Um caso argentino em meio aos arquivos da CIA

Equipe UFO
5 minutos de leitura

687c62f5cbdc802378f86b07b7fd93a91526936063

Documentos ainda por liberar podem conter novas informações sobre casos já clássicos da Ufologia Mundial
Créditos: Arquivo

A recente liberação de documentos da Agência Central de Inteligência (CIA), na qual a agência ainda apresenta passos de como realizar investigações ufológicas, continua repercutindo entre os pesquisadores. Um dos achados mais surpreendentes entre a documentação liberada é o Caso Bahia Blanca, acontecido em 21 de maio de 1962, em meio a uma onda de observações que é considerada um clássico da Ufologia Argentina.

A informação foi revelada por Andrea Simondini, correspondente internacional da Revista UFO. Ela é fundadora e dirigente do grupo Visión OVNI e diretora da Comissão de Estudos do Fenômeno OVNI da Republica Argentina (Cefora), grupo que tem obtido grande sucesso na liberação de arquivos do governo argentino. Andrea repassou a descoberta feita pelo pesquisador Marco Barraza, diretor do blog Nuestro Pasado Extraterrestre, que realizou uma busca dos arquivos liberados pela CIA e encontrou a menção ao incidente.

O Caso Bahia Blanca aconteceu em 21 de maio de 1962, às 19h30, e a CIA tomou conhecimento dele por meio da agência de notícias Lima AFP Spanish Latin America. Tratou-se da observação de um UFO sobre a cidade de Bahia Blanca, causando uma grande comoção popular em meio a uma onda ufológica que assolou a Argentina naquele ano. O fotógrafo Miguel Thomé, do jornal Nueva Província de Bahia Blanca, conseguiu obter algumas fotos do objeto. Descreveu que transitava de carro pela rua Chiclana, quando viu pessoas aglomeradas olhando para o alto. Ele também observou uma luz duas vezes maior que a Luya cheia movendo-se pela cidade.

TESTEMUNHA MILITAR

crédito: Miguel Thomé

Foto do UFO visto em Bahia Blanca em 1962

Foto do UFO visto em Bahia Blanca em 1962

Miguel Thomé seguiu dirigindo e parou na rua Don Bosco, onde estacionou e bateu as fotos. O objeto se aproximou, aumentando seu tamanho aparente, antes de ficar estacionário por pouco tempo e finalmente disparar no rumo sul. O UFO foi ainda observado pelo contra-almirante Eladio Vásquez, comandante da Base Naval Puerto Belgrano, que afirmou estar em companhia do capitão Aldo Molinari. Ele aguardava uma comissão norte-americana que estava para pousar no aeroporto local e apresentou uma descrição do UFO para o La Nueva Provincia. O Observatório Astronômico de Córdoba buscou reunir dados sobre o fenômeno, tentando determinar se podia ser um meteoro, a queda de um satélite, mas nada foi encontrado. Outras regiões da Argentina também observaram fenômenos luminosos semelhantes, que se acredita ter sido o mesmo UFO, mas o ápice do avistamento foi em Bahia Blanca.

crédito: Arquivo

O documento da CIA sobre o Caso Bahia Blanca

O documento da CIA sobre o Caso Bahia Blanca

Consulte os documentos liberados pela CIA

CIA afirma que UFOs nos anos 50 eram aviões espiões

Arquivo da CIA com importante avistamento de UFO é encontrado

Novo livro fala da ligação da CIA com os UFOs

CIA indica como investigar casos de discos voadores

CIA libera documentos ufológicos

Saiba mais:

Livro: Terra Vigiada

crédito: Revista UFO

Terra Vigiada

Terra Vigiada

Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muitas vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.

DVD: Aliens e a Casa Branca

TÓPICO(S):
Compartilhe