o difícil momento de um escritor de sucesso de Nova York, à beira de um esgotamento nervoso em virtude da falta de inspiração para escrever um livro.

Assunto relacionado:  Os resultados da 1ª Enquete Nacional da Revista UFO

No filme, Strieber deveria aparecer como um ser humano justificavelmente confuso, imerso numa anarquia mental em razão de um contato com seres alienígenas. Seria desnecessário dizer que os eventos conseqüentes colocam seu casamento de pernas para o ar. Sua esposa, Anne Strieber, sente-se confusa e preocupada com seu casamento e a saúde mental do marido, resolvendo apoiá-lo, ainda que compreensivelmente sua participação no filme seja menor. A performance de Walken, evidentemente, é digna de uma indicação para o Oscar, embora todos saibam que isto é algo difícil de acontecer por razões além do seu controle. A Academia de Cinema, historicamente, não considera e tampouco valoriza produções independentes como as do estilo de Estranhos Visitantes. Além do mais, Walken é um ator que vai crescendo gradativamente. Algumas falhas aqui e ali no filme, acrescidas do tema considerado insólito, fazem com que as chances de Walken ser reconhecido pareçam muito remotas. O jovem ator Joel Carlson como o filho de Strieber, também se sai bem, e quase rouba várias cenas. Philippe Mora, evidentemente, sabe trabalhar bem por trás das câmeras.

Há a nítida sensação de que ele influiu consideravelmente no ritmo do texto de Strieber durante toda a filmagem. Mora também realizou um bom trabalho no que diz respeito aos efeitos especiais, ombreando a produção às maiores do gênero dentro do padrão hollywoodiano dos mega orçamentos. Tudo bem que certos efeitos, incluindo os próprios extraterrestres que aparecem no filme, poderiam ter sido mais convincentes… Assim, algumas trucagens chegam a se sobressair. Um exemplo são os momentos em que o diretor fotografa Walken em duas câmeras, uma com alimentador para filmagem e outra com lentes de ângulo aberto não deformativa, de plano horizontal, para afastar o ator enquanto o segundo plano vem à cena. Essa técnica dá a sensação simultânea de isolamento físico e “comunhão” espiritual.

crédito: Arquivo UFO

t28582005

Assunto relacionado:  Edição 7 - PERSONALIDADEq

UMA REALIDADE QUASE INTOCÁVEL

Quanto à trama em si alguns leitores do livro hão de concordar — há brechas suficientes para fazer um imenso UFO atravessá-las, bem como várias situações não propriamente concluídas… Não só estas deficiências não são sanadas, como o filme revela outras bem sérias. A psiquiatra, por exemplo, a quem Strieber é indicado logo no início, por acaso sabe de um grupo de pessoas com experiências similares que reúnem-se regularmente em Nova York. Coincidentemente, ela revela-se a responsável por este mesmo grupo de apoio.

No filme, Strieber distancia-se rapidamente do grupo de abdução, quando, na realidade, realizou várias reuniões em sua casa, aparentemente aliviado e emocionado em ter conhecido pessoas com casos similares ao seu. Em Estranhos Visitantes, porém, Strieber é abruptamente afastado de tais reuniões. Deslizes cinematográficos como este não cansam de ocorrer e, obviamente, há muitas pessoas que não concordam com a forma como as coisas foram conduzidas no filme. Os que esperam ver um filme fiel ao livro, também ficarão desapontados. O homenzinho de armadura no quarto de Strieber, apresentado de uma forma assustadora no livro, é tratado no cinema como uma caricatura grotesca de cartum. O filme simplesmente não mostra que Strieber teve uma grande coragem para seguir em frente com a busca da verdade sobre suas abduções.

Quanto à crua e embaraçosa intimidade da cena de abdução, o filme soube explorar bem: a cena do exame retal a que Strieber foi submetido, é muito mais forte na linguagem visual do cinema que na página impressa do livro. Contudo, Estranhos Visitantes consegue surpreender em alguns momentos de rara beleza cinematográfica. É um filme que mostra mais do que cenas de emoção e causou-me sensações incomuns. Há outros momentos do filme em que Philippe Mora, devido ao exagero, deveria ter refreado um pouco a situação. O humor que se pretendia num dos pontos altos da projeção, na qual Strieber e seus captores encontram-se frente a frente, grande demais para uma simples gesticulação, tornou-se apenas cômico quando um deles, numa comunicação gestual, bate nas palmas das mãos de Strieber, à semelhança de um certo jogo de crianças. Isto estava no livro, ou será que pulei alguma página?

