Outro relato de avistamento de luzes no espaço aéreo do Sul do Brasil surgiu novamente com pilotos da Azul e agora também da Gol. Na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, por volta das 23h34, hora local, foi captado na fonia do canal Câmera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos um avistamento, por parte dos pilotos, de luzes, além de dois tráfegos de aeronaves que também sobrevoavam próximo ao litoral.
Embora não tenha sido possível na fonia verificar o voo, pelo relato parece que se trata do voo Azul 4517, no momento que estava sobrevoando Rondinha, RS, na aerovia UZ38, quando começou a reportar ao controle sobre o avistamento, sendo que no momento havia ainda tráfego do Azul 4226 e Azul 4634, que estavam na aerovia UN857, e logo atrás os voo da Gol 1270 e Azul 4708, na aerovia UZ38.
Às 23:34:47 (hora local), há o reporte do piloto ao controle de tráfego aéreo de luzes próximas ao litoral, além do tráfego que também estava visualizando. Na sequência, passa ao controle a descrição das luzes, que estavam bem no horizonte acima da camada de nuvens, relatando que elas acendem, voltam a apagar e acendem novamente, uma sobreposta a outra.
Acima, o vídeo com os áudios dos pilotos. Segue a marcação: 00:31 e 08:29 (avistamentos). 26:59, 30:10, 32:58, 34:30, 37:20 e 39:43 (instrução para relato junto à Defesa Aérea).
Fonte: Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos
Na sequência, às 23:35:19 (tempo no vídeo: 00:31) existe um áudio inaudível dos pilotos, com o controle respondendo que tinha entendido e que estava anotando as informações e passando pelo setor pertinente, no caso a defesa aérea. Às 23:43:18 (08:29) novo relato, com o controle perguntando a posição que ela está da aeronave, e o piloto dizendo que estava próxima ao litoral perto do horizonte. Porém, o áudio é baixo e com muito ruído, o controle retorna copiando e informando que passará para o setor pertinente.
Em seguida, após o pouso das aeronaves, o controle solicitou aos cinco pilotos que estavam voando no momento do avistamento para também entrarem em contado por telefone com o Comando de Defesa Aérea e reportar a respeito dos avistamentos das luzes, um procedimento padrão neste tipo de ocorrência.