Assunto relacionado:  Caso Travis Walton: o relato pessoal de um abduzido

Ficha Técnica

Estranhos Visitantes

Direção — Philippe Mora
Produção — Philippe Mora, Whitley Strieber e Dan Allinghan
Diretor de fotografia — Louis Irving
Roteirista — Strieber, baseado em seu livro
Música — Eric Clapton e Alan Zavod
Ano — 1990, EUA
Duração — 107 minutos
Elenco — Christopher Walken, Lindsay Crouse e Joel Carlson

Resenha: No dia 26 de dezembro, Whitley Strieber foi esquiar com sua família, comeu as sobras do jantar de Natal e foi para a cama cedo. Seis horas depois, acordou e nada era como antes. Começa assim uma das mais impressionantes histórias verdadeiras já contadas — a experiência de um homem com visitantes de outro mundo. Como eles o encontraram, onde o levaram, o que fizeram com ele e por quê? Uma experiência que irá aterrorizar mesmo o mais precavido dos ufófilos. O caso de Strieber foi transposto para o cinema por desejo do próprio contatado em ter sua experiência analisada.

Olha o que temos pra você também

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Os misteriosos triângulos voadores

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

TÓPICO(S): Edição 7
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Anterior Transcendendo os limites da mente
Próximo Ninguém é imune à ação de extraterrestres

Opções de leitura

18.08.2023 20.01.12 REC
Marco Petit e Vitório Pacaccini comentam as novidades do Caso Varginha em Rádio
0 de 5
entrevista
Luiz Carlos Prestes Filho entrevista Marco Petit
Entrevistas
carol geva
Gevaerd disse que aliens estão disfarçados em entrevista a Carol Capel
Entrevistas
childress david
Evidências irrefutáveis da visita de extraterrestres em nosso passado
Entrevistas
luis elizondo
“O governo dos Estados Unidos conhece o funcionamento dos UFOs”
Entrevistas

Ler também:

APAGAO3
ColunasArtigos

Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 16/08/2023
Hunter
ArtigosMistériosObras Ufólógicas

Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais

Oferecimento:
c2082877a524523a7fce593148b43caf1646231600
Artigos

HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica

Marcos Malvezzi Leal Por Marcos Malvezzi Leal 01/03/2022
764a649edaa772568d9e9d58597b4edf1646231607
Artigos

Os misteriosos triângulos voadores

Richard M. Dolan Por Richard M. Dolan 01/03/2022
c3694c0543a4edbcb6d146d9d4e1afd11646231617
Artigos

Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou

Cláudio Tsuyoshi Suenaga Por Cláudio Tsuyoshi Suenaga 01/03/2022
836117b62435611a8b9b9bfb0233b0271646231630
Artigos

A Noite Oficial dos UFOs no Brasil

Jackson L. Camargo Por Jackson L. Camargo 01/03/2022
5ec990d301b3bb3417aa7ff45679318d1646231638
Artigos

UFO do Datena”: era helicóptero

Thiago Luiz Ticchetti Por Thiago Luiz Ticchetti 01/03/2022
569018f410715fab65c9a0c07d54a9a01640782570
Artigos

Mutilações de animais por ETs e saúde humana

Richard Bonenfant, Ph.D. Por Richard Bonenfant, Ph.D. 28/12/2021
08a816aca7d218b505ab66f653cd7c341640782579
Artigos

O Paradoxo de Fermi: afinal, onde estão os extraterrestres?

Tim Urban Por Tim Urban 28/12/2021
5fe6554d8134ee628dfaf3f2ddf8a93b1640782588
Artigos

Do avistamento ao contato, a complexidade do Fenômeno UFO

Rubens Junqueira Villela Por Rubens Junqueira Villela 28/12/2021
Mostre mais
Revista UFO
Siga-nos

Fundação: Ademar José Gevaerd (1984).

2003 - 2023 © REVISTA UFO BRASIL | Todos os Direitos Reservados | Direção Geral: Daniel F. Gevaerd
Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. A Revista UFO é a mais antiga revista ufológica em todo o planeta com 41 anos de existência.

  • Feito por DGW.Company

Removed from reading list

Undo